CUIDADOS COM QUEM VOCÊ ANDA – SALMOS PARA A VIDA

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmo 1.1

“Diga-me com quem você anda e direi quem tu és.” Este é um ditado bastante conhecido, que resume um assunto dos mais importantes.

RESUMO DOS SALMOS

Os Salmos são pensamentos religiosos em formato de poesia. São 150 Salmos com os mais variados assuntos. O site Filhos de Ezequiel aponta a divisão dos Salmos: Salmos 1 – 41, são equivalentes ao livro de Gênesis, portanto apontam a necessidade humana. Os Salmos 42 – 72 corresponde a Êxodo, portanto a experiência de um novo relacionamento, A terceira divisão dos Salmos, que são os Salmos 73 – 89, nos fala sobre a consciência do homem, do juízo de Deus no coração humano. O quarto livro de Salmos, portanto 90 – 109, são paralelos com Números, o livro que fala do deserto, portanto descreve a experiência do fracasso humano. O quinto livro de Salmos: 107 – 150, corresponde a Deuteronômio. Esses últimos Salmos imaginam a pessoa que chegou ao fim de si mesma, esgotou-se, e está pronta para lançar mão da plenitude de Deus.

SALMO 1, O RESUMO DE TODOS OS SALMOS

Eu imagino o Cânon dos Salmos, ou seja, o momento da escolha de quais Salmos entram a fazer parte do livro de Salmos e quais não entram, e também e principalmente em que ordem estariam os Salmos. Ao lermos os Salmos, nota-se que essa é uma tarefa das mais difíceis. Mas de alguma maneira, dirigidos pelo Espírito Santo, opcionou-se a iniciar os Salmos pelo que conhecemos como o Salmo 1 e foi uma boa escolha, das mais acertadas. Diz-se que o Salmo 1 é o resumo de todos os Salmos, e o resumo do Salmo 1, ou a mensagem principal do Salmo está no versículo 1. Mais do que as palavras, entendemos o assunto, que é: Diga-me com quem você anda e saberei quem é você – que é bastante parecido com o ditado popular exposto acima: Diga-me com quem você anda e direi quem é você.

O resumo de todos os Salmos, aquele que expõe a todos os outros e que demonstra a todos eles é o Salmo 1, e o cerne do Salmo 1 é entender que dependendo com quem andamos, nossa vida pode ser abençoada ou amaldiçoada.

PORQUE ALGUN S JOVENS SAEM DE CASA, ABANDONAM O LAR?

Sempre pego como referência, para exemplo para minhas filhas, do cotidiano. Sempre venho chamando a atenção para as meninas da nossa comunidade, e sobre os meninos também, ou seja, o comportamento dos jovens. No final da minha rua e mais além, fica uma turma de moços e alguns até casados, que passam o dia fumando, bebendo, escutando musica e nos fins de semana se perpetua o assunto até de manhã. Esses jovens andam sempre bem arrumados, com motos barulhentas, sempre namoradores e disponíveis para as moças. Porque namoram todas e não tem responsabilidade, acabam atraindo também moças que não trabalham, não se comportam e não pensam no futuro.

Algumas moças em um ano já namoraram sério, até oito rapazes, algumas delas indo morar com esses moços e por não dar certo, por vários motivos, acabam se separando de forma que mágoa a todos e causa traumas algumas vezes.

Sempre me pergunto porque as pessoas saem de casa? A resposta é muito óbvia: porque não está bom. Ai vem outra pergunta: porque o marido ou a esposa trai? Trai porque não encontra o que precisa em casa e nem sempre isso se chama sexo. Os casais podem ter um bom relacionamento sexual e ainda assim não se entenderem e não haver meio de convivência.

