A LIBERDADE... (...). "O Que Significa Deísmo? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (1ª parte sobre Espiritismo). - 12ª parte.
AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...
Artigo Extra.
Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.
12ª parte.
+ (1ª parte sobre Espiritismo).
Hoje me acordei mais cedo do que de costume. E não foi por acaso. O real motivo foi evitar receber mais uma ligação do BEIJA-FLOR ARCO-ÍRIS. É que ele liga sempre “a cobrar”. E a minha conta telefônica está aumentando muito.
Antes que ele me ligue adianto-me e peço desculpas aos leitores, pois esquecemos-nos de falar em doutrina. Vamos lá.
Doutrina – (latim doctrina). 1. Ensino que se dá sobre qualquer matéria. 2. Conjunto de princípios em que se baseia um sistema RELIGIOSO, político ou filosófico. 3. Instrução. 4. Opinião em assuntos CIENTÍFICOS. 5. Opinião de autores. 6. A doutrina CRISTÃ, exposta em catecismos. (página 628).
Esoterismo – (grego esoteros + ismo). 1. Doutrina secreta que alguns filósofos antigos comunicavam apenas a alguns discípulos. 2. Qualidade ou estado de ser esotérico. Antônimo: exoterismo. (página 723).
Espírita – 1. Pessoa partidária ou cultora do espiritismo. 2. Que é próprio do espiritismo. – Sessão Espírita: Reunião de crentes em que se invocam os espíritos dos mortos. (página 731).
Espiritismo (espírito + ismo). 1. Doutrina (e prática) segundo a qual os espíritos dos mortos podem entrar em contato com os vivos, principalmente pela ação dos médiuns, e manifestar-se por toques, movimentos de objetos e certas formações materiais (ectoplasmas). 2. Culto RELIGIOSO fundado nessa doutrina e prática. – Baixo espiritismo. Práticas do espiritismo com fins de feitiçarias. (página 732).
Observações do escriba:
1ª – Não acredito em feitiçarias, feitiços, bruxarias, etc.
2ª – Por causa da formatura de meu filho Victor (hoje advogado), fui “obrigado” a assistir a um culto espírita. Lá para as tantas o cultor disse: “As RELIGIÕES foram inventadas pelos homens”.
3ª – Se os leitores não se incomodarem, vou consultar a Wikipédia para tirar algumas dúvidas. Posso ir?... Então fui...
ESPIRITISMO.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espiritismo, Doutrina espírita, Kardecismo ou Espiritismo kardecista é uma doutrina RELIGIOSA e filosófica mediúnica ou moderno espiritualista.
Foi criada (segundo seus adeptos, "codificada") pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo ALLAN KARDEC.
Depois de observar e analisar as mesas girantes, a incorporação e outros "fenômenos mediúnicos", os quais ele afirmava serem causados por inteligências incorpóreas ou imateriais, os espíritos, KARDEC definiu o espiritismo como "a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos".
Segundo ele, o espiritismo aliaria CIÊNCIA, FILOSOFIA e RELIGIÃO, buscando uma melhor compreensão não apenas do UNIVERSO tangível (CIENTÍFICO), mas também do UNIVERSO a esse transcendente (RELIGIÃO).
O termo Spiritisme foi criado por KARDEC em 1857 para definir o corpo de ideias reunidas em seu "O Livro dos Espíritos" e destacar as diferenças do ESPIRITISMO para o ESPIRITUALISMO.
A doutrina espírita é baseada em cinco "obras básicas", chamadas de CODIFICAÇÃO ESPÍRITA, publicada por KARDEC entre 1857 e 1868.
A codificação é composta por “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”.
Somam-se ainda as chamadas obras "complementares", como “O Que é o Espiritismo?”, “Revista Espírita” e “Obras Póstumas”.
Mesmo não sendo reconhecido como CIÊNCIA, seus adeptos consideram-no uma doutrina de cunho CIENTÍFICO-filosófico-RELIGIOSO voltada para o aperfeiçoamento MORAL do homem e acreditam na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns.
O espiritismo também é conhecido por influenciar e promover um movimento social de instituições de CARIDADE e SAÚDE, que envolve milhões de pessoas em dezenas de países.
Apesar de ser uma RELIGIÃO completa e autônoma APENAS no BRASIL, o espiritismo tem se expandido e, segundo dados do ano 2005, conta com cerca de 15 milhões de adeptos espalhados entre diversos países, como Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica Estados Unidos, Japão, Alemanha, Argentina, Canadá, e, principalmente, Cuba, Jamaica e BRASIL, sendo que este último tem a maior quantidade de adeptos no mundo.
No entanto, vale frisar que é difícil estipular a quantidade existente de espíritas, pois as principais estipulações sobre isso são baseadas em censos demográficos em que se é perguntado qual a RELIGIÃO dos cidadãos, porém NEM TODOS OS ESPÍRITAS INTERPRETAM O ESPIRITISMO COMO RELIGIÃO.
Etimologia e uso.
O termo espiritismo (do francês antigo "spiritisme", onde "spirit": espírito + "isme": doutrina) surgiu como um neologismo, mais precisamente uma palavra-valise, criada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (conhecido por ALLAN KARDEC) para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas em "O Livro dos Espíritos" (1857).
Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras. Os vocábulos; espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à Doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia. [...]
Quem quer que ACREDITE HAVER EM SI ALGUMA COISA MAIS DO QUE MATÉRIA, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual e espiritualismo, empregamos, para indicar a CRENÇA a que vimos de referir-nos, os termos ESPÍRITA e ESPIRITISMO, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria.
— Allan Kardec
Contudo, a utilização do termo, cuja raiz é comum a diversas nações ocidentais de origem latina ou anglo-saxônica, fez com que ele fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à alegada comunicação com os espíritos.
Assim, por espiritismo, entendem-se hoje as várias doutrinas RELIGIOSAS e/ou filosóficas que creem na sobrevivência dos espíritos à morte dos corpos, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar com eles, casual ou deliberadamente, via evocações ou espontaneamente.
Essa apropriação do termo cunhado por KARDEC, por parte de adeptos de outras tradições espiritualistas, é criticada pelos seguidores contemporâneos do pedagogo francês, que o reivindicam para designar a sua doutrina específica.
O termo "kardecista" é repudiado por parte dos adeptos da doutrina que reservam a palavra "espiritismo" apenas para a doutrina tal qual codificada por KARDEC, afirmando não haver diferentes vertentes dentro do espiritismo, e denominam correntes diversas de "espiritualistas".
Estes adeptos entendem que o espiritismo, como corpo doutrinário, é um só, o que tornaria redundante o uso do termo "espiritismo kardecista".
Assim, ao seguirem os ensinamentos codificados por ALLAN KARDEC nas obras básicas (ainda que com uma tolerância maior ou menor a conceitos que não são estritamente doutrinários, como a apometria), denominam-se simplesmente "espíritas", sem o complemento "kardecista".
A própria obra desaprova o emprego de outras expressões como "kardecista", definindo que os ensinamentos codificados, em sua essência, não se ligam À FIGURA ÚNICA DE UM HOMEM, como ocorre com o CRISTIANISMO ou o BUDISMO, mas a uma coletividade de espíritos que eles acreditam que se manifestaram através de diversos médiuns naquele momento histórico, e que se esperava que continuassem a comunicar, fazendo com que aquele próprio corpo doutrinário se mantivesse em constante processo evolutivo.
(Observação: No próximo texto a 2ª parte sobre o Espiritismo).
A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.
Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quarta-feira, 13 de abril de 2016.
Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.
Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 628, 723, 731 e 732 – (II volume). (3) – Outras fontes.