A LIBERDADE... (...). "O Que significa DEÍSMO?" - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo. - 2ª parte.
AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...
Artigo Extra.
Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.
2ª parte.
Confesso com muita sinceridade aos leitores que nunca fui muito RELIGIOSO. Todavia, herdei um pouco de RELIGIOSIDADE da minha saudosa mãe, ela sim, extremamente RELIGIOSA e ligada à chamada RELIGIÃO católica. Aqui, eu não estou apenas dizendo que ela era católica. Eu estou afirmando peremptoriamente!
Como nossa residência era próxima à Igreja Matriz, - a chamada Catedral Metropolitana -, e, seguindo o exemplo dela, eu e vários dos meus irmãos também frequentávamos a referida Igreja, quase sempre aos dias de domingo. Na grande maioria das vezes eu ia pela tarde, e geralmente eu ia sozinho. Na verdade eu não ia REZAR. Eu ia paquerar a brotolândia. Mas, aí é outra história...
Após a leitura do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, que, diga-se de passagem, é extremamente bem escrito e altamente esclarecedor, fiz um desafio a mim mesmo: Vou-me aprofundar no assunto.
Peguei o meu querido e velho dicionário de português e, como quase sempre costumo fazer, irei começar pelo começo, e, portanto, por ordem alfabética. Vamos ver o que vai acontecer.
AGNOSTICISMO – (a + gnóstico + ismo). Filosofia. 1. Qualquer doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a NATUREZA última das coisas. 2. Doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a DEUS e a origem última do UNIVERSO. (página 72).
Agnóstico – 1. Pertencente ou relativo ao AGNOSTICISMO. 2. Partidário do AGNOSTICISMO. 3. O que ignora ou aparenta ignorar tudo quanto não caia sob o domínio dos sentidos. (página 72).
Alcorão – (árabe al-kuran) – 1. Livro sagrado que contém as doutrinas de Maomé. 2. RELIGIÃO maometana. (página 87).
Anjo – (latim angelu) – 1. Teologia. Ente puramente espiritual, dotado de personalidade própria, superior ao homem e aos demais seres terrenos, segundo algumas RELIGIÕES. 5. Anjo da guarda: a) - Espírito celestial que, segundo a crença católica, vela pela pessoa de cada cristão; b) – Pessoa que nos tem afeição e nos dirige e defende moral ou fisicamente. (página 141).
ATEÍSMO – (ateu + ismo). Doutrina dos ateus; AGNOSTICISMO, descrença. Antônimo: DEÍSMO. (página 214).
Ateísta – Quem nega a existência de DEUS; agnóstico, ateu. Que tem caráter de ATEÍSMO. (página 214).
Ateístico – 1. Concernente aos ATEÍSTAS ou ateus. 2. Pertencente ao ATEÍSMO. (página 214).
Ateu – (grego atheos). Indivíduo que não crê na existência de DEUS; ATEÍSTA. Feminino: Ateia. Antônimo: DEÍSTA. (página 216).
Bíblia – (grego biblia). 1. Conjunto dos livros sagrados do Antigo e Novo Testamento, aceitos pelas igrejas cristãs como REVELAÇÃO da palavra de DEUS. 2. Popular. Protestante. (página 273).
Catolicidade – (católico + dade). 1. Caráter da Igreja Católica. 2. Qualidade de ser católico. 3. Conformidade com o catolicismo. 4. A totalidade dos povos que professam a RELIGIÃO católica. (página 381).
Catolicismo – (católico + ismo). 1. A fé ou a RELIGIÃO católica. 2. O povo católico. 3. UNIVERSALIDADE da RELIGIÃO católica. (página 381).
Católico – (grego katholikos, pelo latim). 1. UNIVERSAL. 2. Pertinente à RELIGIÃO católica. 3. Que professa o catolicismo. 4. Familiar - São e perfeito. 5. O que segue a RELIGIÃO católica. 6. Primaz da Igreja Armênia e de outras igrejas asiáticas. (página 381).
Católico-apostólico – RELIGIÃO. 1. Relativo ou pertencente a uma seita cristã, fundada por volta de 1832, e chamada por seus adeptos de Igreja Católica Apostólica. Era organizada hierárquica e liturgicamente no sentido católico, com elementos litúrgicos anglicanos, acreditava na breve volta de Cristo e queria reinstituir os antigos cargos de apóstolos, profetas, evangelistas etc. Difundira-se principalmente na Inglaterra e na Alemanha; irvingiano. 2. Adepto da Igreja Católica Apostólica. (página 381).
