Coma a carne e beba o sangue

COMA A CARNE E BEBA O SANGUE

Certa ocasião Jesus falou para os seus discípulos que eles tinham que comer a sua carne e beber o seu sangue. E isso escandalizou a alguns, os quais o deixaram de seguir. Que significa isso? Vejamos:

Como já temos dito, muitas das coisas que estão nas Sagradas Escrituras se revestem de mistérios. E essa é mais uma delas. Mas vamos buscar esclarecer. Vejamos o texto da fala de Jesus.

“Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.” Jo. 6:53 a 56.

A carne e o sangue referidos nesse texto por Jesus, são simbólicos. Veja:

Sendo a carne alimento e o sangue vida, e tratando aqui de alimento espiritual, se reveste da maior importância saber o seu significado.

Antes de Jesus vir em carne à terra, ele era a palavra de Deus. Então o alimento espiritual é a sua palavra a qual, em essência, é a sua lei ou mandamentos, o decálogo, e que é o alimento espiritual para os adultos, os quais já estão experimentados na palavra.

No passado Deus falou que não se deve comer a carne com o sangue. Pois o sangue é a vida da alma. LV. 17:14.

Por ocasião da instituição da ceia, Jesus falou que o vinho representava o seu sangue, o qual era derramado por muitos. Mt. 26:28. Também em Apocalipse é dito que o sangue do cordeiro (Jesus) adquiriu pessoas de todas as nações e tribos. Ap. 5:9. Então o vinho, por ocasião da ceia, representa o sangue de Jesus, o qual é poderoso para vivificar o pecador e limpá-lo da mancha do pecado. Porque, quando o homem natural está vivendo no pecado, ele está sujeito à lei da morte. E é na ceia que o pecador aceita o sangue que purifica e vivifica.

Mas para que isso seja feito, aquele que ministra o pão e o vinho precisa estar santificado (separado), assim como o pão e o vinho também. Não pode ser pão de padaria nem vinho alcoólico, mas pão asmo (sem fermento) e suco da uva. E isso depois que o pecador passar pelo batismo de imersão em água corrente, como João fazia e também os apóstolos fizeram.

Portanto, coma a carne e beba o sangue. Pois, quem come a carne e bebe o sangue de Jesus tem vida em si mesmo, e ele o ressuscitará no último dia. Jo. 6:54-56.

Manaus-AM, 23/04/2016

Oli Prestes

Missionário