Por que ter vergonha ?

Há quem tenha vergonha de se comportar como um verdadeiro filho de Deus por causa de quem o possa estar assistindo. Quando isso acontece? E que poderá acontecer com quem assim fizer? Vejamos:

Todos que se consideram cristãos também pensam ser filhos de Deus, embora possam ter reservas e até escrúpulos quanto a certas atitudes e em algumas ocasiões. E isso acontece quase sempre ou exatamente quando deveriam mostrar quem são e o que são.

E é preocupante que, em outras ocasiões, não manifestam nenhum pudor. Pois, sem nenhum constrangimento, podem até se despir diante de estranhos e também de pessoas que recentemente conheceram. Mas quando isso acontece e por que assim acontece?

Quando alguém simpatiza com outro no sentido afetivo, e o tal não tem escrúpulos, é possível que em pouquíssimo tempo ou em tempo relativamente curto vá com o(a) tal para a cama, a fim de satisfazer a sua libido ou desejo. Assim também quando alguém vai à praia e usa vestuário minúsculo para ali estar. Neste caso não lembra de que todos os que estão no entorno veem o seu corpo, o que pode leva-los a lhe cobiçarem e até desejarem para satisfazer seus desejos irrefreáveis, carnais e perversos. Isso tem contribuído para que algumas pessoas do sexo feminino e até masculino sejam violentados e até mortos por aqueles que são considerados maníacos sexuais. E isso deveria ser motivo de pudor e prudência por parte daqueles que se tem como povo santo (separdado) e de Deus.

Por outro lado, há quem se prive de manifestar gratidão àquele que tem como pai, Deus, e deixe de agradecer o alimento que come e a água que bebe, por causa de vergonha ou porque quase ninguém mais faz isso, por ser coisa, dizem, de pessoa beata ou fanática.

Queremos dizer na oportunidade que Jesus foi reconhecido como tal por alguns discípulos seu após agradecer o alimento por ocasião da sua aparição a eles no caminho de Emaus. Foi por ele ter agradecido o alimento que eles iriam comer que os tais o reconheceram. E isso ficou para exemplo daqueles que querem andar como ele andou e nas pisadas dele.

À propósito, queremos lembrar àqueles que se tem como cristão (seguidores de Cristo) o que ele disse: “que quem se envergonhar dele e do evangelho, que ele se envergonhará do tal diante de seu pai e dos seus anjos".

Além do que, como já temos manifesto em outros textos de nossa autoria, o agradecimento pelo alimento se reveste de grande importância, já que recebe de Deus a sua bênção para que concorra para o objetivo para o qual ele deve ser usado, a saber, fortalecer o corpo do que come, bem como eliminar um mal que poderia estar oculto no alimento, como micróbios e impurezas.

Então seja grato a Deus, e não tenha vergonha de isso manifestar, como não tenha vergonha de manifestar que há luz em você. E uma luz não pode ser oculta, mas deve resplandecer, a fim de que todos vejam e sejam iluminados. Se você brilha, então não dá para se esconder. Mas se não, então é só trevas; pois, como disse Jesus, se houver alguma treva em vós, grandes trevas serão. Pense nisso!

São Luís-MA, 01/3/2016

Por Oli Prestes

Missionário