BATISMO NO CORPO DE CRISTO

“4 - Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 - Um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Efésios 4:4-5

INTRODUÇÃO

Nós, como Igreja temos algumas deficiências por falta de entendermos corretamente alguns assuntos da Bíblia. Um desses assuntos é sobre o Espírito Santo, que sendo a Terceira Pessoa da Trindade é Deus, com características de Deus: Onisciência, Onipotência e Onipresença. Sabemos e entendemos muito pouco do Espírito Santo.

Nem foi preciso pesquisar muito para entender o que é mais necessário dizer sobre o Espírito Santo. Uma doutrina mal-interpretada é sobre o Batismo com o Espírito Santo. Vejo as pessoas interpretando assuntos chaves, como conversão sendo sinônimo de batismo, o que não é, entre outros. Acabamos entendendo o assunto por ouvir dizer e não por pesquisar. Infelizmente existe muito achismo em nossas Igrejas. Do jeito que ouvimos, falta mais da metade do assunto a ser discutido. Falamos sobre o vento, as línguas de fogo e o dom de línguas, mas nem arranhamos o que é realmente o Batismo. Estamos pregando menos que metade do assunto.

Sendo assim, vamos tentar pensar juntos essa doutrina desde o que acredito ser o inicio, de uma forma resumida.

1 – O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO AINDA NÃO TINHA ACONTECIDO

“E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.“

João 20:22

1. Fazendo uma comparação com a eletricidade, podemos pensar que os pregadores ao ensinar sobre o Batismo com o Espírito Santo, gastam tempo falando sobre as lâmpadas que temos em nossas casas e sobre o botão liga-desliga, mas não estamos pensando em como chega a eletricidade no poste, que está na rua, à porta de nossas casas; de certo deve existir um gerador em algum lugar, também. As lâmpadas e o liga-desliga, são o vento, as línguas de fogo e o dom de línguas em Atos 2, e o Batismo com o Espírito Santo é a energia no poste, ou no gerador da cidade. Nós pensamos no efeito do Batismo, mas não exatamente sobre o Batismo, o que não é a mesma coisa.

2. Em João 20, Jesus assoprou sobre os discípulos e lhes disse: Recebei o Espírito Santo. O que significa que ainda não tinha vindo o Espírito ao mundo, coletivamente, mas apenas individualmente.

3. Deveria causar-nos estranheza que um ato de Jesus não tenha acontecido imediatamente. Jesus disse recebam, mas nada aconteceu naquele instante. Porquê?

2 – BATISMO É RECEBIMENTO DE PODER PARA SER TESTEMUNHA

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8

1. Antes de mais nada, o que é um Batismo? Um rito inicial de consagração. Um batismo é o inicio de algo.

2. Batismo com o Espírito Santo é recebimento de poder para ser testemunhas. Ou seja, o Batismo com o Espírito Santo é o Batismo da Igreja, o inicio da Igreja. Aqui ocorre um erro comum, o Batismo de Atos 2 não é individual, mas coletivo, a Igreja foi batizada, ou iniciou a sua jornada, oficialmente.

3. Pra isso Deus deu três tipos de dons. Que são capacitações de Deus - que são parte da obra da mordomia cristã. Todo dom é dom de serviço, ou seja para o outro e não pra mim. Um mordomo não se serve, ele serve os outros. O dom da Palavra, não pertence ao pregador, mas aos ouvintes. O dom de cura pertence ao doente e não a quem ministra a cura. Há diversidade de dons, de ministérios e de serviços.

Dons de poder:

I Corintios 12:3-11

Dons ministeriais: Efésios 4:11 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.”

Dons de serviço: Diaconia. Lembrando da crescente explosão populacional da Igreja Primitiva, os Diáconos, ou ajudantes/serventes, eram muito necessários. É dom de Deus ajudar no ministério dos outros.

3 – HÁ UM SÓ BATISMO

“1 – Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 - Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

4 - Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

5 - Um só Senhor, uma só fé, um só batismo.”

Efésios 4:1-5

1. São surpreendentes todas essas afirmações: Um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé e um só batismo.

2. A Bíblia nos mostra vários batismos. Ficando só no Novo Testamento podemos citar:

3. Batismo nas águas –Que é a declaração publica de sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida. O ato de ser submerso é uma alusão à morte e sepultamento de Jesus e o ato de emergir está relacionado com a sua ressurreição.

4. Batismo de Jesus - Um dos batismo mais famosos de todos os tempos foi o batismo de Jesus Cristo, que foi realizado por João Batista no Rio Jordão. Nesse acontecimento, a Bíblia relata que a voz de Deus foi ouvida pelas pessoas presentes e o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de uma pomba. O Batismo de Jesus marca o fim do Antigo Testamento e o inicio do Novo.

5. Batismo de sangue - O batismo de sangue acontece quando alguém morre por causa da sua fé, ou seja, é um mártir. Os discípulos receberam o mesmo Batismo de Sangue que Jesus.

6. Mas como podemos entender que há um só Batismo, sendo que vemos constantemente as pessoas sendo batizadas no Espírito Santo?

4 – BATIZADOS NO CORPO

I Corintios 12:12-27

1. Existe na Bíblia quatro livros que citam diretamente a Igreja como Corpo de Cristo: Romanos, 1 Coríntios, Gálatas e Efésios

2. A pergunta é: Quando o corpo passou a existir? Não há nenhuma referência sobre isso no AT.

3. Entendamos o seguinte: O Senhor Jesus Cristo precisava primeiro morrer, ressuscitar e ascender ao céu como um Homem glorificado antes que a igreja pudesse ser formada. Duas coisas eram absolutamente necessárias antes que o corpo de Cristo pudesse ser trazido à existência: Cristo precisava ser glorificado e o Espírito Santo precisava ser enviado do céu.

