OS EVANGÉLICOS SÃO DESUNIDOS?

Certo interlocutor, quando fiz menção de que os evangélicos de cada município (isto digo há dezenas de anos) deveria se unir para não aceitarem a “armadilha dos partidos”, que usam como tática a forma de permitir que cada igreja (ou congregação) evangélica local indique dois ou mais candidatos, para disputarem eleições minoritárias (a de vereadores e prefeitos). Com isso, havendo vários candidatos, ninguém se elege, porque os votos dos evangélicos serão divididos. Melhor seria se os líderes (ou os interessados em política) se unissem e indicassem no máximo dois candidatos para terem efetivamente mais chances de serem eleitos!

Logo que acabei de falar o meu interlocutor, prontamente, azedo disse: “É, mas os evangélicos são muito desunidos!” Disse ainda que os Batistas, se ufanando, dizem: “eu sou Batista!”

Vamos detalhar para concordar em parte e refutar o que nem sempre é entendido por muitos, principalmente quem nada entende de eclesiologia, de Doutrinas Bíblicas, de Teologia Sistemática ou ainda de comportamentos da vida cristã!

Primeira parte da frase do meu interlocutor: “É, mas os evangélicos são muito desunidos!”

(RESPOSTA): Não! Somos acentuadamente unidos. Se considerarmos na parte doutrinária, veremos rios de livros, artigos, teses e tratados em todas as denominações evangélicas, uma avalanche de pontos comuns que nos unem. O principal deles é a Doutrina denominada SOTERIOLOGIA, a Doutrina da salvação. Quanto a esta Doutrina soteriológica, todos cremos que Cristo é o eterno salvador; o único Salvador; o Perfeito Salvador e assim por diante; o único Mediador e Intercessor, no sentido de salvação, etc. (Ressalvando apenas quanto a diferença entre os que crêem na eternidadade da salvação e os que não crêem!) Somos também uníssonos em muitas outras doutrinas que não convém mencionar aqui, basta verificarmos os compêndios de Teologia Sistemática e veremos o inúmeros pontos em que comungamos. Vou citar apenas alguns autores que possuo. Existem uma gama incomensurável somente nas Editoras do Brasil: (01) A “Teologia Sistemática” – Editora Hagnos, em 02 volumes, escrita por Augustus Hopkins STRONG (1836-1921), (pastor batista), de onde centenas de teólogos, de várias denominações, há décadas, fazem referências aos seus escritos. (02) A “Teologia Sistemática”, Editora CPAD, em 02 volumes, de Norman GEISLER (pastor calvinista), que é doutor em Filosofia considerado o expoente máximo em APOLOGÉTICA no mundo inteiro, havendo escrito separada e conjuntamente, mais de 70 obras e centenas de artigos, em toda a sua vida, período em que se tornou pesquisador, havendo lecionado teologia, filosofia e apologética em nível de faculdade ou graduação por mais de cinquenta anos, proferindo palestras doutrinárias e de cunho apologético em seminários e faculdades teológicas. (03) “A religião cristã, na sua expressão doutrinária”, – Editora Hagnos, do renomado filósofo e teólogo Batista Edgar Young MULLINS (1860-1928). (04) “Fundamentos da Teologia Cristã”, organizado por Robin Keeley – Editora Vida. (05) “Enciclopédia de bíblia, teologia e filosofia”, do renomado exegeta Batista, Dr Russel Norman Champlin, traduzida por J. M. Bentes – Editoria Candeia, em 06 volumes. (06) O “Guia de Willmington para a Bíblia”, escritor e pastor Batista, em 02 volumes, Editora Central Gospel Ltda, que reúne cerca de oito comentários bíblicos. (07) “Teologia Prática”, do pastor, escritor e radialista, Davi Gomes, Editora EBAR (Escola Bíblica do AR). (08) “Resumo Teológico para leigos”, do pastor Batista Adrião Bernardes, Editoria JUERP. (09) Várias revistas teológicas “Vox Scripturae”, (vários volumes), da Associação Religiosa Imprensa da Fé e “Revista Teológica” (vários volumes) do STBSB. (10) Dezenas de comentários bíblicos (tantos do VT quanto do NT) de diversas denominações evangélicas, dos quais faço uso há cerca de 43 anos (desde 1973), havendo sintonia em quase tudo aquilo que deles li e aprendi ao longo dos anos. Há uma infinidade de coerência de ensino desses e outros autores nas doutrinas fundamentais da fé cristã.

