ANALISANDO OS SETE MILAGRES EM JOÃO

INTRODUÇÃO

AS CURAS EM JOÃO ERAM OFENSIVAS A LIDERANÇA CORRUPTA DE ISRAEL.

Uma das nossas metas nesses dias é entender quem é Jesus?

PRIMEIRO – A AGUA TRANSFORMADA EM VINHO (JOAO 2)

1. O MILAGRE – MARIA INTERCEDE E JESUS TRANSFORMA AGUA EM VINHO

2. O QUE A LIDERANÇA ENTENDEU – DEUS ESTAVA ESCOLHENDO OUTRA NOIVA, ISRAEL ENTENDIA QUE DEUS HAVIA SE CASADO COM ISRAEL, MAS AGORA ELE A REJEITAVA

3. O QUE JESUS DIZIA – O casamento significa a união de Deus com a humanidade. Sem Jesus o casamento com a humanidade é sem vinho (sem alegria). Esse milagre fala da comunidade (Maria) que nasce da fé em Jesus. Esse milagre significa que Deus escolhe uma nova comunidade: a Igreja.

SEGUNDO – JESUS CURA O FILHO DO FUNCIONARIO DO REI (JOÃO 4.46)

1. O MILAGRE – O homem pediu que Jesus fosse com ele e curasse o seu filho, mas Jesus liberou uma palavra e não foi. Correção: Se não virdes sinis e milagres não crêem.

2. O QUE A LIDERANÇA ENTENDEU – os judeus se achavam os únicos escolhidos

3. O QUE JESUS DIZIA – o evangelho chegou a todos os povos

TERCEIRO – JESUS CURA O PARALITICO DE BETESDA (JOAO 5)

1. O MILAGRE – JESUS CUROU UM PARALITICO A 38 ANOS DOENTE

2. O QUE A LIDERANÇA ENTENDEU – ERA SÁBADO

3. O QUE JESUS DIZIA – Ele chamou para a si a prerrogativa de ser o Messias, ou o impensável para Israel: ele era Deus

QUARTO – A PARTILHA DO PÃO (JOAO 6)

1. O MILAGRE – Jesus multiplica o pão compartilhado

2. O QUE A LIDERANÇA ENTENDEU – Jesus se dizia igual a Moisés e Deus

3. O QUE JESUS DIZIA – Eu sou o Maná, o pão que desce do Céu, ( a prosperidade) portanto o Messias. Jesus fala sobre a comunidade que compartilha.

QUINTO – JESUS CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS (João 6.16)

1. O MILAGRE – Jesus vem caminhando sobre as águas, ao encontro do barco que afunda na tempestade.

2. UM MILAGRE APENAS PARA OS SEUS – Existem milagres e momentos que são particulares, apenas para a Igreja. Nem tudo é publico. Deus tem revelações e momentos apenas com os seus. Com você.

SEXTO - O CEGO DE NASCENÇA (JOAO 9)

1. O MILAGRE – filosofar: quem pecou para que ele fosse cego? Ninguém pecou, isso é para a glória de Deus. Cuspiu no chão, fez um barrinho e colocou nos olhos do cego, que mandou se lavar e voltou vendo.

2. O QUE A LIDERANÇA ENTENDEU – Jesus aponta a cegueira espiritual de Israel

3. O QUE JESUS DIZIA – eu vim para que vejam suas condições espirituais, eu sou a luz do mundo.

SETIMO – A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO (JOÃO 11)

1. O MILAGRE – O amigo Lázaro morreu e Jesus foi até lá depois de quatro dias enterrado. Jesus deu um grito mandando Lázaro sair do seu estado de morte.

2. O QUE A LIDERANÇA ENTENDEU – Sem acordo, mandem matar Lázaro também, pois Jesus já estava condenado. Se ele ressuscita, prerrogativa de Deus, então Deus está com ele e se está com ele, não está conosco. (que é a matéria dos primeiros sermões de Pedro em Atos)

3. O QUE JESUS DIZIA – O sinal definitivo. Tenho poder sobre a vida e a morte. Eu sou o Messias. O problema é que as ações, as mensagens, os feitos de Jesus abalam consistentemente as convicções de Israel, que precisa optar por uma posição. Muitos não aceitam um Messias pobre, profeta linha dura, que abala a lei curando no sábado, ou abrindo a religião para outros povos.

CONCLUSÃO

No 1 escolhe uma nova noiva: a igreja; no 2 abre o Evangelho para outros que não são Israel, no 3 mostra que era o Messias esperado, curando paralitico, depois cego, no 4 mostra que a prosperidade vem dele, no 5 Jesus fez um milagre particular apenas para os seus, no 6 Jesus nos aponta a nossa situação espiritual, no 7 mostra que é o Deus da vida e da morte.

“Credes em Deus, credes também em mim.”

Jesus nos mostra então nesses milagres que ele é o Messias, o Salvador, o esperado e desejado das nações. Esses sinais nos afirmam categoricamente que Jesus é Deus.

pslarios
Enviado por pslarios em 12/10/2015
Código do texto: T5412657
Classificação de conteúdo: seguro