A LIBERDADE... (...). "O Que Significa Deísmo? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". - 11ª parte.
AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...
Artigo Extra.
Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.
11ª parte.
Dívidas – “É só falar em DINHEIRO e eu fico logo ‘TIRIRICA”, por causa das dívidas inflacionadas. (latim debita). 1. O que se deve. 2. Obrigação de pagar alguma quantia de DINHEIRO a outrem. 3. A quantia que é objeto de tal obrigação. 4. Por extensão. Toda obrigação de dar ou fazer uma determinada coisa. 5. Culpa, pecado.
6. Condição forçada. – Dívida amortizável: a que é pagável parceladamente junto com os juros. Dívida ativa: aquela cujo valor é exigível; também chamada crédito e haver. Dívida certa: a de existência e exatidão comprovadas. Dívida coberta: a que tem a garantia dos bens patrimoniais do devedor.
Dívida consolidada: a dívida pública constituída por títulos negociáveis do Governo, de valor inexigível e renda perpétua de juros, garantida por certos e determinados bens.
Dívida externa: aquela que o Estado contrai no exterior, em nome do interesse público. Dívida fiscal: a em que o Estado é o sujeito ativo ou passivo da obrigação. Dívida flutuante: dívida pública a curto prazo, não consolidada, assim denominada em razão de suas flutuações e aumento ou diminuição, conforme as necessidades do tesouro.
Dívida fundada: designação obsoleta da dívida consolidada. Dívida líquida. Direito – A que tem objeto determinado e individuado, e cuja existência é certa e incontestada. Dívida nacional: a acumulada pelo governo, interna e/ou externa. Dívida passiva: soma de DINHEIRO, em relação à pessoa que dela é devedora a outra.
Dívida privilegiada: a que assegura ao credor o direito de propriedade em concorrência com outras. Dívida pública: conjunto das obrigações de natureza financeira, contraídas pelo Estado. Dívida quirografária: a que tem garantia sobre bens imobiliários.
Dívida solidária: aquela cuja importância total pode ser exigida de qualquer um dos co-devedores, em conjunto ou separadamente, ficando todos desonerados, se um deles efetuar o pagamento. Dívida vitalícia: conjunto de pensões e outros encargos a que o Estado se acha obrigado, durante a vida dos beneficiários.
Pagar sua dívida a DEUS, ou à NATUREZA: morrer. (página 620).
Observações do escriba:
1ª – Caramba! E eu lá sabia que existia tanto tipo de dívidas assim. Puxa vida! Cheguei à conclusão que vida de contador não é moleza não.
2ª – Pois bem. Todas essas dívidas o Partido dos Trambiqueiros (PT) estão me devendo. E vão ter de me pagar na Lei, na Marra ou na Bala. Esse negócio de na Marra ou na Bala não é muito do meu feitio. Pra sorte de um petista em especial.
Por isto vou recorrer à primeira instância, ou seja, à Justiça. Mas, qual Justiça? Existem duas Justiças. A Justiça dos homens e a Justiça de DEUS. Como não tenho DINHEIRO para pagar à Justiça dos homens, vou recorrer à Justiça DIVINA. DEUS me fará JUSTIÇA!
3ª – Está lá escrito no dicionário: Pagar sua dívida a DEUS, ou à NATUREZA: morrer. No caso dos petistas eles vão pagar as suas dívidas à outra entidade sobrenatural, pois o desgoverno do Partido dos Trambiqueiros (PT) não acredita em DEUS e não respeitam a NATUREZA.
Para quem não sabe, lá no CÉU, também chamado de PARAÍSO, existe um quintal, que apelidamos de “quintal CELESTIAL”. Após a morte, é para lá que são encaminhadas as pessoas que cometem pequenos pecados. Os que não cometem pecados ocupam os BENDITOS quartos CELESTIAIS ou os BENDITOS salões CELESTIAIS.
Dia desses, andei conversando com São Pedro sobre as patifarias dos petistas. São Pedro foi taxativo: - Se depender de mim, nem no QUINTAL CELESTIAL esses filhas da puta entram...
Fiquei com os olhos esbugalhados! - Questionei São Pedro. – Mas São Pedro, o senhor usando palavrões? – Meu filho, não usei palavrões. - Usei apenas uma força de expressão. – De mais a mais, DEUS neste momento está tirando uma soneca. ELE não ouviu nada...
- Mas... – São Pedro me interrompeu de imediato. – Eu sei que você acredita em DEUS, eu sei que você gosta de DEUS e eu também sei que você respeita DEUS. – E você deve saber que eu conheço DEUS bem antes de você. – Não me questione mais!