Considerando alguns comportamentos: tais como a participação em estudos bíblicos em lares, participação em Escolas Bíblicas Dominicais (EBDs) veremos que, entre nós, evangélicos, HÁ AINDA OUTROS PONTOS COMUNS. Este bloguista mesmo, sendo Batista, tem congregado com os “Irmãos” – Igreja Evangélica Cristã, como sempre o fez, desde sua juventude, mas tem ouvido e falado naqueles espaços, onde tem aprendido com eles e verificado que há centenas de ensinos que comungamos, porque o Livro central é a Bíblia, o que é prova de que, na Bíblia, estamos unidos. Não em todos os pontos doutrinárias, mas na maioria esmagadora e nas Doutrinas Fundamentos da Fé Cristã ou do Cristianismo.

SOMOS UNIDOS NA MÚSICA: quantos Quartetos musicais são formados por esse Brasil afora de jovens e adultos que pertencem às diversas denominações evangélicas!

SOMOS UNIDOS NO EVANGELISMO: quantos movimentos e concentrações públicas (em praças ou logradouros) já foram feitos pelos evangélicos que já estão em solo brasileiro há quase duzentos anos! Recentemente os evangélicos desta cidade se uniram para realizarem uma grande cantata, na denominada “Semana Santa” (salvo engano, no dia 26 de março transato).

SOMOS UNIDOS NA RECUPERAÇÃO DE DROGADOS: quantos centros de recuperação de drogados há neste país, dirigidos tanto por Igrejas Evangélicas de inúmeras denominações e dirigidas por Deputados, por outros políticos ou homens que têm espírito generoso e querem uma sociedade mais sadia e que são Evangélicos!

SOMOS UNIDOS EM CENTENAS DE OUTRAS ATIVIDADES que nos são comuns e autorizadas pela Palavra de Deus.

ATÉ MESMO COM O CATOLICISMO, tempos pontos comuns, qual seja: (a) a Doutrina da Trindade, pois (católicos e evangélicos) cremos nas Pessoas e Divindade de todas as três: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; (b) a Doutrina do parto virginal de Jesus Cristo (que, cremos, nasceu de uma virgem, com a diferença de que não cremos – e nem a Bíblia ensina - que Maria tenha ficado eternamente virgem) e ainda (c) a Doutrina da Ressurreição: quanto a esta doutrina, lembro que os céticos (ateus) adoram tentar refutar, mas é a Doutrina que mais possui provas documentais, testemunhais, milagrosas, irrefutáveis e bíblicas em todo o mundo. Tenho um livro de pesquisas de Apologética, cujo autor é católico romano, mas é excelente resposta aos ateus e agnósticos, cujo título é “Manual de Defesa da Fé” – 100 respostas para questões cruciais, da Editora Central Gospel. Aliás, esta Editora é evangélica e no entanto, um de seus autores (Peter Kreeft e Ronald K. Tacelli) é católico.

Veja também que os livros que enumerei acima são de Editoras Evangélicas, mas os autores são de denominações diversas da Editora que os publicaram!

Perceba então que é uma falácia ao se ouvir dizer que somos desunidos, mas sem se explicar EM QUE SOMOS DESUNIDOS. Assim como é importante diferenciar em que SOMOS UNIDOS, também, necessário se faz explicar em que NÃO SOMOS unidos!

Mas reconheço que NÃO SOMOS UNIDOS NA POLÍTICA. Aí sim!

Neste ponto foi uma das coisas que respondi ao meu interlocutor, prontamente e repito agora. NA POLITICA NÃO SOMOS UNIDOS e nem devemos ser. A única Pessoa que une os crentes é Cristo e seus ensinos, conforme os tópicos e matérias já mencionados no início deste artigo. Mesmo assim, de acordo com o grau de controvérsia que cada assunto (doutrina) permite pensar diferente. Isto mesmo, PENSAR DIFERENTE. As idéias podem não se coadunar, o que ocorre com TODAS as Filosofias, Credos e Ensinos deste mundo (não só os ensinos dos evangélicos, isto é mundial), mas nos pontos mais importantes e fundamentais é o que interessa.

Aliás, não é o cerne dos ensinos da Bíblia sermos TELEGUIADOS, ou seja, quando outros elaboram as respostas por nós, de longe, conforme os “experts” e mandam aos seus comandados (ou liderados) uma cartilha pronta. Isto torna esses mesmos comandados uns bobocas, sem treinamentos e com definhamento do cérebro ou sem desenvolvimento intelectual. Isto só é próprio das Seitas deste mundo e da Grande Seita do Universo que só permitem que seus liderados “só leiam” os ensinos recomendados pela central ou pelos formadores de opinião do grupo, que “mastigam tudo” remetem “tudo prontinho”, mas os seus incautos alunos nunca crescem intelectualmente. Tornam-se apagados e bebês eternos, porque são proibidos de pensar, de trocar idéias e de se enriquecerem intelectualmente. Não os deixam desenvolver a intelectualidade. Como sairá líderes dali? Não podem pensar!!! Recomendam que se possa LER A BIBLIA, mas nunca interpretá-la! Assim mesmo, Bíblias eivadas de notas ou de Indices Analíticos e explicativos, para que as incongruências porventura ensinadas não possam ser vista de plano por esses “alunos” neófitos!

