A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO?" - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo - 5ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

5ª parte.

CÓSMICO – (grego Kosmikos). – 1. Pertencente ou relativo ao UNIVERSO, ao COSMO. 2. ASTRONOMIA. – Diz-se do nascimento e do ocaso simultaneamente com o do SOL. 3. Diz-se da matéria espalhada no COSMO e de que se formam os ASTROS. (página 499).

COSMO – (grego kosmos). 1. O UNIVERSO, a NATUREZA, considerada como um todo organizado e harmonioso. 2. – Expressa a idéia de mundo, UNIVERSO: COSMOGONIA, COSMOGRAFIA. (página 499).

COSMOGONIA – (COSMO + gono + dia). 1. Criação ou origem do UNIVERSO, especialmente como objeto de ESTUDO ou de ESPECULAÇÃO. 2. Cada uma das diferentes TEORIAS FILOSÓFICO-RELIGIOSAS, criadas pelo HOMEM, através dos tempos, que pretendem explicar a origem do UNIVERSO. 3. ASTRONOMIA. Estudo da origem e desenvolvimento do UNIVERSO e dos seus componentes. (página 499).

COSMOGRAFIA – (COSMO + grafo + ia). ASTRONOMIA – 1. Descrição geral do UNIVERSO. 2. Livro que trata desse assunto. (página 499).

CRENÇA – (latim credentia). 1. Ato ou efeito de CRER. 2. FÉ RELIGIOSA. 3. Opiniões que se adotam com FÉ e CONVICÇÃO. 4. Crédito diplomático. Antônimo. (acepções 1, 2 e 3): descrença. (página 506).

Crendeirice – (crendeiro + ice). Qualidade de crendeiro. (página 506).

Crendeiro – 1. Que, ou aquele que crê em absurdos ou abusões ridículas. 2. Simplório. (página 506).

Crendice – Crença absurda ou ridícula; crendeirice. (página 506).

CRISTÃO – (latim christianu). 1. Que professa o cristianismo. 2. Conforme ao cristianismo, ou a ele relativo. 3. Familiar. Claro, conveniente, próprio, razoável: Compostura cristã. 4. Sectário do cristianismo. 5. Ente, pessoa. Feminino: cristã. Plural: cristãos. Cristão-novo: judeu convertido do judaísmo à fé cristã. Cristão-velho: cristão que nunca foi judeu. (página 511).

CRISTIANISMO – (latim christianu + ismo). 1. Doutrina de Cristo. 2. RELIGIÃO de Cristo. 3. Conjunto das confissões RELIGIOSAS com base nos ensinamentos de Jesus Cristo. 4. Moral fundada no preceito de amor a DEUS sobre todas as coisas, e ao próximo ou a todos os homens, como criaturas de DEUS: o cristianismo é o fundamento da civilização moderna. (páginas 511 e 512).

CRISTO – (latim Christu, nome próprio). 1. RELIGIÃO. Aquele que é ungido do Senhor. 2. RELIGIÃO. Imagem de JESUS CRISTO. 3. Popular. A vítima de enganos, ardis ou maus tratos. 4. Posição em que o ginasta se mantém nas argolas, com os braços abertos horizontalmente. Bancar o Cristo: Expiar, pagar pelos outros. Ser o Cristo: Ser a vítima que paga as faltas dos outros. (página 512).

Cristocêntrico – 1. Que tem Cristo como centro. 2. Que considera Cristo como o centro da história do UNIVERSO. (página 512).

Cristocentrismo – Colocação de Cristo no centro do pensamento ou de um sistema teológico. (página 512).

Observações do escriba:

1ª – Diante do que foi exposto acima, iremos recorrer ao dicionário para saber o que é o UNIVERSO.

2ª – Posteriormente, para adiantar e facilitar o nosso atual trabalho, iremos recorrer à querida Wikipédia.

UNIVERSO – (latim universu). UNIVERSAL, geral, todo, inteiro. 1. CONUNTO DE TODAS AS REALIDADES CRIADAS; mundo. 2. Conjunto de todos os sóis, planetas, satélites, astros e asteroides do espaço; COSMOS. 3. A terra habitável; o PLANETA TERRA. 4. Toda a sociedade; TODO O GÊNERO HUMANO. 5. Um todo composto de partes, harmonicamente dispostas. – UNIVERSO em expansão, Física: - Expressão designativa do aumento, pelo menos aparente, das distâncias que separam os corpos do UNIVERSO. UNIVERSO. -ilha, ASTRONOMIA: - Galáxia, que não seja o sistema da Via Láctea; supergaláxia. (página 1780).

