UMA NOVA HUMANIDADE

UMA NOVA HUMANIDADE.

(Ev. João, 20, 19 – 23)

Com o Pentecostes (Solenidade) nasce uma nova humanidade, a do Espírito Santo, enviado e doado por Jesus Cristo, o ressuscitado. E isto aconteceu a partir daquela tarde em que os discípulos de Jesus ainda assustados, inseguros e amedrontados com o que havia acontecido reunidos no mesmo lugar com as portas fechadas, Jesus ressuscitado apareceu no meio deles dando-lhes a paz e soprando sobre todos os presentes o Espírito Santo “Paráclito” iniciando a partir daquele momento a missão que deveriam desempenhar enquanto estivessem neste mundo, surgindo assim à verdadeira Igreja de Cristo.

Jesus deu aos Seus discípulos a ordem de continuarem a Sua missão perdoando ou retendo inclusive os pecados de todos nós. Com o Pentecostes, dias depois, quando todos estavam reunidos e rezando, o Espírito Santo desceu dos Céus e envolvendo a todos deu-lhes a coragem necessária para desempenharem e continuarem então a missão que Jesus lhes confiou.

E assim meus irmãos o evangelho deste domingo de Pentecostes é a “exaltação” de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois é a realidade única de Sua morte, ressurreição e dom do Espírito. A partir daí a Igreja começa a se ordenar e a crescer divinamente, tanto que em toda a sua história ela foi atacada, acusada e até crucificada e milhares e milhares foram condenados e martirizados, isto acontecendo até em nossos dias. Claro que a Igreja é feita de seres humanos que não são perfeitos, mas que buscam sim a perfeição e que as falhas praticadas em nome da Igreja não condizem com o que Jesus pregou e ensinou, nos deixando a Sua vida como exemplo. E ela jamais será aniquilada como querem muitos porque tem o Espírito Santo ”Paráclito” que em todos os Pentecostes renova as nossas forças para continuarmos lutando por justiça, paz, solidariedade e amor universal. E temos Nossa Senhora, Mãe da Igreja, que estava presente quando o Espírito Santo desceu sobre todos, e que intercede incessantemente por todos aqueles que lhe imploram a sua ajuda, pelo perdão de Deus.

Portanto, em cada Pentecostes com a força do Espírito Santo de Deus nossas forças serão revigoradas para uma nova vida, para o nascimento de uma nova humanidade de comunhão com Deus, a humanidade do Espírito Santo doado por Jesus ressuscitado que sempre entrará onde estivermos, de portas fechadas e nos desejar a Sua Paz e soprar sobre cada um o Espírito Santo, advogado de todos nós, fortalecendo a nossa fé e nos dando coragem, segurança e amor para continuarmos a caminhada. E assim, podermos anunciar sempre em nossa missão de discípulos a vitória da vida sobre a morte caracterizando a luta por um mundo novo de amor, harmonia e justiça para todos, até que todos nós estejamos preparados para receber o Espírito Santo de Deus por toda a eternidade.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Ailton José Ferreira

Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07

Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor eEducador.

Ailton Inspetor
Enviado por Ailton Inspetor em 28/08/2015
Código do texto: T5362422
Classificação de conteúdo: seguro