REPITO: NA POLITICA NÃO SOMOS UNIDOS e nem devemos ser. Digamos que alguém possa montar uma armadilha para pegar TODOS NO MESMO LUGAR ou com as mesmas idéias. Fica muito mais fácil. Ilustrando: qual é mais fácil prender no redil: uma manada solta e espalhada ou a que já está cercada num curral? Esta última, é claro! Por isso que em política e até mesmo em uma questão religiosa NÃO SE PODE SER UNIDO, como por exemplo no denominado “ECUMENISMO”. Um grande espertinho que inventou isso no mundo em relação aos meios religiosos (muitos não sabem disso) QUER DAR UM GRANDE BOTE E PRENDER SIMULTANEAMENTE TODOS! POR ISSO FORA COM ESSA FALSA UNIDADE DE ECUMENISMO!

Segunda parte da frase do meu interlocutor: “...eu sou Batista!”

Muitos católicos também disseram: “...eu sou católico e vou morrer nesta religião! O então cardeal Joseph Ratinger, que se tornou o papa “Bento XVI” – prejudicando o ecumenismo – disse, o que muitos outros papas e teólogos de outrora disseram: “Não há salvação fora da Igreja Católica Apostólica Romana!”. Ora, a salvação está centralizada em Cristo. Ele é o Autor da salvação. Ele é a essência da Graça. Quem prega uma salvação por meio de igreja, seja ela qual for, está pregando uma SALVAÇÃO INSTITUCIONAL, antibíblica e totalmente destituída de Cristo! Ou então uma SALVAÇÃO SACRAMENTAL! O que é ainda mais absurdo! (Compare com inúmeros textos bíblicos: vou citar somente DOIS: Atos 4.12 - “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” e Hebreus 7.25 – “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”).

Alguém já encontrou outro meio de salvação no texto bíblico além deste? Qual? Quem? Qual texto? Está claro o texto ou é por inferência? (Nem por inferência existe!)

Muitos da I. E. Maranata pregam “a obra”, enfatizam "a obra" (que é a Igreja Maranata) e até recomendam com certa veemência para que seus membros não freqüentem outras greis.

Os da Universal, dizem diariamente na TV: “Venha para a Universal”. ““...eu sou a Universal!

Ora, quando chega a nossa vez (os Batistas), somos proibidos de dizê-lo? (Bem sei eu que essa birra contra os Batistas é centenária!) Está claro que não é só a gente que valorizamos o que é nosso ou nossas doutrinas!

Há um grupo de “Igrejas Emergentes” que anda enfatizando que Doutrina é secundária ou que Doutrina não se deve nem pregar! Errado! Ledo engano! O fundamento dos apóstolos e profetas de que nos falam o Novo Testamento é CRISTO (a Rocha) e suas doutrinas bíblicas. (Efésios 2.20; Atos 2.42 etc). Não se deve jamais abrir mão delas principalmente se há claro fundamento bíblico! Qual grupo religioso abre mão das suas? Sabe-se que muitos já abriram mão de algumas doutrinas, mas que, na verdade, eram verdadeiras aberrações! As Testemunhas de Jeová, de 1917 até 1926, mudaram alguns ensinos seus 148 vezes! (Assim diz W. J. Schnell, citado por Tácito da Gama Leite Filho, in “Seitas Proféticas”, página 79 – JUERP 2ª edição - 1986).

É bom lembrar que neste mundo não existe perfeição ou propalada união em quaisquer grupos, associações, igrejas ou entidades quaisquer. Até aqueles que se dizem unidos, na verdade são mais ramificados do que raiz de abóbora estendidas no chão. Não existe unidade absoluta em nada! Nem mesmo na primitiva Igreja de Jerusalém houve unidade. O que houve foi uma união temporária, porque “debaixo do sol”, com a presença do pecado nos corações dificilmente a perfeição ocorrerá aqui, neste mundo. Perfeição será só no céu com Jesus!

Sejamos mais honestos ao tratar deste assunto!

Muniz Freire (ES), 18 de abril de 2016

Fernandinho do forum