Observações do escriba:

1ª – Chamamos a atenção dos leitores para duas definições mencionadas: a) – Todas as realidades CRIADAS. b) Todo o GÊNERO HUMANO.

2ª – Nossas reflexões objetivam esclarecer a origem dos seres humanos e a origem do UNIVERSO.

3ª – Eu já disse para uma pessoa: 1º - O SOL NASCE TODOS OS DIAS. 2º - O SOL NASCE PARA TODOS OS SERES HUMANOS. 3º - O SOL TAMBÉM NASCE PARA TODAS AS "CRIATURAS" EXISTENTES NO PLANETA TERRA, sejam elas do REINO ANIMAL, do REINO VEGETAL ou do REINO MINERAL.

4ª – Antigamente filósofos e religiosos se dedicavam a estudar a origem dos seres humanos, a origem de outras espécies e a origem do UNIVERSO.

5ª – Mais recentemente, e, até os dias atuais, tais estudos são desenvolvidos com maior intensidade, por físicos, astrofísicos e astrônomos.

6ª – Filósofos, religiosos, físicos, astrofísicos, astrônomos e outros cientistas, todos eles – a não ser que surjam provas em contrário – eram ou são seres humanos, e, portanto são feitos de carne e de ossos. E mais, todos os seres humanos são mortais, mesmo porque não existe a imortalidade.

7ª – Aqui fica um ponto de interrogação: - Existe vida após a morte? Ou, se preferirem: - Existe vida depois da morte? Aceito sugestões filosóficas, religiosas e científicas. Principalmente a científica, com a devida comprovação científica que seja indiscutível, inquestionável, irrefutável, etc.

8ª – Brasil 2 X 2 Paraguai. Bola pra frente. Ou bola pra trás...

UNIVERSO.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Antes de falar sobre o UNIVERSO, a Wikipédia faz um alerta. Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a INCONSISTÊNCIAS e/ou dados de CONFIABILIDADE DUVIDOSA. Este artigo está para revisão desde janeiro de 2015.

Universo é tudo o que existe FISICAMENTE, a totalidade do ESPAÇO e TEMPO e todas as formas de MATÉRIA, incluindo todos os PLANETAS, ESTRELAS, GALÁXIAS e os componentes do ESPAÇO INTERGALÁCTICO.

O termo UNIVERSO pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o COSMO, o mundo ou a NATUREZA.

O UNIVERSO observável tem de raio cerca de 46 bilhões de anos-luz. A observação CIENTÍFICA do UNIVERSO levou a inferências de suas fases anteriores. Estas observações sugerem que o UNIVERSO é governado pelas mesmas leis FÍSICAS e constantes durante a maior parte de sua extensão e história.

A teoria do BIG BANG (ou Big Bang) é o modelo COSMOLÓGICO prevalente que descreve como o UNIVERSO evoluiu desde os primeiros 10-44 segundos (TEMPO de PLANCK) até hoje.

Calcula-se que se passaram 13,798 (± 0,037) bilhões de anos desde o Big-Bang.

Observações de supernovas têm mostrado que o UNIVERSO está se expandindo a uma velocidade acelerada.

O UNIVERSO conhecido contém aproximadamente 100 bilhões de galáxias, reunidas em grandes grupos e separadas por vastos espaços vazios.

Os espaços vazios do UNIVERSO podem estar repletos de MATÉRIA ESCURA, de NATUREZA AINDA DESCONHECIDA.

A forte atração gravitacional dessa grande quantidade de matéria é capaz de inverter a expansão do UIVERSO e comprimi-lo totalmente no Big Crunch.

De acordo com o modelo CIENTÍFICO vigente, conhecido como Big Bang, o UNIVERSO surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a MATÉRIA e ENERGIA do UNIVERSO observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada ERA de PLANCK.

A partir dessa era, o UNIVERSO vem-se expandindo, possivelmente em curtos períodos (menos que 10−32 segundos) de inflação CÓSMICA.

Diversas medições experimentais independentes apoiam teoricamente tal expansão e a teoria do Big Bang.

Esta expansão tem-se acelerado por ação da ENERGIA ESCURA, uma força contrária à gravidade que está agindo mais que esta, devido ao fato das dimensões do UUNIVERSO serem grandes o bastante para dissipar a força gravitacional.

