Um vírus chamado mentira
Hoje infelizmente vivemos em um mundo em que a mentira impera em todos os setores da sociedade, causando um grande estrago na vida do ser humano. A mentira é como um vírus silencioso que chega de mansinho e aos poucos vão destruindo a família, os amigos, os relacionamentos e tudo aquilo que é nobre. Hoje o mundo está alicerçado na mentira e já não se crê em mais nada e também em ninguém.
Em alguns hospitais já se encontra o tratamento para a MITOMANIA que é a compulsão de mentir, é um transtorno psicológico caracterizado por contar mentiras compulsivamente. E os resultados são pequenos, pois o problema está no caráter mal formado, que precisa ser transformado pela cruz, isto é por Jesus o Filho do Deus vivo.
Nesse artigo quero apenas explorar a mentira, vista pela ótica bíblica, pois penso que há à Bíblia responde claramente sobre esse assunto que faz parte do nosso universo diário. E quem nunca mentiu que atira a primeira pedra.
1-Algumas considerações sobre a mentira.
Todo mentiroso tem uma mente criativa para engendrar as mentiras.
A criança aprende o que vive logo todo pai mentiroso, certamente terá filho mentiroso, pois a mentira é algo normal.
Geralmente toda pessoa que mente, rouba.
Toda mentira tem perna curta.
Quando uma pessoa mente, afeta nocivamente o cérebro e todo corpo, pois é um grande exercício para elaborar uma mentira e mantê-la.
2-Alguns personagens bíblicos que mentiram a acataram a mentira e se deram mal.
Adão e Eva no Éden ouviram a voz da serpente e perderam o paraíso e com essa atitude o pecado entrou no mundo.
Sansão brincou com a mentira, abriu uma brecha em sua vida, foi traído foi Dalila e teve uma morte trágica.
Ananias e Safira foram mortos não por venderem o terreno e reter parte do dinheiro, mas por mentirem ao Espírito Santo.
3-O que diz a Bíblia sobre a mentira.
a- O diabo é o pai da mentira. João 8.44
Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira.
b- Deus abomina os lábios mentirosos. Provérbio 12.22
Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que praticam a verdade são o seu deleite.
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal: testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6.16 a 19
c- Paulo nos exorta a deixar a mentira. Efésios 4.25
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
d- O mentiroso não permanecerá na presença de Deus. Salmo 101.7
Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá antes os meus olhos.
e- A mentira é obra do velho homem sem Deus. Colossenses 3.9 e 10
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os sues feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
Em Êxodo 20.17, em um dos mandamentos deixado por Deus está escrito: Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Todo falso testemunho está ligado com a mentira, os dois andam de braços dados.
f- Os mentirosos não herdarão o reino de Deus. Apocalipse 22.15
Foram ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
Também em Apocalipse 21.7 e 8 está escrito: O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber a segunda morte.
Diante do que foi exposto chega-se a conclusão que a mentira é prejudicial a toda humanidade. Uma falha de caráter que pode ser restaurada. Para Deus mentira é pecado, e o Deus em sua infinita misericórdia, providenciou o remédio, a cura para esse mal tão danoso. E o remédio é Jesus Cristo o filho do Deus vivo.
Onde encontrar esse remédio? Ele está à destra do Pai, mais também está bem perto de todos aqueles que o querem. Ele se revela através da Bíblia e somente Ele é tem poder para curar toda a deformidade da alma.
Os passos para a libertação:
Reconhecer que é mentiroso.
Tomar decisão, eu quero deixar a mentira.
Se arrepender verdadeiramente.
Confessar a Deus a mentira como pecado.
E deixa-la definitivamente.
Conclusão: E conhecereis a verdade (Jesus), e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8.32 e 36.