O BEM E O MAL

O bem é o oposto do mal. Mas precisamos saber com clareza os seus significados a fim de que possamos praticar o primeiro e rejeitar e aborrecer o segundo, estando na vida.

Quando Satanás tentou Eva, disse-lhe que Deus sabia que no dia em que eles comessem do fruto proibido, seus olhos se abririam e eles ficariam conhecendo o bem e o mal. E isso de fato aconteceu com a desobediência de nossos primeiros pais. Pois o bem eles conheciam, e que corresponde aos mandamentos de Deus, enquanto que o pecado eles ainda não conheciam. Este significando a morte, e aqueles a vida.

Ao estabelecer Deus a sua aliança com o povo de Israel saído do Egito, falou por Moisés: Eis que hoje te tenho proposto a vida e a morte, o bem e o mal. Dt. 30:15.

E sobre o bem e o mal, assim se expressou Paulo, o apóstolo dos gentios:

Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; o qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Rm. 2:1-11. (a correção do texto em negrito é de nossa iniciativa. O autor). Procure obter o trabalho “Quem errou?”, de nossa autoria.

O verso sete refere-se ao bem e o mal, e diz que será dada vida eterna aos que fizerem o bem, aos que buscam glória, honra e imortalidade. E o verso oito diz que virá ira e indignação sobre os contenciosos, que rejeitam a verdade e obedecem à injustiça.

Como diz a Escritura, a verdade é a lei de Deus, e a injustiça a negação e transgressão dessa lei, veja:

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Sl. 119:142.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Rm. 1:18-32.

E no capítulo dois da epístola de Paulo aos romanos, o apóstolo faz paralelo entre o bem e a lei. E no verso vinte ele fala para aqueles que têm na lei de Deus a expressão da verdade. No capítulo sete, diz o apóstolo.

Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará da morte do corpo? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Rm. 7:1-25. (a correção do texto em negrito é de nossa iniciativa). Vide obs. Anterior.

E o verso dezenove é esclarecedor quando diz:

Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

Ali o apóstolo mostra, portanto, que o homem natural não consegue praticar o bem, ou seja, guardar os mandamentos da lei de Deus, devido o pecado que o domina. Porque ao pretender o homem praticar o bem, guardando a lei de Deus, há nele a lei do pecado que guerreia nos seus membros e que o faz prisioneiro, impedindo-o de praticar o bem. E o bem que ele pretende praticar ele não pratica, mas o mal que ele não quer praticar ele pratica. E se ele faz o que não quer fazer, não fazendo o bem que pretende fazer, e fazendo o mal que ele não quer fazer, já não é ele quem faz, mas o pecado que habita nele.

E ao final exclama o apóstolo:

Miserável homem que sou! Quem me livrará da morte do corpo? E a seguir ele dá a receita, dizendo: Graças a Jesus, Deus, por Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente eu mesmo sou servo da lei de Deus, mas, com a carne, da lei do pecado. Rm. 7:24 e 25.

E para que não se presuma que o apóstolo era servo de Deus e do pecado a um só tempo, estando dividido, diz outro texto escrito por ele:

De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Rm. 8:12 e 13.

E diz o Espírito por João:

Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. I Jo. 3:6 e 8.

Então, bem é o que é bom, devido, de boa fama. Enquanto que “o bem” é um dos adjetivos da lei de Deus, e que é apta para transformar o pecador, fazendo-o manso, humilde, resignado, sofredor; não buscando seus próprios interesses, nem se portando inconvenientemente.

E diz o Espírito:

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gl. 6:7 e 8.

Antes que Moisés citasse o bem e o mal no verso quinze de Deuteronômio trinta, e que é como resumo, ele disse:

Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Dt. 30:11-14.

Portanto:

Amados, não sigais o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. III Jo. 11. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Rm. 12:9, ú.parte. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz. Jo. 3:21. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Gl. 6:7 e 9. Os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação. Jo. 5:29.

Questionário síntese:

1) Quem induziu Eva a conhecer o mal?

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gn. 3:1-5.

2) Quando Deus propôs as suas leis e estatutos para o povo retirado do Egito, como nomeou ele o bem e o mal?

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e a morte: o bem, e o mal; Dt. 30:15.

3) Que manda o Espírito pelo Salmista?

Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. Sl. 34:14.

4) Que diz o Espírito sobre quem faz o mal?

A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Sl. 34:16.

5) Que mais?

A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável. As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem. Sl. 36:1 a 3.

