QUANDO A LEI E OS PROFETAS SE ENCONTRAM COM O NOVO TESTAMENTO

“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,

E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.

E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.

E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.

E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.

E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.”

Mateus 17:1-8

INTRODUÇÃO

Jesus chamou Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte. Jesus se transfigurou e apareceram Moisés e Elias. Pedro então deu uma ideia errada de fazer três tabernáculos. Uma nuvem desceu sobre eles e uma voz comunicou que Jesus era o Filho de Deus (o meu Filho) e lhes mandou escutá-lo. Cairam então ajoelhados com medo. Jesus então tocou-lhes e lhes mandou levantarem-se e não ter medo.

DUVIDAS TEOLÓGICAS

Esse texto, de apenas 8 versículos, entretanto riquíssimo em lições, nos dá algumas duvidas teológicas bastante sérias. A Lei e a profecia se encerraram no encontro de Jesus com Moisés e Elias, representantes tanto da Lei, como da Profecia? Chama a atenção que A Lei e os profetas, representados por Moisés, a Lei, e Elias, a Profecia, se encontram com Jesus, o representante do Novo Testamento. Esse é um encontro peculiar onde a Lei e os Profetas se encontram com o Novo Testamento.

As duvidas são as seguintes, A Lei acabou em Jesus? Porém se acabou, Paulo não disse que a Lei era boa? A Lei foi abolida? A Lei e a Graça são incompatíveis? E a respeito dos Profetas, não existiria mais profecia após esse encontro? Se é assim, e o livro de Apocalipse, que é um livro profético? Essas duvidas enormes, podem desconstruir o que sabemos de Bíblia, como resolver isso?

QUAL É A FUNÇÃO DA LEI NO NOVO TESTAMENTO?

Em Romanos 3.19-20 Paulo diz que não somos salvos pela lei porque a função dela é nos dar conhecimento de que somos pecadores. O que é repetido em Romanos 7.7. Paulo ainda diz em Romanos 7.12, que a Lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom. O que coaduna com o caráter do Legislador, que é Deus. (Isaías 33.22) Já em Romanos 7:14, ele afirma que a lei é “espiritual”. Isso significa que ela é de origem divina. Desse modo, a lei deve ser observada espiritualmente, pela fé (Romanos 1:5 e 16:26) e jamais como um “meio” de salvação (Efésios 2:8-9; Gálatas 3:1-3).

A LEI E OS EVANGELHOS ESTÃO DE MÃOS DADAS

Em Atos 4:12 descobrimos que não existe outra pessoa, ou outro lugar, a não ser em Jesus, onde podemos ser salvos. A partir do momento em que contemplamos a Lei e vemos o quanto somos pecadores, é que sentimos a necessidade premente de um Salvador: Jesus. A Lei é um espelho, onde descobrimos a nossa condição pecaminosa para que possamos correr para os braços de Jesus, o único que pode nos limpar, por sua graça e justiça (Romanos 3.25-26).

Aliás existe um versículo interessante que diz assim: “Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.” Romanos 5:13. A interpretação disso é o seguinte: Se não existe uma lei moral que fora transgredida, então a cruz perderia o sentido. Se existe o pecado a ser purgado, então existe uma lei que foi transgredida.

Entretanto, quero salientar que a Lei não foi abolida, mas aprimorada em Jesus. “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.” (Mateus 5:17). A Lei é cumprida em Jesus e é ai que alguns fazem confusão. Efésios 1:10, diz que todas as coisas convergem em Jesus, ou seja, a Bíblia toda “corre” em direção a Jesus. Jesus é o cerne da Bíblia, tudo converge para ele, tudo foi escrito com vistas e entendê-lo. Jesus é o cumprimento da Lei. Quer entender a Lei e porque foi escrita, olhe para Jesus.

O NOVO TESTAMENTO NÃO ABOLIU A PROFECIA, MAS A APRIMOROU

“A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.”

