Filosofia e Religião
Filosofia é a ciência que estuda a origem e a finalidade das coisas, através da observação e com o uso da razão. A Filosofia implica numa interpretação do mundo, numa análise do ser humano e da vida em geral. A Religião, em seu sentido mais profundo, é a procura de respostas, pelo Homem, a respeito da sua origem e do sentido da sua existência. Nesse aspecto ela se aproxima da Metafisica, parte da Filosofia que tem as mesmas preocupações. Por isso a Religião em seu sentido mais largo se confunde com a Metafisica ou Filosofia.
Aliás, sobre uma das grandes religiões do mundo, o Bramanismo ou Hinduísmo assim se expressou o filósofo francês Jacques Maritain:"em si mesma é filosofia ou metafisica, fruto da sabedoria humana, mas que por assim dizer, revestida dos ornamentos sagrados, desponta com atributos e força de religião". Na China, o Confucionismo e o Taoismo, fundados respectivamente por Confúcio (551 - 479 a.C.) e Lao-Tsé (nascido em 604 a.C.) foram filosofias que posteriormente se transformaram em religiões. Por sua vez o Cristianismo se apoia racionalmente na Teologia, elaborada por diversos doutores da Igreja, cuja expressão máxima foi Tomás de Aquino, autor da "Suma Teológica", a maior obra de Teologia e Filosofia da Idade Média.
Enfim, uma das diferenças básicas entre Filosofia e Religião é que a esta está ligada a ideia de Deus e a Filosofia nem tanto.