A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (4ª parte sobre ESPIRITISMO). - 15ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

15ª parte.

+ (4ª parte sobre Espiritismo).

A POSIÇÃO OFICIAL da IGREJA CATÓLICA PROÍBE TERMINANTEMENTE aos seus FIÉIS assistir a SESSÕES MEDIÚNICAS realizadas ou não com auxílio de MÉDIUNS ESPÍRITAS - mesmo que estes pareçam ser HONESTOS ou PIEDOSOS - quer interrogando os espíritos e ouvindo suas respostas, quer assistindo por mera curiosidade. Posições similares têm as RELIGIÕES PROTESTANTES.

A Doutrina Espírita, por sua vez, afirma respeitar todas as RELIGIÕES e doutrinas, e valorizar todos os esforços para a prática do bem e diz trabalhar pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, EMBORA REJEITE FIRMEMENTE, reitere-se, DOGMAS fundamentais das outras RELIGIÕES MONOTEÍSTAS.

No caso particular do CRISTIANISMO, destacam-se o da DIVINDADE de Cristo, o da Santíssima Trindade, o da salvação/justificação pela GRAÇA (mais que pelas obras/esforços individuais), e o da existência e importância da IGREJA como entidade espiritual, não apenas humana.

Cristianismo.

Ver também: Perspectiva espírita sobre Jesus.

“Foto: “Cristianismo e Espiritismo”, livro de 1898 do filósofo Léon Denis, que liga a MORAL CRISTÃ e as leis MORAIS do Espiritismo.

A doutrina espírita adota a MORAL CRISTÃ, apesar de suas concepções TEOLÓGICAS diferenciadas.

Para os espíritas, nome dado aos seguidores do Espiritismo, Jesus Cristo se trata do espírito mais elevado a já ter ENCARNADO na Terra, bem como o modelo de conduta para o auto-aperfeiçoamento humano, tendo provado, pela prática da caridade absoluta e pela sua própria ENCARNAÇÃO, que o homem pode suportar as provas necessárias para a sua elevação espiritual.

Os espiritistas (tradução muito usada durante as primeiras décadas do século XX para o neologismo francês spirite) ou espíritas, afirmam-se CRISTÃOS e atribuem à DOUTRINA ESPÍRITA o caráter de uma DOUTRINA CRISTÃ, já que consideram seguir os ensinamentos MORAIS de Jesus.

Entretanto, essa associação entre o ESPIRITISMO e o CRISTIANISMO é contestada pelas RELIGIÕES de TRADIÇÃO JUDAICO-CRISTÃ, sob a alegação de que, embora partilhem de valores MORAIS semelhantes, a rejeição espírita a diversos DOGMAS BÍBLICOS e TEOLÓGICOS preconizados por elas inviabilizaria a conceituação do espiritismo como cristão.

Os espíritas fundamentam sua defesa do caráter cristão da doutrina espírita no fato de ALLAN KARDEC defender que a MORAL CRISTÃ, isenta dos DOGMAS de FÉ a ela associados, seria o que de mais próximo a um código de ética DIVINO e RACIONAL que o homem possui.

Os espíritas argumentam que os DOGMAS foram elaborados ao longo dos SÉCULOS pela IGREJA CATÓLICA, não sendo, por isso, necessário segui-los para ser cristão.

Além disso, o item 625 do “O Livro dos Espíritos” afirma ser Jesus o maior exemplo MORAL de que dispõe a humanidade, apesar de O ESPIRITISMO NEGAR A ELE QUALQUER CARÁTER EFETIVAMENTE DIVINO.

A professora Dora Incontri, pós-doutorada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, também defende o caráter cristão da doutrina espírita, apontando, na proposta estruturada por ALLAN KARDEC, um novo modelo de RELIGIÃO, alheio a dogmas, fórmulas, hierarquias sacerdotais e baseado eminentemente no aspecto ÉTICO-MORAL do indivíduo.

