JESUS CRISTO – A UNIÃO HIPOSTÁTICA
QUEM É JESUS?
Não dá pra falar num único culto quem é Jesus.
Em uma hora vocês vão saber quem eu sou? Do que gosto, do que não gosto, quem são os membros da minha família, o que eu amo, o que detesto? Paulo escreveu todas as suas cartas como meio de tentar entender quem era Jesus. Entender quem é Jesus é projeto de uma vida.
Mas podemos, com calma, ir entendendo Jesus aos poucos, ao estudarmos como ele é Deus, a sua participação na Trindade, a sua vida pessoal, o seu ministério, o que ensinou, o que pregou, as curas, os sermões, sua morte, ressurreição, assunção e ministério junto ao Pai, entre outras coisas.
PRIMEIRA PARTE
UNIÃO HIPOSTÁTICA – De cara nos surge uma duvida em Mc 13.24-27; 32 Jesus não sabe quando vai voltar. Quando escolheu 12, também não não sabia quem o iria trair.
A palavra “hipóstase” tem o significado de duas substâncias, duas essências ou duas pessoas que existem ao mesmo tempo. Jesus é divino e humano ao mesmo tempo. Jesus tem a natureza divina (portanto ele é Deus) e humana (portanto ele é homem).
Uma pessoa que nasceu na Bahia é natural da Bahia, tem família e familiares lá, essa pessoa tem laços com aquela terra. Quem nasceu em São Paulo é natural de São Paulo. Jesus é natural do Céu e da Terra. Jesus tem dois vínculos.
BARREIRA - Já havia uma barreira intransponível entre Deus (o Criador ) e o homem (a criatura), antes do Pecado Original. Isaías 59.1-2 diz que o pecado traz separação; Efésios 2.13-18 mostra que estamos reconciliados em Cristo.
PROVAS DA NATUREZA DIVINA – Em Filipenses 2:5-8, lemos que Ele "..esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens...". Em Colossenses 2:9 lemos: "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade...".
PROVAS DA NATUREZA HUMANA - Sentia fome (Mt 4:2; Mc 11:12); Sentia sede (Jo 19:28); Ficava cansado (Jo 4:6); Sofria a dor (Jo 18:22; 19: 2,3)
A DESCOBERTA DA SUA DIVINDADE – O ministério de Jesus começa quando ele se batiza nas águas. A Bíblia vai mostrando a partir de então que Jesus foi descobrindo que era Deus. Antes da metade do seu ministério ele já tinha certeza que era o Filho primogênito de Deus.
JESUS NÃO SABIA TUDO ANTES DA RESSURREIÇÃO - Em Mateus 24:35-37, Jesus disse: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem." No inicio do seu ministério Jesus não sabia que era Deus.
JESUS SABIA TUDO APÓS A RESSURREIÇÃO - "Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas," (João 21:17). Jesus não rebateu o que Pedro disse, ele aceitou.
SEGUNDA PARTE – DUAS PROPOSTAS
PRIMEIRA PROPOSTA – DESDE O INICIO ELE SABIA QUE ERA DEUS (João 21.17 é lido antes da ressurreição) - Se desde o principio ele sabia que era Deus, isso o privava de ser verdadeiro homem e era falsa a ideia de que ele nos pudesse ajudar em todas as coisas. Se Jesus não veio como verdadeiro homem, o Evangelho inteiro é falso.
SEGUNDA PROPOSTA – ELE DESCOBRIU QUE ERA DEUS (Batismo: este é o meu Filho Amado. Que é rebatido por Satanás na tentação no deserto e na cruz) – Por enquanto, por falta de uma palavra melhor, vamos pensar numa Amnésia Espiritual (Filipenses 2:5-8, lemos que Ele "..esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens...". ) Posteriormente precisamos pensar melhor o que significa “esvaziou-se”.
TERCEIRA PARTE – COMO ANDAR COMO JESUS?
O MAIOR SEGREDO DA BIBLIA – O ESPÍRITO SANTO PARA TODOS (Efésios 5.17-18)
O ESPÍRITO NOS ENSINA (João 14.26)
REVELAÇÃO (Efésios 1.15-17 a oração pelos Efésios)
LEITURA DA BÍBLIA (João 5.39 Examinais as Escrituras)
ORAÇÃO (Mateus 6.9-13 A oração do Pai-Nosso)
CONCLUSÃO
Jesus para os ajudar, despiu-se da sua glória e fez-se homem exatamente como nós. Se não fosse ssim, não poderíamos ser ajudados por Jesus. Jesus aprendeu a andar no Espírito como devemos aprender também (Gl 5.25; 2 cor 5.7).
28/09/2015 – 1º Ensino na Igreja Aliança