Dinossauros versus a Bíblia.

Quero tratar aqui de um tema interessante, polêmico e complexo, por que não dizer controverso também.

Diante de uma pergunta que me fizeram e claro quem perguntou esperava ouvir uma resposta. Me pus a racionalizar de forma clara e objetiva para responder a tal pergunta, que foi justamente o titulo deste texto.

Respondi de forma clara e bem objetiva, obtendo um feedback de que era plausível minha resposta.

Mas ai me bateu a curiosidade de saber datas e registros que comprovam minha resposta, ainda que plausível para meu interlocutor.

E sobre a resposta a essa pergunta: dinossauros e a bíblia que iremos comprovar minha resposta plausível dada a pessoa que me fez.

Para tal precisamos fazer algumas leituras de textos bíblicos, afinal vamos falar sobre a bíblia.

Então em Gêneses 1: 1-2. falasse do inicio de tudo, mas se observamos atentamente existe um espaço de tempo entre o versículo 1 e 2, tempo esse não comprovado, que só mesmo ou através da fé, para os que a professam, ou pela imaginação de quem não tem tanta fé assim na bíblia, que poderemos chegar a uma resposta racional e plausível.

leiamos:

No princípio criou Deus o céu e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1:1,2

Nesse espaço de tempo que podemos imaginar ou acreditar que foi o tempo dos dinossauros na terra, até por que a ciência esta ai hoje descobrindo fosseis e comprovando a existência de tais seres, no caso os dinossauros.

Então a questão não é se existiram, mas por que a bíblia não fala sobre tais, certo?

Agora vamos racionalizar sobre a pergunta em si? Dinossauros.

A meu ver e isso a ciência comprova a existências de dinossauros, eles existiram antes do homem e da terra ser do jeito que conhecemos hoje. Note que no versículo 2 de Gênesis 1, diz que a terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. Eu entendo que quando Deus resolve tornar a terra habitável para o homem, antes, Ele extinguiu os dinossauros e toda forma de vida, que poderia se continuasse a existir extinguir era o homem da terra, pois não acredito que seria possível viver aqui em nosso planeta terra simultaneamente homens e dinossauros.

Então essa é uma forma de pensar de que realmente houve um período anterior ao homem e a própria bíblia onde houve a existência de dinossauros.

E por que a bíblia não fala sobre tais seres?

Essa pergunta a meu ver foi a mais fácil e racional pergunta que já respondi na vida.

Simples por que, não havia por parte dos habitantes da época que foram escritos e registrados todos os livros da bíblia a menor ideia de que poderia ter existido dinossauros, como poderiam registrar em seus livros sobre tais seres se nem, talvez em seu imaginário ou sonhos poderiam ter tal ideia do que é um dinossauro.

Simples assim, a bíblia para muitos que creem nela é a palavra de Deus, para os que não creem um livro histórico, para outros um fonte de heresias, para outros contos ilusórios e historinhas da carochinha... Mas fato é que é um livro que conta a história e relatos dos povos das épocas em que tais livros foram escritos, pois a bíblia não é um livro apenas, é um coleção de livros escrito ao longo dos anos, e dados históricos datam que no século XVI mais ou menos foi concluído um dos últimos concílios para o cânon da bíblia. O último livro do novo testamento foi a carta de 3 João provavelmente entre 85 e 100 d.C. Até esse momento ninguém sabia ou imaginava que um dia poderia ter vivido ou existido dinossauros na terra. Mas isso não é apenas omitido na bíblia, afinal ela não é o único registro histórico da humanidade e dos povos antigos. Não existe registro em livro algum da antiguidade como os que foram escritos pelos egípcios, os povos da Mesopotâmia, os chineses, ou outro povo que fez registros e nenhum dos livros antigos menciona tais seres. Há uma lista de livros bem antigos quanto a alguns da bíblia, só para citar alguns são eles: Epopeia de Gilgamesh (Mesopotâmia, atual Iraque).Séc. XX a.C

Vedas (Índia)Séc. XV a.C

O Livro dos Mortos (Egito)Séc XIII a.C

Enuma Elish, A Epopeia da Criação (Babilônia).Séc. XII a.C.

I Ching (China)Séc. XII a.C.

O Mahabharata (Índia)Os Upanixades (Índia)Sem época exata, escritos provavelmente depois de XII a.C e antes de V a.C

Ilíada e a OdisseiaSéc. VIII a.C

Bhagavad Gita (Índia)Séc. IV a.C.