Considera ainda Jean-Jacques Rousseau e Johann Heinrich Pestalozzi como os dois grandes precursores da ideia de uma "RELIGIOSIDADE NATURAL", predominantemente MORAL, e defende que "evidenciou-se com a publicação de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e de "O Céu e o Inferno" que, embora não o confessasse, ele KARDEC - estava fazendo uma nova leitura do Cristianismo".

Observações do escriba:

1ª – Logo no início dos meus artigos sobre RELIGIÃO/TEOLOGIA, eu já disse que não sou muito religioso. Acredito em DEUS e ponto final, ou quase final.

2ª – Nunca li o livro de ALLAN KARDEC “O CÉU e o Inferno”, nem pretendo ler.

3ª – Acredito na existência do CÉU. O outro local não existe. Ponto final.

O conceito Bíblico.

Sermão da Montanha.

As bem-aventuranças são 9 ensinamentos que Jesus proferiu no Sermão da Montanha, segundo o Novo Testamento (Mateus 5:1-12).

Para o espiritismo estes ensinamentos são de grande importância, a seguir serão apresentados sobre a óptica espírita.

"Bem aventurados os pobres de espírito, pois que deles é o reino dos CÉUS". (Mateus 5:3).

No entender da doutrina espírita, Jesus promete o reino dos CÉUS aos simples e humildes em referência as qualidades MORAIS do indivíduo.

"Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados." "Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados." "Bem aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos CÉUS". (Mateus 5:4-10).

Segundo o espiritismo, somente na VIDA FUTURA podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. A FÉ no porvir pode consolar e infundir paciência no espírito que suporta as diversas anomalias terrestres com calma e resignação.

Todavia não justifica as causas da diversidade dos males, das desigualdades entre o vício e a VIRTUDE, das deformidades e dos flagelos NATURAIS.

As vicissitudes da VIDA podem dividir-se em duas partes de acordo com a ótica espírita: umas tem suas explicações na VIDA presente, enquanto outras se encontram fora desta VIDA.

Esta última causa na visão espírita é explicada pela pluralidade das existências em que o espírito ENCARNADO paga os males que cometeu em VIDAS anteriores.

"Bem aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a DEUS". (Mateus 5:8).

A pureza do coração assemelha-se ao princípio da simplicidade e humildade, que exclui toda ideia de orgulho e de egoísmo.

Segundo o espiritismo, o emblema de pureza que Jesus toma pela infância não deve ser tomado ao pé da letra, "Então lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai que venham a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de DEUS. Em VERDADE vos digo: Quem não receber o reino de DEUS como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele". Marcos 10:13-15.

O espírito da criança não podendo ainda manifestar suas tendências para o mal, representa, momentaneamente, a imagem da inocência e da candura assemelhando-se aos espíritos puros.

Contudo, as ações (boas ou más) tomadas pelo espírito antes de ENCARNAR irão refletir, pouco a pouco, no seu comportamento como espírito ENCARNADO.

Portanto, na medida em que o espírito ENCARNADO vai desenvolvendo sua estrutura física, desenvolve também sua estrutura psíquica que encontra as características comportamentais correspondentes a conduta real do próprio espírito.

"Bem aventurados os brandos, por que possuirão a Terra". (Mateus 5:5). "Bem-aventurados os pacíficos, por que serão chamados filhos de DEUS". (Mateus 5:9).

Segundo o espiritismo, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência, uma lei.

"Bem aventurados os que são misericordiosos, por que obterão misericórdia". (Mateus 5:7).

A misericórdia consiste no perdão das ofensas, para a doutrina espírita o sacrifício que mais apraz a DEUS é a reconciliação com os adversários, conforme está em Mateus 5:23-24.

Segundo o espiritismo, toda a MORAL CRISTÃ se resume neste axioma:

Fora da caridade não há salvação.

— Mateus 22:34-40; I Coríntios 13:1-7 e 13

REENCARNAÇÃO.

Para boa parte das RELIGIÕES CRISTÃS, a REENCARNAÇÃO está em desconformidade aos ensinamentos da BÍBLIA, a RESSURREIÇÃO, ao conceito de SALVAÇÃO e do eterno suplício.

