Os atuais cristãos adoram um único Deus? * Cláudia Scátola
A BÍBLIA ENSINA QUE OS VERDADEIROS ADORADORES, ADORARIAM O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE. MAS O QUE É A VERDADE?
Ao longo da minha vida em cristo percebi muitos cristãos contemporâneos baterem no peito e afirmarem que adoram um único Deus, contudo afirmam que quando chegarem no céu vão encontrar um velho (Deus pai, um homem jovem ( Jesus) e uma pomba ( espírito santo). Este pensamento de acordo com a bíblia é verdadeiro?
A bíblia afirma que o Apóstolo João quando estava na ilha de Patmos teve uma visão e viu apenas um trono e um ser que estava assentado "e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre ele" (APOCALIPSE 4:2). Mas se João viu apenas um trono, como vários cristãos na atualidade dizem que veem três tronos e três pessoas totalmente distintas?
A teologia trinitária argumenta que o ser divino é composto por três pessoas totalmente distintas mas no entanto formam um único Deus. Bem um quadrado pode ser um circulo ou um círculo pode ser quadrado? claro que não. Da mesma forma não podemos adorar um único Deus, e adora-lo de forma trina. Jesus ensinou para os seus discípulos que ele e o pai eram um. Em colossenses 2:9 diz que "toda a plenitude da divindade habitava corporalmente nele". Deus é espírito e não poderia vim a terra morrer por nós então si fez carne e habitou entre nós. Felipenses 2: 6, 7 "o qual substindo em forma de Deus, não considerou um ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo". O amor de Deus é bem maior de que muitos imaginam, pois ele mesmo veio a humanidade para nos resgatar do pecado, como fala em atos 20:28 que Deus resgatou sua igreja com seu próprio sangue.
Quando a bíblia menciona filho ela quer dizer a humanidade de Jesus, pois no antigo testamento essa expressão não existia pois ela teve começo em seu nascimento e terá um fim após o milênio. Jesus foi a mais bela forma de aparição que Deus se apresentou a humanidade. Quem tem o filho consequentemente tem o pai, ou seja, quem aceita o sacrifício que jesus fez na cruz, aceita que ele realmente é Deus.
Todos os apóstolos criam que Jesus era o único Deus das escrituras tanto é que quando Jesus falou que eram para eles batizarem em nome do pai, filho e espírito santo, todos eles, inclusive Paulo que veio depois batizaram as pessoas em nome de Jesus, pois todos compreendiam que o termo pai, filho e espírito são manifestações de um único Deus. Note que Jesus deu a ordem de batizar em nome do pai, filho e espírito santo, não pediu para repetir esses termos, tanto o é que os apóstolos compreenderam qual era esse nome que deveria ser invocado:
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo" Atos 2:38
"(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus)."Atos 8:16
"Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus"
Atos 19:4-5
Ao questionar sobre essa formula batismal muitos trinitarianos confessam que é certo esse batismo, mas porque não batizam seus membros? Sabe porque? Porque se eles fizerem isto tem que dar o braço a torcer que o nome do pai, filho e espírito santo é Jesus, sendo assim só haverá um ser na deidade, acabando com a teoria da trindade.
Em Bloggers de " pregadores famosos" costumo lê que os apóstolos estavam errados quando batizaram em nome de Jesus, mas como se a bíblia diz que todos os escritores foram divinamente inspirados? se eles estavam errados então toda a bíblia é uma fraude, pois Jesus não deixou nada escrito, todos os textos foram escritos por seus discípulos.
Ainda falando sobre a divindade de Cristo vejam a pergunta de Felipe a Cristo:
"Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?
As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras" (João 14:8-11). Notem que Jesus responde com precisão o questionamento de Felipe acerca de quem seria o pai.
Conforme em colossenses 2:9 tudo o que era divino habitava no corpo de Jesus. Isto é, o ser divino conhecido como Deus, morava dentro do Messias Jesus Cristo. É por isso que Cristo diz que ele e o pai são um, a natureza humana e a divina estavam juntas. Assim como somos compostos por corpo, alma e espírito, não significando que somos três pessoas distintas. " Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num" (1 João 5:7-8). Que versículo esclarecedor, vejam que aqui na terra somos compostos por três substâncias, mas somos apenas um ser. O mesmo acontece com o Deus do universo. Logo no versículo 11 cristo salienta que Felipe cresse pelo menos por causa das obras, pois Jesus perdoou pecados, sendo este, um atributo divino.
Se Jesus é filho de Deus, e o espírito santo é a terceira pessoa da trindade, então há um equivoco, pois quem gerou Jesus foi o espírito santo, vejam:
"E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo" Mateus 1:20. Sendo assim quem é o pai de Jesus é o espírito santo e não o Deus pai.
Outro ponto interessante é a questão da hierarquia trina. Se Jesus é o Deus filho, então provavelmente ele foi criado pelo pai, pois ninguém adquire esse titulo sem se originar do pai. Mas a bíblia diz que Jesus não tem começo nem fim, "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro" Apocalipse 22:13. Também foi através dele que o universo foi formado "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:1-3).
Esse termo filho antes do nascimento do menino Jesus não existia, pois essa expressão diz respeito a humanidade de cristo, tanto o é que no novo céu e nova terra não haverá essa expressão "E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho" Apocalipse 21:6-7
Em muitos debates os trinitarianos argumentam que somos seitas por reverenciar a Jesus como único ser divino, mas a bíblia diz o seguinte "Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai" (1 João 2:23). Automaticamente quem confessa o filho tem o pai, como ser chamados de heréticos aqueles que invocam o bom nome de Jesus? Então os apostolos assim o eram pois tudo que faziam por palavras ou por obras faziam em nome de Jesus "E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Colossenses 3:17).
SE TIVEREM QUESTÕES POR FAVOR COMENTEM, QUE RESPONDEREI COM PRAZER!
Jesus é tudo que o cristianismo precisa!!!!! POIS EM NENHUM OUTRO NOME HÁ SALVAÇÃO DADO ENTRE OS HOMENS!!!!
Referências
BORGES, Amauri José. Revelação: ensina a bíblia duas doutrinas conflitantes? Curitiba,2002.
* Cláudia Scátola Lira de Oliveira, Graduada em Serviço Social, pregadora do evangelho e estudante da Biblia. Contato: claudiascatola13@hotmail.com
face: https://www.facebook.com/claudiascatola
Instagram: claudiascatola1313
Youtube: Claudia Scátola