Familias desestruturadas tem a tendência de gerar mais famílias desestruturadas. Quem não teve uma adolescência correta, com seus afazeres na hora certa, o tempo correto para cada coisa: vida de criança, pré-adolescência, escola, adolescência, inicio e maturidade, trabalho e casamento, mas antes viveu um tempo onde teve que trabalhar ainda em idade infantil, foi imposto vestir roupas de idade mais velha (meninas com quatro anos com caixinha de batons, por exemplo), a saída precoce da escola, trabalho muito mau remunerado, sub-emprego, por falta absoluta de qualificação e oportunidade, desemprego, fome, penúria, vontade de comprar e não ter, vai pensar em namorar para sair de casa.

Alguns jovens (homem ou mulher) vão imaginar que a solução do seu problema é sair de casa, então que seja logo e rápido e vão, com a cara e a coragem, imaginando no outro, no parceiro, a solução para o seu problema, que é a herança de uma família desestruturada e que ele, ou ela, já demonstram a tendência de perpetuarem, se não quebrar o círculo vicioso.

Alguns imaginam que ir morar na casa do namorado, ou da namorada é a solução. Alguns pensam equivocadamente que o outro é a sua solução e não é. Morar com alguém é algo extremamente complexo e isso só é para gente socialmente resolvida. A solução de todos é Deus, só enxergamos a solução dos nossos problemas em Deus e abaixo de Deus, não há outros deuses.

Aqueles que entram no relacionamento imaginando ver no outro o seu bote salva-vidas está fazendo errado. E diga-se que isso algumas vezes independe do fator financeiro, mas reconheço que ocorre mais entre a classe mais desfavorecida.

Alguns saem de casa porque não agüentam a mãe, o pai, os irmãos, a família e os familiares. E ai infelizmente, por esses e outros motivos, acabam se envolvendo com más companhias. Mas precisamos nos lembrar e sermos lembrados sempre: Más companhias levam a más ações.

COM QUEM VOCÊ ANDA?

Provérbios 13, 20 nos diz: “Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.”

NARGUILE - Eu tenho notado que tem se alastrado o uso do Narguile, que é uma espécie de cachimbo, muito usado por hindus, persas e turcos. O INCA – Instituto Nacional do Cancer, do Rio de Janeiro, atesta que uma hora do uso do Narguilê equivale a 100 cigarros. O cigarro tem 4000 produtos que mostram-se tóxicos para o ser-humano, sendo que uma única tragada pode matar instantaneamente qualquer pessoa. Imagine alguém fumar algo que equivale a 100 cigarros. E o pior é que alguns usam bebidas alcoólicas no lugar do álcool, para potencializar o produto, outros usam maconha ou cocaína junto à essência do fumo. Narguile virou modinha, entre os jovens. Só não perceberam ainda que a modinha mata.

GRAVIDAS SEM MARIDO – Recentemente ouvi uma mensagem cristã onde o pastor chamou a atenção sobre pessos, homens ou mulheres, que ao chegarem ao casamento, que muitas vezes nem vai dar certo, já chegam com uma enorme bagagem. Alguns chegam ao casamento com trinta anos, pouco mais ou menos, com até alguns, dois ou três ou mais relacionamentos de anos com vários parceiros. Usando um termo antigo, a pessoa esteve amigada com um, dois ou mais, antes de chegar ao casamento, sendo que algumas vezes o futuro marido ou futura esposa já chega com um, dois ou mais filhos de pais ou mães diferentes. É raro, mas eu conheço dois pais solteiros. É mais comum vermos mães solteiras, com filhos nos braços, e sem marido. Existem situações que de tão complicadas que ficaram, precisam ser tratadas com os pares em particular na sala do pastor. Infelizmente muitos colocam os carros antes dos bois e não esperam o tempo correto para fazerem as coisas.