Porém, devido ao escasso conhecimento a respeito da ENERGIA ESCURA, é ainda pequeno o entendimento do fenômeno e sua influência no destino do UNIVERSO.

Há alguns anos, a sonda WMAP coletou dados que levaram à determinação da Idade do UNIVERSO em 13,73 (± 0,12) bilhões de anos.

Entretanto, com base em dados coletados pelo satélite PLANCK, as interpretações de observações astronômicas indicam que a idade do UNIVERSO é de 13,82 bilhões de anos, e seu diâmetro é de 93 bilhões de anos-luz ou 8,80 ×1026 metros.

De acordo com a teoria da relatividade geral, o espaço pode expandir-se a uma velocidade superior à da luz, embora possamos ver somente uma pequena fração da matéria visível do UNIVERSO devido à limitação imposta pela velocidade da luz.

É incerto se a dimensão do espaço é finita ou infinita.

Trezentos mil anos depois do Big Bang, teriam surgido átomos de matéria.

As formas de vida teriam aparecido 11,2 bilhões de anos depois.

Etimologia, sinônimo e definição.

Ver também: COSMO e NATUREZA.

A palavra UNIVERSO deriva do francês antigo UNIVERS que por sua vez deriva do latim universum.

A palavra latina foi usada por CÍCERO e posteriormente por outros autores com o mesmo sentido que é usada atualmente.

A palavra latina é derivada da contração poética Unvorsum — usada primeiramente por LUCRÉCIO no Livro IV (linha 262) de seu De rerum natura (Sobre a Natureza das coisas) — que conecta un, uni (a forma combinada de unus, ou "one") com vorsum, versum (um substantivo derivado do particípio passivo perfeito de vertere, que significa "algo rodado, rolado ou mudado").

LUCRÉCIO usou a palavra com o sentido "tudo em um só, tudo combinado em um".

“Foto: Captulação artística (exagerada) de um pêndulo de FOUCAULT mostrando que a Terra não é fixa, mas gira”.

Uma interpretação alternativa de unvorsum é "tudo girando como um" ou "tudo girando através de um".

Nesse sentido, pode ser considerada a tradução de uma palavra para UNIVERSO no grego antigo, περιφορα, "algo transportado em um círculo", originalmente utilizada para descrever o percurso de uma refeição, a comida sendo carregada em torno de um círculo de mesas.

Esta palavra grega refere-se a um modelo grego antigo do UNIVERSO, onde toda matéria está contida dentro de esferas giratórias centradas na Terra.

De acordo com ARISTÓTELES, a rotação da esfera ultraperiférica era responsável pelo movimento e mudança de tudo.

Era natural para os gregos assumirem que a TERRA era estacionária e que os céus giravam sobre a ela, porque cuidadosas medidas ASTRONÔMICAS e FÍSICAS (como o pêndulo de FOUCAULT) seriam necessárias para provar o contrário.

Observação histórica.

Ao longo da história, várias COSMOLOGIAS e COSMOGONIAS têm sido propostas para explicar as observações do UNIVERSO.

O primeiro modelo geocêntrico quantitativo foi desenvolvido pelos gregos antigos, que propunham que o UNIVERSO possuiria espaço infinito e teria existido eternamente, mas conteria um único conjunto de círculos concêntricos esferas de tamanho finito - o que corresponderia a estrelas fixas, o Sol e vários planetas – girando sobre uma esfera mas imóvel Terra.

Ao longo dos séculos, observações mais precisas e teorias mais avançadas levaram ao modelo heliocêntrico de COPÉRNICO e ao modelo NEWTONIANO do Sistema Solar.

Outras descobertas na ASTRONOMIA levaram à conclusão de que o SISTEMA SOLAR está contido em uma GALÁXIA composta de bilhões de ESTRELAS, a VIA LÁCTEA, e de que outras GALÁXIAS existem fora dela.

Estudos cuidadosos sobre a distribuição dessas GALÁXIAS e suas raias espectrais contribuíram muito para a COSMOLOGIA moderna.

O descobrimento do desvio para o vermelho e da radiação CÓSMICA de fundo em micro-ondas revelaram que o UNIVERSO continua se expandindo e que aparentemente teve um princípio.

Subdivisões.

O UNIVERSO subdivide-se em superaglomerados de GALÁXIAS, que são um enorme grupo de GALÁXIAS que se mantêm relativamente próximas uma das outras devido à ação da gravidade.