Exemplificam a passagem do apóstolo Paulo que determina o estado de toda a humanidade após a morte. "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo..." (Hebreus 9:27).

Concluindo que o "juízo" refere-se a "condição final" em que todos os humanos serão julgados, VIVOS e mortos, estes últimos RESSUSCITARÃO.

Para a doutrina espírita, entretanto, a REENCARNAÇÃO foi confundida pelo nome de RESSURREIÇÃO, que significa literalmente "voltar à VIDA", resultando as diversas causas de anfibologia.

A CRENÇA de que o homem poderia REVIVER é antiga e fazia parte dos DOGMAS JUDEUS, porém não era determinado de que maneira o fato iria ocorrer, pois apenas tinham vagas e incompletas noções acerca da alma e de sua ligação com o corpo.

Segundo alguns adeptos do espiritismo, o apóstolo Paulo na citação anterior, desvenda a dúvida referente à RESSURREIÇÃO e desfaz a CRENÇA da volta do espírito no corpo que já está morto para morrer a segunda vez no mesmo, sobretudo quando os elementos da matéria orgânica já se acham dispersos e absorvidos pelo tempo, pois todos os homens morrem apenas uma vez a cada existência corpórea.

Afirmam ainda que o "juízo" refere-se ao estado individual (não coletivo) que sucede a morte do corpo (erraticidade).

Embora não resolva profundamente o problema da ambiguidade, diversas passagens bíblicas enfatizam a REENCARNAÇÃO, segundo o espiritismo, em Jó 14:10-14 , Marcos 6:14-16, Marcos 9:11-13 e João 3:1-12.

LEI do PROGRESSO.

O Juízo Final, representa, segundo a doutrina espírita, o processo de "Regeneração da Humanidade", no qual a Terra sofrerá uma lenta transformação FÍSICO-MORAL, em que se separarão os espíritos que desejam seguir o caminho do bem daqueles que permanecerem no mal — evento simbolizado na Parábola do Julgamento das Nações em Mateus 25:31-46, e pela Parábola do Trigo e do Joio em Mateus 13:24-30.

Todavia, essa desagregação não fará com que os "espíritos imperfeitos" permaneçam eternamente no sofrimento situação semelhante encontrada em Lucas 15:1-32, pois tudo que há no UNIVERSO está destinado à lei do progresso.

A lei do progresso está intimamente ligada à REENCARNAÇÃO e a lei de causa e efeito.

A doutrina espírita explica que, sendo o espírito dotado de LIVRE-ARBÍTRIO, este responderá pelo bem ou mal que proporcionar a si mesmo e aos outros.

A lei de causa e efeito procura explicar os acontecimentos da VIDA atribuindo um motivo justo que gera uma consequência proveitosa para o espírito.

Através da REENCARNAÇÃO o espírito pode provar as experiências adquiridas na pratica do bem ou reparar o mal que praticou em anteriores ENCARNAÇÕES.

MEDIUNIDADE.

Ver artigo principal: Mediunidade.

As RELIGIÕES de matriz JUDAICO-CRISTÃ entendem que, com a Lei dada a Moisés no Antigo Testamento, DEUS teria interditado à antiga Israel as comunicações com o mundo dos espíritos e o uso de poderes "sobrenaturais" por eles concedidos. "… não haverá no meio de ti ninguém que faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, que interrogue os oráculos, pratique adivinhação, magia, encantamentos, enfeitiçamentos, recorra à adivinhação ou consulte os mortos (necromancia)" (Deuteronômio 18:10-14).

Afirmam ainda que essa proibição teria sido confirmada no Novo Testamento, pelas referências contidas nos Evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos aos "espíritos impuros".

A citação do apóstolo Paulo em Gálatas 5:20, afirma que quem pratica "feitiçaria" (ou bruxaria, pois o termo grego usado é farmakía) … não herdará o Reino de DEUS".

Já para a doutrina espírita, a Bíblia não condena a prática mediúnica em si, pois esta seria fundamentada em um FENÔMENO NATURAL.