6) Que condição estabelece Deus para habitar seguro na terra?

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Sl. 37:3.

7) Que diz o Espírito em como podemos ter morada eterna?

Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Sl. 37:27.

8) Que diz o Espírito sobre o ímpio?

A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos. Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão. Sl. 52:2-3.

9) Que diz o Espírito de como imagina o néscio?

Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem. Sl 53:1.

10) Olhando para os filhos do homens, que viu Deus?

Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um. Sl. 53:2-3.

11) Que diz o Espírito sobre o desejo dos justos?

O desejo dos justos é tão somente para o bem, mas a esperança dos ímpios é criar contrariedades. Pv. 11:23.

12) Que diz o Espírito sobre quem busca o bem e de quem busca o mal?

O que cedo busca o bem, busca favor, mas o que procura o mal, esse lhe sobrevirá. Pv. 11:27.

13) Que diz uma escritura sobre os que praticam o mal?

Porventura não erram os que praticam o mal? Pv. 14:22. p.parte.

14) E que diz sobre os que praticam o bem?

Mas beneficência e fidelidade haverá para os que praticam o bem. Pv. 14:22. s.parte.

15) Que mais diz a escritura sobre o perverso?

O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal. Pv. 17:20.

16) Que diz uma escritura de quem herdará o bem?

O que faz com que os retos errem por mau caminho, ele mesmo cairá na sua cova; mas os bons herdarão o bem. Pv. 28:10.

17) Que diz Salomão de um homem que não praticou o bem em vida?

Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele. Ec. 6:3.

18) Por quê?

Porquanto debalde veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome. E ainda que nunca viu o sol, nem conheceu nada, mais descanso tem este do que aquele. E, ainda que vivesse duas vezes mil anos e não gozasse o bem, não vão todos para um mesmo lugar? Ec. 6:4 a 6.

19) Como sabemos que o bem é também a paz, a salvação, o evangelho?

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Is. 52:7.

20) Que diz Deus sobre os rebeldes do seu povo?

Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem. Jr. 4:22.

21) E por que o povo de Deus não sabe fazer o bem, ou seja, não sabe guardar os mandamentos de Deus?

Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal. Jr. 13:23.

22) Por que o inimigo perseguirá o povo de Deus?

Israel rejeitou o bem; o inimigo persegui-lo-á. Os. 8:3.

23) Que manda Deus numa escritura?

Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Am. 5:14.

Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Talvez o Senhor Deus dos Exércitos tenha piedade do remanescente de José. Am 5:15.

24) Que inquirição faz Deus pelo profeta Miquéias aos líderes do seu povo?

E disse eu: Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel; não é a vós que pertence saber o juízo? A vós que odiais o bem, e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles, e a carne de cima dos seus ossos. E que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne dentro do caldeirão. Mq. 3:1-3.

25) Que disse Jesus sobre um homem bom e um homem mal?

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lc 6:45.

26) Qual a recompensa dos que fizerem o bem e dos que fizerem o mal?

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Jo. 5:28-29.

27) Que outra escritura ratifica isso?

Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego Rm. 2:10.

28) Que diz o apóstolo Paulo do porque do homem natural não guardar os mandamentos de Deus, praticando o bem?

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Rm.7:18 - 25.

29) Que conselho nos dá Paulo?

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Rm. 12:21.

30) Que diz Paulo de como ter louvor dos magistrados?

Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Rm. 13:3.

31) Por quê?

Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Rm. 13:4.

32) Que manda o Espírito por Paulo?

Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. I Ts. 5:15.

33) Que mais?

Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. I Ts. 5:21 e 22.

E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. II Ts. 3:13.

34) Como são os sentidos dos perfeitos?

Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Hb. 5:14.

35) Que faz quem sabe fazer o bem e não o faz?

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tg. 4:17.

36) Para que são as ordenações humanas, como os governadores?

Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. I Pe. 2:13-14.

37) Em que condição nosso sofrimento pode agradar a Deus?

Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas quando fazeis o bem e sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. I Pe. 2:20.

38) Como as mulheres serão consideradas filhas de Sara?

Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem, e não temeis nenhum espanto. I Pe. 3:6.

39) Que expresso conselho dá o Espírito por Pedro?

Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. I Pe. 3:10 e 11.

40) Mesmo padecendo segundo a vontade de Deus, como devemos permanecer?

Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem. I Pe. 4:19.

41) Que manda o Espírito por João? Por quê?

Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. III Jo. 1:11.

Oli Prestes

Missionário

(093)991906406