Cepticismo – 1. Qualidade de quem é céptico. 2. Doutrina filosófica dos que duvidam de tudo e afirmam não existir a verdade, que, se existisse, seria o homem incapaz de conhecê-la. 3. Estado de quem duvida de tudo; pirronismo. Var.: ceticismo. (página 393).
Céptico – (grego sheptikos). Diz-se daquele que segue o cepticismo. 2. Que duvida de tudo que não está provado de modo evidente. 3. Descrente. 4. Partidário do cepticismo. 5. Aquele que duvida de tudo que não está provado de maneira evidente. 6. Indivíduo descrente. Antônimo: crente. Var.: cético. (página 393).
Observações do escriba:
A – Considerações sobre o AGNOSTICISMO.
1ª – No dicionário, imediatamente antes do vocábulo AGNOSTICISMO, existe a palavra agnosia (página 72). O que é agnosia? (grego agnosia). Medicina. Perturbações intelectuais que impedem que o doente compreenda a NATUREZA das coisas, a significação de um fenômeno, a utilidade de um objeto, embora os seus órgãos e vias sensoriais fiquem intactos, permitindo a percepção simples. A palavra teria sido “criada” para atacar o AGNOSTICISMO?
2ª – Segundo o dicionário, o AGNOSTICISMO faz parte da Filosofia. Qual ou quais os motivos que o impede de ser estudado pelos RELIGIOSOS, pela RELIGIÃO, e, por conseguinte pela Teologia? Lembrando que a Teologia é uma CIÊNCIA que se ocupa de DEUS e de seus atributos e perfeições. (página 1683).
Consta no bendito dicionário: O AGNOSTICISMO é uma doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a DEUS. Acontece que DEUS é perfeito, e pode muito bem conhecer, ou querer conhecer os AGNÓSTICOS. Ouvi uma poderosa voz UNIVERSAL que me disse: Junta os religiosos e filósofos de novo, e o problema será resolvido.
3ª – Na etimologia da palavra AGNOSTICISMO consta: (a + gnóstico + ismo). E o que é gnóstico? Gnóstico – (grego gnostikos). 1. Relativo ao gnosticismo. 2. Sectário do gnosticismo. (página 873).
E o que é gnosticismo? Gnosticismo (gnóstico + ismo). Filosofia – Movimento sincretista religioso-filosófico da Antiguidade, que pretendia salvar o homem por um conhecimento especial.
Penetrando o cristianismo, absorveu várias de suas doutrinas, rejeitando outras. Constituiu aí diversas seitas heréticas que representaram séria ameaça à ortodoxia nos séculos II e III. (página 873).
Ora bolas! Isto foi no século II e III. Estamos no século XXI. Deus já autorizou a mudança de tudo, e hoje em dia ele adora os GNÓSTICOS e os AGNÓSTICOS.
B) – Considerações sobre o ATEÍSMO.
Mais uma vez uma poderosa voz UNIVERSAL falou: Meu jovem escriba! Não se preocupe com os ateus e nem com o ATEÍSMO. Antigamente eles diziam: A RELIGIÃO é o ópio do povo. Em parte eles tinham razão.
Hoje em dia eles andam falando que o Futebol é o ópio do povo. Em parte eles também têm razão. Mesmo porque eu já tinha previsto os 7 a 1 para a Alemanha, na COPA das COPAS.
Pelo menos no Brasil, no momento, o ópio do povo é o desgoverno do PT. Diga aos ateus que eles não precisam rezar por mim. Eu rezo por eles.
Mas, uma coisa é muito importante. Vou continuar rezando muito para que eles cuidem melhor da NATUREZA. Peço aos meus amigos ateus que eles cuidem da NATUREZA no PLANETA TERRA. Do resto do UNIVERSO cuido EU. A voz sumiu. Será que ela volta?
C) – Considerações sobre os CÉPTICOS e o CEPTICISMO.
Eles continuam duvidando de quase tudo. Menos do DEÍSMO.
A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Agradável leitura, saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
Aracaju, quinta-feira, 24 de março de 2016.
Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.
Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 72, 87, 141, 214, 216, 273, 381, 393, 873 e 1683 – (I volume).