Lucas 16:16

Esse versículo de Lucas é enorme, de uma grandiosidade absurda. A Lei e os Profetas acharam a sua concretude no Novo Testamento, ou seja, em Jesus. Observe que algumas versões bíblicas dizem que a Lei e os Profetas “duraram” até João. A palavra duraram é incorreta, o correto é profetizaram até João e profetizaram o quê? Profetizaram sobre Jesus. Até João havia a Lei e os Profetas, que deveriam ser entendidos e seguidos, mas Deus cumpriu a revelação em Jesus. Toda Profecia posterior e toda Lei posterior deve ser observada em Jesus. Não é correto interpretar a Lei e os Profetas sem entender o que Jesus fez no Novo Testamento, ou o que é o Novo Testamento.

MAS AFINAL O QUE É QUE PROFETIZAMOS NO NOVO TESTAMENTO?

Essa é uma enorme pergunta, pois hoje mesmo dizia aqui em casa que o Israel do Antigo Testamento era a nação que precisava trazer o Filho à existência. O Novo Testamento nos mostra por outro lado, o Deus entre nós: na Igreja. Sendo assim a Lei de Moisés caminhava em direção ao Filho: Jesus e os Profetas profetizavam a vinda do Filho.

Atos 2:17-18 nos lembra as palavras de Joel: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.”

Nota-se que existe profecia no Novo Testamento. Mas o que é Profecia e o que é a Profecia no Novo Testamento, que seria “derramada”, em abundância, sobre os povos e sobre os servos e servas e eles (todos ) profetizariam? O que é profecia senão falar inspirado por Deus?

Tinhamos os profetas do Antigo Testamento que eram profetas para a nação. Um profeta para uma geração, ou com uma missão. Acabado o seu tempo, Deus levantava outro profeta. Outra pessoa falando inspirado por Deus. O verdadeiro profeta de hoje são os pregadores da Palavra de Deus. Desde quando essa Palavra fale de Jesus e venha nos desvendar a Bíblia.

ESTE É O MEU FILHO AMADO, A ELE OUÇAM

Infelizmente existem muitas Igrejas com uma mensagem onde Jesus fica excluído e a Bíblia relegada a livro de apoio de mensagens que são apenas auto-ajuda.

Olhe o que o Espírito Santo falou com Paulo, a respeito do Novo Testamento:

“O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz: "Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes"; e acrescenta: "Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais". Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado.” (Hebreus 10:15-18)

Esta é a aliança que o Espírito Santo fez com o homem, colocou a sua Lei em nossos corações. A Lei era externa, mas em Jesus a Lei é interna, dentro de nós, através da Aliança do Espírito Santo conosco.

“Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” (Mateus 26:28) Jesus fez um novo concerto, selado com Seu sangue, que foi derramado por muitos para remissão (pagamento) de pecados.

O Novo Testamento é isso: a Lei de Deus estará dentro de nós, em nossos corações e em nossas mentes.

A LEI E OS PROFETAS PROFETIZARAM ATÉ JOÃO, DESDE ENTÃO SÃO PREGADAS AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS.

“A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.”

Lucas 16:16

Como já vimos a Lei e os Profetas profetizaram até João Batista, a respeito da vinda do Filho de Deus, o Salvador, o Messias esperado. Desde então é então pregado so Evangelhos, ou seja, a Palavra de Deus: A Bíblia.

Jesus ensinava e pregava a Palavra de Deus e nós devemos fazer assim também. “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 4.23

O dom da Profecia, como entendemos no Velho Testamento é visto em ação no livro de Atos, ele não deixou de existir, como dizem alguns, o que não se pode fazer é substituir o ensino e a pregação do Evangelho, por profecias, precisamos entender isso. E digo mais, se pregasssemos e ensinássemos, mais e melhor, a Palavra do Novo Testamento, não veríamos mais profecias nos moldes do Velho Testamento como ainda vemos. Observe que a maioria daqueles que se proclamam profetas, hoje em dia, são fracos na Palavra.

CONCLUSÃO

Quando a Lei e os Profetas se encontraram com o Novo Testamento, desde então é pregado e ensinado o Evangelho do Reino de Deus.

By

Paulo Sergio Larios

10/02/2016

pslarios
Enviado por pslarios em 10/02/2016
Código do texto: T5539062
Classificação de conteúdo: seguro