Os mortos vivos

Certa vez um mancebo pediu a Jesus que o deixasse sepultar ao seu pai, ao que Jesus respondeu: “Deixai aos mortos enterrar os seus mortos, mas tu vem e segue-me”. Como é possível alguém estar vivo e morto ao mesmo tempo? Vejamos.

Diz um texto bíblico: “Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” Ef. 1:15 a 23 e 2:1 a 3.

Então, segundo a revelação dada a Paulo, todos estão mortos enquanto pecadores contumazes, quando andando segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.

Assim, Paulo, falando de coisas espirituais, diz qual é a condição do homem não convertido.

E outro texto bíblico diz: “Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus. Aquela, porém, que é verdadeiramente viúva e não tem amparo espera em Deus e persevera em súplicas e orações, noite e dia; entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta.” I Tm. 5:4 a 6.

Donde se infere que quem se entrega aos prazeres está morto, ainda que vivo no corpo.

Mas, por que morto? Porque o tal não receberá a coroa de vida eterna destinada aos santos, os quais devem ter uma vida pia, santa e justa.

Portanto, quando Jesus disse “deixa aos mortos enterrar os seus mortos”, é porque os tais existem e a eles cabe a tarefa de sepultar os seus mortos.

Oriximiná-PA, 16/11/2015

Oli Prestes

Missionário