A FALTA DA VIRGINDADE – Hoje em dia parece ser errado alguém chegar ao casamento virgem. Querem deixar entender que isso é ruim para a mulher e péssimo para o homem. Mas imagine se casar com um casamento puro, onde um casal que se ama, se respeita, fez conforme o ritual, no dia marcado e na hora certa, com a benção da comunidade, do pastor, dos pais e irmãos, como não é. É uma benção ser virgem e é uma pena quem perdeu essa mesma virgindade com alguém antes da hora. Recentemente tivemos na Igreja um casamento onde um casal que se conheceu na escola e depois na Igreja, passou pela juventude, adolescência, estudaram, se formaram, compraram os mõveis, namoraram, noivaram e só muito tempo depois, com a casa meio paga, os móveis dentro, trabalhando na profissão que escolheram é que se casaram. Fizeram esses um senhor casamento e deu muito gosto de estar ali, participando com eles. Isso é bonito demais e ainda acontece. A grande lábia que o moço pilantra joga na coitadinha é que ela precisa dar uma prova de amor pra ele, que é perder a virgindade. Entrar nessa não é demonstrar amor, mas demonstrar burrice.

PORQUE VOCÊ DEVE ANDAR COM QUEM TE PÕE PARA BAIXO? – Recentemente esse tema veio à tona novamente. São estranhos os laços que prendem as pessoas. Porque alguém anda com outra pessoa que a coloca para baixo, a injuria, a destrata, a maltrata, xinga, é grossa, ou coisas parecidas? Eu aprendi que a coisa mais preciosa do mundo é o tempo. Eu amo e respeito algumas pessoas que hoje não ando junto nem pagando. Não deixei de gostar de algumas dessas pessoas, mas entendi que a nossa convivência não é possível, juntos. Eu trabalho com pessoas e todos os dias vejo muitas e conheço outro tanto. Existem pessoas que de tão bom que é estar com ela, nós queremos estar ali sempre. Existem pessoas que tem conhecimento, bagagem, cultura, solidariedade, unção, graça, meiguice, e outro tanto de qualidades, que estar ao lado de quem nos trata mal é sentido como perder tempo. E eu detesto perder tempo. Se tem tanta gente legal no mundo, porquê vou perder tempo com as chatas e grossas?

O ANDAR COM DEUS

ANDAR COM DEUS TRANSFORMA - Quando nós andamos com alguém, ou quando alguém anda conosco, ou nós influenciamos as pessoas, ou as pessoas nos influenciam. Em geral há uma troca de conhecimento e as duas pessoas acabam interagindo e de qualquer relacionamento, o tempo as igualará um pouco. Isso significa que andar com quem é correto nos fará cada vez mais corretos; andar com quem ama a Deus, nos fará amá-lo mais; andar com quem estuda nos fará melhores estudantes, assim como se existe em nós alguma característica boa, quem andar conosco, acabará assimilando isso também. Em outras palavras, ao andarmos com alguém ou alguém conosco, sofreremos uma transformação. Andar com alguém nos transforma e se alguém andar conosco será transformado também. Nós seres humanos somos influenciados e influenciamos. Com o tempo seremos parecidos em algum momento.

Entretanto Deus é imutável e não muda jamais. Ao o homem andar com Deus o único que é influenciado somos nós, nós não influenciamos a Deus. Em outras palavras: nós não mudamos Deus, em nada. Há quem acredite que ora e Deus faz o que ele pede porque de alguma maneira ele conseguiu mudar a Deus, mas isso é impossível. No relacionamento entre o homem e Deus, o único que irá mudar é o homem e graças a Deus, para melhor. A mudança do homem, ou da mulher que anda com Deus não é uma mudança qualquer, mas nós nos pareceremos com o tempo com Jesus.

ANDAR COM DEUS SALVA – É importante dizer que tudo o que Deus faz, o faz em Graça, ou na Graça. A palavra Graça é resumida por alguns teólogos, para parecer mais fácil de entender, como favor imerecido, mas o ensino vai além, pois Graça significa que tudo o que Deus faz Ele faz com vistas à nossa salvação. A Graça aponta, sempre, para a salvação.