4. Em outras palavras, num breve resumo: Jesus já havia dito que o Espírito haveria de ser dado à Igreja e a Igreja receberia poder quando Ele viesse, capacitando a Igreja. O Espírito Santo veio em Atos 2, que é o Batismo da Igreja, ou seja, o inicio da Igreja. Para que isso pudesse acontecer, Jesus precisava morrer a morte de sacrifício pela humanidade, precisava ressuscitar e ser levado ao Céu, antes que a Igreja pudesse ser formada. Jesus subindo ao Céu, já glorificado, seria ele que formaria a Igreja, juntamente com o Espírito Santo e com Deus Pai.

5. Chama a atenção que Maria Madalena quis tocar em Jesus, quando ele ressuscitou, mas ele não deixou, dizendo que teria que subir primeiramente ao Pai. (João 20.17). O que entendemos que foi o que aconteceu em Efésios 1, em concordância com Romanos 1.

6. “E foi designado (constituído) Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Romanos 1.4)

7. “19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20 o qual exerceu ele em Cristo (o constituiu, estabeleceu), ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. 22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.” (Efésios 1.19-23)

8. Em Efésios 1 Jesus foi constituído Filho de Deus em Poder, tendo o seu nome acima de todo nome e foi constituído como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo. Atos 2 é o inicio da Igreja.

9. O Espírito Santo batiza a Igreja através da Cabeça, que é Jesus. Jesus precisou primeiro subir aos Céus e entregar a sua obra completa de sacrifício a Deus, para formar a igreja. Por isso é também que não dá para fazer outro batismo, existindo apenas um único batismo, que é o inicio da Igreja.

5 – RESPONDENDO ALGUMAS DUVIDAS

I Corintios 12:28-30:

“28 - E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

29 - Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?

30 - Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?”

1. Batismo com o Espírito Santo é falar em línguas? Todos falam em línguas? Paulo é muito claro em 1 Corintios 12 ao dizer que nem todos falam em línguas. E não, Batismo com o Espírito Santo em Atos 2 foi a instituição da Igreja, uma vez que a obra de Cristo foi completada uma única vez. Falar em línguas não é o sentido do Batismo com o Espírito Santo, apesar de que alguém pode ser convertido instantaneamente, ser inserido no corpo e receber o dom de línguas na mesma hora.

2. E como vou saber se sou batizado no Espírito? Você está na Igreja, ama a Jesus, quer obedecer a Deus e ao Espírito Santo? É tocado pelo Espírito, ora, vai à Igreja, canta hinos? Então você está na Igreja, você é Igreja e foi batizado no Espírito (inserido na Igreja) em 1 Corintios 12:13. "Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo.” Independente se tem o dom de línguas ou não.

3. O que não é o batismo: conversão. A Bíblia nos fala de três homens. O homem natural, nunca tocado por Deus, desconhecedor absoluto da obra do Espírito, o homem espiritual (o crente ativo) e o homem carnal. (1 Corintios 2 e 3) A conversão é a obra do Espírito, que pode ser instantânea, ou não, onde o homem natural é iluminado (impactado, acordado do sono) pelo Espírito Santo. O Batismo visto em Atos 2 é o inicio da Igreja.

4. O que eram então o vento, as línguas e o dom de línguas? A manifestação física da presença de Deus. Isso se chama Teofania. Deus eterno, entrou durante um pequeno espaço de tempo na história humana e isso foi manifestado com vento, brilho de fogo e o dom de línguas, que nos fala sobre um novo ciclo, onde interrompe-se a Torre de Babel.

5. Como se explica que há um só batismo? A Igreja só foi constituída uma vez. Cristo só morreu uma vez. O sacrifício na cruz foi só uma vez. Teologicamente só tem um Pentecostes, apesar de que de vez em quando vemos pequenos Pentecostes.

6. Se houve um só batismo, como se explica as pessoas que são batizadas hoje em dia? Uma vez instituída a Igreja, quem chega é agregado Igreja. Esse um só Batismo é o Batismo com o Espírito Santo e não o Batismo nas Águas, que é outra coisa.

SEGUNDA PARTE – A COMUNHÃO DA IGREJA, A CEIA

1. Há uma progressão na Mente de Paulo, pois ele fala em 1 Coríntios 11 em diante: da Ceia, dos dons do Espírito, do Corpo de Cristo e dos dons do Ministério. O resumo é: A Igreja tem dons, que são capacitações para o trabalho cristão e é um corpo e não a reunião individual de pessoas, cada um por si. Quando falamos de Igreja falamos de corpo, de unidade, de uma obra coletiva. Não se justificam partes do Corpo de Cristo soltas, sem um pouso, sem uma Congregação. Se fazemos parte do Corpo, temos que estar em algum lugar, servindo ao Senhor, quando servimos uns aos outros.

2. Chama a nossa atenção alguns aspectos da Ceia, em 1 Corintios 11.

a. 24- Fazei isto em memória de mim

b. 29- Tomar a Ceia indignamente, não fala exatamente de Pecado, mas de não entender que a Igreja é um Corpo, e só justificamos o crente quando ele está junto com os outros em alguma Igreja Local. Crente precisa ter Igreja, tentar servir a Deus em casa, que é o que Movimento dos Desigrejados diz, não é bíblico.

c. De 29-34 o assunto é o mesmo e a Bíblia se explica no assunto. Alguns irmãos estavam causando escândalo bebendo e comendo demais, alguns até se embriagando, enquanto outros tinham fome.

d. A Ceia nos lembra que a Igreja honra o próximo quando diz: “Esperai, uns pelos outros”.

Amém.

pslarios
Enviado por pslarios em 12/05/2016
Código do texto: T5633660
Classificação de conteúdo: seguro