Nenhum desses livros menciona dinossauros, e nem os grandes homens da antiguidade, como Anaxágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos outros jamais mencionaram em seus registros tais seres, então essa questão de dinossauros para a historia antiga da humanidade não tem nenhuma relevância para o tempo em que tanto a bíblia como vários livros foram escritos, registrando a vida nesses seis mil anos aproximadamente que a bíblia indica desde Gênesis.

A primeira vez que descobrem sobre fosseis de um animal enorme e não sabiam que era de dinossauros e atribuíram ser de um dragão foi pelos chineses e esta registado em um livro de certa de 1700 anos, e só foi descoberto e registrado como sendo um possível fóssil de dinossauro no ano de 1676 na Inglaterra, mas pensaram ser de um homem gigante, e só em 1815 encontraram um grande pedaço de mandíbula com vários dentes, o que levou a identificar que pertencia a um grande réptil, e, em 1824 o paleontólogo britânico Willian Buckland relacionou os dois fosseis e publicou o primeiro trabalho que descrevia o Megalossaurus (grande lagarto).

Nem Salomão o homem mais sábio mencionado na bíblia e que dedicou parte de sua vida a observar e estudar toda forma de vida, faz menção a tais seres os dinossauros.

E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.

E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.

E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.

E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.

E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.1 Reis 4:29-34

Como podemos notar, saber ou descobrir sobre dinossauros antigamente não tinha a menor relevância, não acrescentaria em nada de proveitoso para os povos e pensadores de suas épocas. Mas ai pode surgi outra pergunta, por que depois de tantos séculos o homem veio descobrir tais evidencias? Para isso a bíblia tem a resposta:

E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. Daniel 12:4

Com o avanço da conhecimento e da ciência que veio a se descobrir e se questionar sobre tais seres, e o que podemos entender e compreender é que de fato eles existiram, não foram mencionados antes do século XVI, por que os homens não teriam condições de entender, como hoje paira muitas perguntas sem respostas para vários dilemas da vida. Com o avança da ciência era para se espera uma maior fé e credibilidade para a bíblia, mas não é o que vemos, só que quem pesquisa a bíblia e os assuntos que ela fala sobre o futuro, assuntos tratados a séculos atrás, verá que ela aponta com exatidão acontecimentos e seu grau de assertividade é enorme, para não dizer preciso.

Então a resposta simples e plausível como podem comprovar com dados históricos, é que a bíblia não menciona sobre dinossauros, por que o inspirador dela que é Deus, não achou que fosse relevante revelar aos homens que a escreveram sobre tais seres extintos que em nada ajudaria para a vida deles e inclusive para nós. Mas isso não diminui a veracidade e autenticidade da bíblia assim como também não torna irrelevante os outros livros históricos da antiguidade.

Só mostra que era irrelevante tal conhecimento e descoberta, mas como não menciona, também não toma partido negando a existência de tais seres os dinossauros.

Diferente do que muitos pensam ou imaginam a bíblia faz menção de muitas teorias e descobertas que só nos tempos modernos foram registradas e citados como grandes descobertas do homem, uma delas é sobre a terra ser redonda, que por volta de 1500 d.C que Galileu Galilei previu, mas a bíblia já mencionava isso através do profeta Isaías cerca de 2000 anos antes. Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar. Isaías 40:22.

Espero ter esclarecido bem esse tema, que a meu ver não tem muita relevância para nossa vida aqui na terra e nem para a vida eterna, pois o que a bíblia trata ou nos leva a enxergar não é apenas a vida aqui nesse planeta, mas sim olhar para uma vida além daqui a vida eterna, ela é como uma bussola que nos direciona a olhar para a vida após essa que vivemos hoje aqui e agora. Já a meu ver a evidencia da existência dos dinossauros comprovadamente em nada entra em conflito com a bíblia e só mostra que a vida nesse plante é finita e pode até ser extinta completamente, e o que devemos ter em mente e ser racionais, é que ninguém vai ficar para sempre nesse planeta e a resposta mais plausível para uma vida após essa aqui, se encontra na bíblia e não é só uma questão de fé, é também uma questão muito racional e de inteligencia, pois existem vários registros científicos atualmente comprovando as veracidades dos registros bíblicos ao longo da historia da humanidade.

E o tema central da bíblia é a vida eterna, que só é possível mediante a própria bíblia diz, através de Jesus Cristo Filho de Deus. Pois Deus amou a todos nós e nos ama incondicionalmente, por que Ele é Amor.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.

E segundo a bíblia só há um meio de se obter a vida eterna.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16.

Desejo que esse texto tenha contribuído de alguma forma para vocês meus amigos leitores e que Deus Pai, possa os abençoar grandemente por meio de seu Filho Jesus Cristo e que o Espírito Santo possa abrir os olhos do entendimento de cada um em especial.

Gerson DCarmo.