Eucaristia - Corpo e Sangue
O sacramento da Eucaristia é o ponto alto de todos os sacramentos da vida Cristã, “pois na santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da igreja, a saber, o próprio Cristo” (CIC 1324)! Então, quando a recebemos na forma de pão e vinho, recebemos o próprio corpo e sangue de Cristo.
Este sacramento é denominado Eucaristia porque provem do grego “eucharistein” quer dizer: agradecer[1], ato comum repetido nas refeições judaicas da época. Também podemos chamá-lo de comunhão, porque através dele formamos uma comum união com Cristo, isto é, formamos um só corpo[2].
Jesus “[...]sabendo que chegara a hora de partir deste mundo para voltar a seu Pai(...) instituiu a Eucaristia como memória de sua morte e de sua ressurreição, e ordenou a seus apóstolos que celebrassem até a sua volta[...] ” (CIC 1337):
“E tomou o pão, deu graças, partiu-o e distribuiu-o a eles dizendo: ‘Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória’. E, depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós’” (Lc 22, 17-20).
A igreja celebra este sacramento na santa Missa, onde oferta o pão e vinho dando graças a Deus pois eles são frutos “do nosso suado trabalho”, e também, são frutos “da terra” e “da videira”, dons do Criador[3]. Depois, pelas palavras do sacerdote (na pessoa de Cristo) e pela invocação do Espírito Santo, estas ofertas (pão e vinho) se tornam Sacramento, melhor dizendo, se tornam o corpo e o sangue de Jesus Cristo nosso Senhor, Eucaristia, que vai se unir a nós!
[1] Cf. CIC 1.328
[2] Cf. Ibid. 1.331
[3] Cf. Ibid. 1.333