- Abaixei a cabeça e olhei para os surrados botões de minha camisa. – Bem baixinho murmurei, “silenciosamente” para os meus botões – São Pedro é quem tem as chaves das portas do CÉU. Os botões então disseram telepaticamente. - Fique com a boca calada senão você não entra no PARAÍSO. Eu não fiquei apenas calado. Eu fiquei completamente mudo!
Divina – nada consta no dicionário. Observação: Acho que o dicionário é comunista...
DIVINAL – (latim divnale) – 1. Divino. 2. Excelente, sublime. Muito bom. (página 620).
Divina-pastorense – 1. Relativo à Divina Pastora, cidade e município de Sergipe. 2. Pessoa natural desse município. (página 620).
DIVINDADE – (latim divinitate). 1. Qualidade de DIVINO. 2. NATUREZA DIVINA. 3. Essência DIVINA. 4. Pessoa ou coisa divinizada. 5. Mulher formosa; deidade. 6. Mitologia DEUS ou DEUSA do paganismo. (página 620).
DIVINO - (latim divinu). 1. De DEUS ou a ELE concernente. 2. Proveniente de DEUS. 3. Consagrado a DEUS. 4. Inspirado por DEUS. 5. Sobrenatural. 6. Excelente, magnífico, perfeito, sublime. 7. Designativo que se dá ao Espírito Santo, nas festas populares. 8. DIVINDADE. 9. Coisas sagradas. (página 620).
Dogma – (grego dogma, pelo latim). 1. Ponto ou princípio de fé definido pela Igreja. 2. Conjunto das doutrinas fundamentais do cristianismo. 3. Cada um dos pontos fundamentais de qualquer crença religiosa. 4. Fundamento ou pontos capitais de qualquer sistema ou doutrina. 5. Proposição apresentada como incontestável e indiscutível. (página 623).
Dogmática – (latim dogmatica). 1. Parte de uma CIÊNCIA que tem por objeto os seus fundamentos. 2. Conjunto dos dogmas de uma RELIGIÃO. (página 623).
Dogmático – 1. Relativo a dogma. 2. Conforme a um dogma. 3. Decisivo. 4. Que se pretende impor com autoridade; autoritário, sentencioso. 5. Pedantesco. 6. Aplica-se ao filósofo que professa o dogmatismo. Sectário do dogmatismo. (página 623).
Dogmatismo – (latim dogamatismu). 1. Conjunto das proposições que se têm por princípios inegáveis num sistema: Dogmatismo de Spencer (filósofo inglês). 2. Atitude presunçosa dos que querem que sua doutrina ou suas afirmações sejam tidas por verdades inconcussas. 3. Atitude sistemática para crer, afirmar ou negar categoricamente. 4. Escola filosófica oposta ao cepticismo. (página 623).
Dogmatista – (latim dogmatiste, grego dogmatistes). 1. Pessoa sectária do dogmatismo. 2. Pessoa autoritária em duas idéias. (página 623).
Dogmatologia – (grego dogma, matos + logo + ia). Tratado dos dogmas. (página 624).
Dólar – (inglês dollar). 1. Unidade monetária básica, dividida em 100 centavos, dos seguintes países: Estados Unidos da América do Norte, Canadá e Libéria, símbolo $; Etiópia, símbolo $Eth; Hong-Kong, símbolo HK$; Malásia, símbolo M$ ou Mal$; Singapura (escrita chinesa). 2. Moeda ou cédula que representa um dólar. Plural: dólares. (página 624).
Dolarismo – 1. Preponderância do dinheiro. 2. Plutocracia. (página 624).
Dúvida – (de duvidar). 1. Ato ou efeito de duvidar. 2. Incerteza acerca da realidade de um fato ou da verdade de uma asserção. 3. Dificuldade para de decidir; hesitação. 4. Dificuldade em acreditar; cepticismo, descrença. 5. Objeção: Opôs dúvidas. 6. Discussão, questão, altercação. 7. Suspeita. Antônimos (acepção 2): certeza, convicção. – Dúvida metódica, Filosofia: Método da Filosofia cartesiana que consiste em pôr em dúvida tudo que se admitiu anteriormente e só aceitar como verdadeiro o evidente, a fim de fundamentar o conhecimento em bases certas (A. Cuvillier).
Estar em dúvida: Estar indeciso; não ter certeza. Não há duvida!: Fique descansado! Pode ficar tranquilo! Não tem duvida!: Isso não quer dizer nada! Isso não tem importância! Pôr em dúvida. Exprimir suas dúvidas quanto à veracidade de uma afirmação ou de um fato. Por via das dúvidas: Por cautela. (página 632).
Observação do escriba: Por via das dúvidas, terminamos o presente texto.
A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.
Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), domingo, 10 de abril de 2016.
Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.
Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 620, 623, 624 e 632 – (I e II volumes). (3) – Outras fontes.