Depois vem os aglomerados de GALÁXIAS, que são partes menores desse superaglomerado.

O nome do aglomerado onde a VIA LÁCTEA se encontra chama-se GRUPO LOCAL.

Este grupo contém diversas GALÁXIAS, sendo a VIA LÁCTEA e ANDRÔMEDA as maiores.

Já na subdivisão da VIA LÁCTEA, podemos encontrar tudo que nos é mais familiar: estrelas, planetas, luas, asteróides etc.

“Foto: O local da Terra no UNIVERSO: Terra -> Sistema Solar -> Vizinhança Estelar -> VIA LÁCTEA -> Grupo Local -> Superaglomerado de Virgem -> Superaglomerados Locais -> UNIVERSO Observável.”

Futuro.

O UNIVERSO encontra-se em expansão. Observações feitas nas últimas décadas indicam que o UINIVERSO não só está se expandindo, como essa expansão está acelerando.

CIENTISTAS chamam essa ENERGIA MISTERIOSA que acelera o UNIVERSO de ENERGIA ESCURA.

Observações do escriba:

1ª – Não sou cientista, físico, astrofísico, astrônomo, cosmólogo, cosmonauta ou astronauta. Nem pretendo ser.

2ª – Se certos cientistas estão atrás de uma ENERGIA misteriosa chamada de ENERGIA ESCURA, o problema é deles.

3ª – Como um simples médico, minha caminhada é em direção aos trabalhos dos médicos Dr. WILHELM REICH e do médico Dr. LUIZ MOURA, pois, estou atrás de uma ENERGIA misteriosa chamada ENERGIA ORGÔNICA, ENERGIA VITAL ou ENERGIA da VIDA.

4ª – Que os astrônomos fiquem com sua misteriosa ENERGIA ESCURA. Eu fico com a minha misteriosa ENERGIA VITAL. Cada macaco em seu galho. E ponto final.

Ao longo de bilhões de anos, as GALÁXIAS mais distantes de nós estarão cada vez mais afastadas a ponto de se tornarem invisíveis.

Observações do escriba:

1ª - Na Wikipédia são encontradas 22 referências sobre o assunto UNIVERSO.

2ª - E três ligações externas relacionadas logo abaixo.

Ligações externas.

• Astronomia e Astrofísica - UFRGS.

• UNIVERSO.

• Teorias correntes sobre o Big Bang.

Categorias:

• COSMOLOGIA.

• AMBIENTE.

Outras observações do escriba:

1ª – O estudo do UNIVERSO, segundo a Wikipédia, é colocado nas categorias: COSMOLOGIA e AMBIENTE.

2ª – COSMOLOGIA? Tudo bem. Mas, AMBIENTE? Qual AMBIENTE? Se for o AMBIENTE UNIVERSAL as coisas ainda estão boas. Todavia o AMBIENTE no PLANETA TERRA está uma “boa” desordem. É poluição de todos os tipos e para todos os lados. Ou por outra, é uma verdadeira destruição mundial.

3ª – Recomendo aos leitores, a título de reflexão e relaxamento, ouvir as músicas de Roberto Carlos, “O Progresso” e “O Ano Passado”. Após concluir o presente texto, o escriba vai ouvir mais uma vez, as duas músicas. É uma relaxante MUSICOTERAPIA. Pelo menos para mim.

4ª – No texto da Wikipédia são mencionadas as seguintes personalidades: Planck, Cícero, Lucrécio, Foucault, Aristóteles, Copérnico, Isaac Newton, Hubble, Makler, Einstein, Kenneth Chang e Charles Lineweaver (estes três últimos entre as referências). Como não tenho muitos pendores para me tornar um cosmonauta, as biografias deles passa para um segundo plano. Mas, os leitores fiquem à vontade.

5ª – No texto da Wikipédia, aparecem com certa frequência as expressões: Big Bang, COSMO, COSMOS, Constante COSMOLÓGICA, Expansão CÓSMICA, COSMOGONIA, ENERGIA escura, Gravidade, Força Gravitacional, Força da Gravidade, VIA LÁCTEA, GALÁXIA e, naturalmente, UNIVERSO.

6ª – Também a Wikipédia nos apresenta: Portal da Astronomia, Portal da COSMOLOGIA e Portal do Sistema Solar. Eu, por minha contra, acrescento Portal da NATUREZA.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quarta-feira, 30 de março de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 499, 506, 511, 512 e 1780 – (I e III volumes). (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.