O Carnaval e a Igreja
Nesse período de festa pagã, acessando alguns sites cristãos me deparei com um noticiário desagradável, trata-se de uma Igreja festejou o carnaval, acredita? E você concorda com essa mistura, carnaval gospel? Leia esse artigo e depois formule sua resposta.
O que é o carnaval? Como surgiu?
Seguindo o site Wikipedia, o carnaval surgiu a partir da implantação, no século XI, da semana santa pela Igreja Católica, a palavra carnaval está relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão “carnis vales”, que acabou por formar a palavra carnaval; “carnis” em latim significa carne e “vales” significa prazeres. Pelo surgimento do nome, já observamos que o carnaval, ou seja, os prazeres da carne são contraditórios à Bíblia (Tg 4.1; 5.5 [ARC]; 1 Jo 2.16 [ARA].
Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus (Gl 5.16-21 – ARC).
- Lascívia: Caráter de sensualidade exagerada; ou, que produz a propensão para a sensualidade, impudicícia (Dicionário da Língua Portuguesa / Wikcionário).
- Impudicícia: Falta de pudor, de moral, imoralidade, indecência (Dicionário da Língua Portuguesa).
Os cristãos verdadeiros tem uma conduta diferente que não se coaduna com os ditames das trevas. A Palavra de Deus deixa claro: Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mt 6.21-24 – ARC).
O carnaval é uma festa imprópria para o cristão, alguns cristãos querem evangelizar em pleno bloco, não podemos proibir, porém, não é aconselhável! Temos muitos outros dias pata evangelizar, devemos alertar que é um trabalho a beira do abismo, todo o cuidado é pouco, é muito difícil alguém cair na lama e não se sujar; nossa alegria não depende de festas; em Jesus Cristo está o nosso prazer e a nossa alegra, que não termina na quarta-feira de cinzas, mas continua para sempre.