A LIBERDADE... (...). "DEUS, dívidas e DEUS". - "Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo".
AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...
Artigo Extra.
Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.
1ª parte.
Em vários de meus últimos artigos, eu tenho colocado as palavras (por ordem alfabética) Deus, dinheiro, dívidas, dólares e dúvidas.
O primeiro deles foi publicado no dia 15 de fevereiro de 2016 com o título: A LIBERDADE... (...). “Deus, dólares e dinheiro. Dólares, Deus e dinheiro. Dinheiro, dólares e Deus. Dúvidas e dívidas! Dívidas ou dúvidas?”.
O último artigo que escrevi e publiquei foi ontem (23 de março de 2016), com o título: A LIBERDADE... (...). “A AUTO-HEMOTERAPIA e a ACADEMIA NACIONAL de MEDICINA”. “DEUS, dívidas e DEUS”. Até aqui tudo bem.
Haveria de chegar o momento oportuno para esclarecer aos leitores, a razão de ser da existência de tais títulos, que, podemos adjetivá-los de “surrealistas”.
A deixa surgiu através de um comentário feito pelo talentoso Príncipe da Soledade, que reside na distante Itália. Então eu passei a ler vários artigos escritos por ele. Um deles chamou-me muito a atenção, e peço respeitosamente a ele a permissão para transcrevê-lo PARCIALMENTE. O título do artigo dele é: O Que Significa Deísmo. Vamos lá.
Antes de definir o DEÍSMO, vamos ver o que o DEÍSMO não é.
A filosofia DEÍSTA rejeita tanto o ATEÍSMO quanto o AGNOSTICISMO.
O ATEÍSMO nega com firmeza a existência de qualquer DIVINDADE afirmando, de forma que podemos definir dogmática, que a única realidade UNIVERSAL é a própria matéria.
Já o AGNOSTICISMO reconhece que qualquer tentativa de especular a respeito da existência de um DEUS é destinada ao fracasso, pois nenhum raciocínio (lógico, filosófico ou científico) é suficiente para justificar tanto a afirmação de que DEUS existe quanto a afirmação contrária.
O DEÍSMO difere também do TEÍSMO, embora os dois termos sejam frequentemente confundidos.
O TEÍSMO, em acepção mais ampla, é a crença na existência de um DEUS pessoal, presente e ativo no governo e na organização do mundo. Ou seja, DEUS se manifesta mediante a REVELAÇÃO e age por meio da PROVIDÊNCIA.
Essa é, portanto, a descrição clássica da DIVINDADE assim como ela é definida nas principais religiões monoteístas: hebraísmo, cristianismo e islamismo.
O DEÍSMO representa uma posição filosófica naturalista que acredita na organização do UNIVERSO material por uma inteligência superior (que pode ser DEUS ou não), através da razão e do livre pensamento.
No entanto, diferente do TEÍSMO, o DEÍSMO rejeita a REVELAÇÃO direta, a PROVIDÊNCIA e a TRADIÇÃO e se opõe aos dogmas encontrados nas principais religiões monoteístas.
Um dos princípios fundamentais do DEÍSMO é baseado na convicção de que ALGO ou ALGUÉM gerou o UNIVERSO físico, mas não interfere nele de maneira evidente como sugerem as religiões teístas.
Destarte, os DEÍSTAS rejeitam eventos sobrenaturais como milagres, profecias, etc..
Quanto às religiões que usam revelações divinas e livros sagrados, os DEÍSTAS, interpretam-nas como invenção de outros seres humanos, e não como fontes de autoridade, mas podem aceitá-las como inspiração moral e ética.
Ainda, os DEÍSTAS consideram que ANJOS e demônios são apenas fraquezas da mente humana que podem ser vencidas pelo raciocínio lógico; igualmente não acreditam que DEUS castigue ou premie as pessoas pelos seus atos: cada qual é responsável pelas atitudes que toma e as suas consequências.
A negação da REVELAÇÃO acarreta, como consequência imediata, a recusa de qualquer dogma e da autoridade religiosa.
Por esse motivo, nos séculos passados, os DEÍSTAS sofreram discriminações e perseguições, apesar do DEÍSMO pregar valores como o respeito para com a natureza, o próximo, as minorias e a tolerância religiosa.
Observações do escriba:
1ª - O artigo foi escrito pelo Príncipe da Soledade, e publicado no Recanto das Letras no dia 02 de fevereiro de 2016.
2ª – No próximo artigo a segunda parte. Aguardem.
A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura, pensamentos positivos e bom dia.
Aracaju, quinta-feira, 24 de março de 2016.
Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.
Fontes: (1) – Recanto das Letras – Artigo publicado pelo Príncipe da Soledade – O Que Significa DEÍSMO. (2) – Outras fontes.