Uma maneira e dizer isso é que tudo o que o Diabo faz, o faz nas Trevas e vai se encaminhar para Trevas. OU seja, vai dar errado do ponto de vista cristão. E tudo o que Deus faz, o faz em Graça, ou seja, com vistas a nos salvar, o que aponta dizer que vai dar certo. Se andarmos em Trevas, o final disso será o Inferno, mas se andarmos em Graça, o final será a salvação. Se existe Trevas, o final das Trevas é a morte, mas se existe Graça, o final da Graça será a vida.

Uma história infantil que explica isso é a história do Rei Midas, que diz que tudo onde ele tocava virava ouro. No inicio era bom, tudo virava ouro, as arvores, a rua, o sapato, a roupa, mas ai ele logo notou que a comida virava ouro, o liquido também e ai ele descobriu que não podia se alimentar. Existem pessoas que nós não devemos nem estar perto, pois existe esse problema com elas e tudo o que ela toca dá errado em algum momento; existem outras que tudo o que fazem dá certo.

Recentemente eu fui para uma praia em Bertioga (lindo lugar, parece um paraíso) eu tinha que pegar um taxi até o ônibus que iria me levar até a Barra Funda, depois o Metro até Jabaquara e por fim o ônibus para Bertioga. Quando resolvi sair, não demorou nem cinco minutos um taxi passou, quando cheguei no terminal de ônibus um ônibus estava saindo, o Metro sempre é rápido, mas o mais importante é que havia um ônibus para duas horas e meia mais tarde e outro estava saindo em dez minutos. Eu fui para a praia em tempo recorde. Tudo foi uma preparação de Deus. Mas houveram momentos em que tudo deu errado e não adiantou correr.

ANDAR COM DEUS DÁ PRAZER – Todos temos amigos que nos dão muito prazer em estarmos perto. Sentimos falta do amigo que nos leva pra cima, que nos incentiva, que nos abençoa e ajuda. Andar com Deus é andar com alguém que só quer o nosso bem e que está mais preocupado conosco do que nós mesmos. Andar com Deus é andar com alguém que vê o futuro e sabe qual será o fim do caminho onde estamos indo. Ao andarmos com Deus vemos milagres e bênçãos, sinais e maravilhas. Toda prosperidade provem de Deus, portanto andar com Deus é ser prospero. A vida vem dEle, então andar com Deus é ser curado. Deus é o Deus da Paz, do Amor, do Espírito. Andar com Deus é ser cheio do Espírito, é ter revelações, é ser um canal de bênçãos para outras pessoas. Ao andarmos com Deus nossas mazelas e dores vão se apagando e vamos melhorando. Seja qual for o problema que tivermos, ao andarmos com Deus um dia esse problema não existirá mais, por mais difícil que seja e por mais demorado que possa parecer.

Andar com Deus é tudo isso, mas eu fico imaginando o que é que sempre me prendeu ao Evangelho. Eu me converti lendo a Bíblia e mesmo em palavras frias, eu consegui ver uma fantástica, na pessoa de Jesus. Eu senti Jesus na Bíblia, eu entendi que aquela pessoa está viva e podemos andar com ela o resto da eternidade. Não foram as ruas de cristal e prédios de ouro que me atraíram na linguagem bíblica, mas a pessoa de Jesus. Em momentos em que não estou tão convertido assim e o nível da minha fé está resvalando à descrença eu me lembro porque sou cristão: por causa de Jesus, alguém que quero estar perto, ver e ouvir.

É tudo isso e mais um pouco o que o Salmo 1 nos fala. Mas eu quero acabar lembrando de mais dois versículos:

Provérbios 13, 20 nos diz: “Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.”

1 Coríntios 15, 33 afirma: “Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.”

Fique na paz!

pslarios
Enviado por pslarios em 18/01/2016
Código do texto: T5515216
Classificação de conteúdo: seguro