"Religião Helênica Hoje - 5 Dúvidas sobre o Politeímos Helênico"

Quem não conhece as Testemunhas de Jeova e suas publicações mensais? Pois bem, o assunto numa dessas publicações foi a exposição de cinco mentiras –segundo eles – sobre o Deus que seguem. Inspirando-me nas questões abordadas , decidi adaptá-las ao politeísmo helênico, ficando assim:

1- O divino é um mistério?

Com certeza os deuses não podem ser compreendidos em sua totalidade e grandiosidade cósmica por um mero ser humano; nos mitos, a verdadeira aparência divina destrói quem a contempla diretamente.

No entanto, os deuses são tão acessíveis que inspiraram os mitos, as imagens cultuais e os ritos. Esse complexo simbólico nos ajuda conhecermos os atributos divinos e suas funções cósmicas .Mas ainda sim, essas representações não abarcam a imensidão divina.

2- Os deuses importam-se conosco?

Tanto importam-se que disponibilizam-se através dos oráculos a responder nossas mais caras duvidas e a nos aconselhar. Alem disso, intervêm quando a pessoa merece e realmente necessita. Lembremos o modo grego de ser : temos o que precisamos para viver; e se não, somos capazes de correr atrás. Os deuses não são “babás” cósmicos.

3- Os deuses são vingativos?

Os mitos são cheios da manifestação colérica divina, a menis . Todavia, seus alvos são sempre os transgressores das Leis divinas e humanas, mas principalmente os injustos e malvados. O que acontece com estes, depende da gravidade do erro , podendo ser desde uma repreensão didática à uma grande perda. E na hora certa, o ímpio cairá do pedestal.

4- Os deuses são injustos?

Na tal publicação, as referencias para essa questão são os seguintes pensamentos:

Ω Ideia do vulgo: “ Já que “Deus” controla o mundo, logo são responsabilidade dele as injustiças, as discriminações e maldades.”

Ω Resposta da publicação: “ Os homens decidem ser injustos. E alem disso existe o Diabo , que exerce sua autoridade por permissão do Deus todo-poderoso até o dia do Juízo Final.

Na concepção grega politeísta , podemos concordar que os Homem pode escolher ser injusto e corrupto, e por isso mesmo existem as Leis e a Justiça Divina (Diké) para coloca-los no caminho correto.

Há alguns daimones ( espíritos ) maléficos que podem influenciar o Homem. NO ENTANTO, nenhum daimon pode confrontar ou contrariar os Deuses como acontece na religião cristã. Diabo nenhum pode dizer um “ai” para os Deuses.

5- Os deuses aceitam todo o tipo de adoração?

Depende do deus. Então, por precaução é mais apropriado estudar os ritos e ofertas tradicionais -se os deuses aceitaram por séculos o culto grego a Eles, deve significar algo...

Não há formulas rígidas, dogmáticas, salvo os cultos de mistérios. Porem, o bom-senso é bem-vindo , e a consciência de que os Deuses são seres individuais , possuindo suas próprias preferências e desejos.

Texto Originalmente publicado no meu blog http://krithari-hellenismos.blogspot.com.br/2011/12/cinco-duvidas-sobre-o-politeismo-grego.html)

A Demétrios HSR
Enviado por A Demétrios HSR em 18/09/2015
Código do texto: T5386472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.