A condenação bíblica seria, na verdade, a mesma do movimento espírita: condena-se o uso dos recursos mediúnicos para finalidades frívolas, fraudulentas ou com objetivos de ganhos materiais ou econômicos do médium, já que a mediunidade deve ser gratuita, com o único objetivo de exercer a caridade. (vide Primeiras Observações).

Ao mesmo tempo, a postura da Doutrina Espírita propõe que se avaliem os textos bíblicos, quando verdadeiramente originais, de forma crítica, levando em conta o seu patamar simbólico, em função dos recursos vocabulares e figuras de linguagem disponíveis à época, em ensinamentos dirigidos a um povo simples e sem repertório, e, consequentemente, desprovido das complexidades e riquezas linguística, cultural e material necessárias para a compreensão de conceitos que nem mesmo o homem atual, como todas as suas aquisições intelectuais, é capaz de compreender em toda a sua profundidade.

Simbologia.

“Foto: Ramo de videira é uma das poucas imagens reconhecidas pelo espiritismo.”

O Espiritismo não possui um símbolo oficial e prioriza uma linguagem denotativa, no entanto, o ramo de VIDEIRA presente em “O Livro dos Espíritos” - única gravura usada por KARDEC na Codificação Espírita - é considerado pela doutrina como a imagem metafórica perfeita da relação entre o espírito e o corpo-humano, devido a esse trecho:

Porás no cabeçalho do livro a cepa que te desenhamos, porque é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessência o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos.

— Prefácio de "O Livro dos Espíritos".

Organizações.

Federação Espírita Brasileira.

“Foto: Atual Sede da Federação Espírita Brasileira, Brasília”.

A Federação Espírita Brasileira é uma entidade de utilidade pública que foi fundada em 2 de janeiro de 1884, no Rio de Janeiro.

Constitui-se em uma sociedade civil, RELIGIOSA, educacional, cultural e filantrópica, que tem por objeto o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da codificação de ALLAN KARDEC e nos Evangelhos canônicos.

O Departamento Editorial da Federação Espírita Brasileira possui um catálogo de mais de 400 títulos que passam de 40 milhões de livros vendidos.

Todos inspirados na Codificação Kardequiana: romances, mensagens, contos, crônicas, textos CIENTÍFICOS e filosóficos, vídeos, apostilas e CDs de canções espíritas.

Conselho Espírita Internacional.

O Conselho Espírita Internacional (CEI) é um organismo resultante da união das associações representativas dos movimentos espíritas nacionais e atualmente possui 35 países associados.

Foi constituído em 28 de novembro de 1992 em Madrid, na Espanha.

Seus objetivos são:

• Promoção da união solidária e fraterna das instituições espíritas de todos os países e a unificação do movimento espírita mundial;

• Promoção do estudo e da difusão da Doutrina Espírita em seus três aspectos básicos, quais sejam o CIENTÍFICO, o FILOSÓFICO e o RELIGIOSO;

• Promoção da prática da caridade material e MORAL, conforme ensina a Doutrina Espírita.

O principal evento organizado pelo CEI é o Congresso Espírita Mundial, realizado a cada três anos.

Confederação Espírita Pan-Americana.

A Confederação Espírita Pan-Americana, fundada em 5 de outubro de 1946 na Argentina, é uma instituição internacional, que congrega majoritariamente espíritas da América Latina.

A CEPA possui instituições adesas e filiadas em diversos países, e defende uma visão LAICA a respeito do espiritismo.

A organização assume posicionamentos polêmicos entre os espíritas, como a desvinculação entre a doutrina e o cristianismo e a necessidade de se atualizar o espiritismo em face da CIÊNCIA.

Desde o dia 13 de outubro de 2000, a sede da CEPA passou a ser Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A atuação da CEPA no Brasil se dá, principalmente, através de eventos promovidos por instituições adesas, como o Fórum do LIVRE PENSAR Espírita e o Simpósio Brasileiro do PENSAMENTO Espírita.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quinta-feira, 14 de abril de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Wikipédia. (3) – Outras fontes.