O QUE APRENDI COM GÊNESIS 2 – PORQUÊ LUCIFER PECOU?

PORQUÊ LÚCIFER PECOU?

Uma das maiores perguntas bíblicas é: Porquê Satanás e a terça parte dos anjos pecaram? Uma pergunta similar. Observando-se os primórdios da Bíblia, outra pergunta parecida é: Porquê Adão e Eva pecaram se estavam no Paraíso, Deus vinha em pessoa falar com eles diariamente e nada lhes faltava?

Se a gente não meditar corretamente no assunto, parece ser um enigma enorme essas duas questões:, porquê Adão pecou e porquê o Diabo pecou. Toda ação causa uma reação e Adão e Eva pecaram porquê foram tentados, mas e no caso do Diabo, o que o levou a pecar?

A grande pergunta calvinista não é: Porque Satanás pecou, mas quem fez o Diabo pecar? Não pode ser Deus porque Deus não suporta o mal. Algo deve ter acontecido, que causou revolta em Satanás e fez com que ele quisesse tomar o Trono de Deus, querendo ser deus no lugar de Deus. Uma possível suposição é que Deus fez o ser-humano. Mas isso ainda não responde porque ele pecou, e a terça parte dos anjos com ele, assim como Adão e Eva também pecaram.

A idéia, errada, que nós temos é deturpada em várias partes, a saber: os anjos eram perfeitos no Céu e os homens eram perfeitos antes do primeiro pecado, o chamado Pecado Original de Adão e Eva. A falha que nos ensinam nesse assunto é que as criaturas eram perfeitas e não poderiam pecar, mas o problema é que pecaram. E agora, como resolver isso? A questão está ai respondida, mas nós não entendemos: Deus fez, mesmo, as criaturas perfeitas perante Ele. O problema é que Deus as fez perfeitas demais.

Tudo o que Deus faz é bom e perfeito. Deus fez os anjos e os homens com capacitações importantes, sendo uma delas a liberdade. O homem e os anjos são tão livres perante Deus, que podem até fazer o inimaginável, rejeitar o Criador. Essa liberdade a Teologia chama de livre-arbítrio, a capacidade de escolher, ou o bem, ou o mal.

A resposta do calvinismo é que o que fez o Diabo pecar foi o livre-arbítrio. Adão pecou, mesmo morando no jardim do Éden e tendo a visita física de Deus, o que acredito que era uma Cristofania, ou seja: a presença de Jesus pré-encarnado; o que também é uma outra questão e resolve-se da seguinte maneira: As Cristofanias de Jesus no Antigo Testamento, ocorreram depois da encarnação, ou seja, quando Deus veio ao mundo como o homem: Jesus. As Cristofanias só podem ter acontecido após Cristo ter sido elevado aos Céus e agora entronizado e glorificado ele pode trafegar livremente na história humana indo ou voltando livremente.

AFINAL QUAL FOI O PECADO DE LÚCIFER?

Qual foi afinal o pecado de Lúcifer? Porque em algum ponto da eternidade ele teve a ideia equivocada de ser igual a Deus? O que aconteceu pra isso? A Teologia tenta nos explicar que no principio, somente com os anjos revoltosos no Céu e o homem no Paraíso, deve ter surgido um fator externo que gerou o pecado, diferentemente de hoje que o estímulo é interno, por isso que a solução deve ser também interna, o que Deus já proveu com a mudança do coração, o que é o Novo Testamento.

Um pensamento sobre isso é que o que gerou a revolta em Lúcifer, onde ele desejou ser igual a Deus, foi a criação do ser-humano que foi dotado da imagem e semelhança de Deus. De alguma maneira o homem seria maior do que os anjos e isso era inaceitável. A Imagem de Deus, ou a “Imago Dei” é algo estudado até hoje. Existe uma grandiosidade aqui que os anjos não tem acesso, pois de todas as criaturas somente o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Os anjos não o foram.

O pecado de Lúcifer é que ele quis ser igual a Deus. A resposta a isso vai mais longe do que a gente pensa. O que significa ser igual a Deus? A gente deveria parar aqui e meditar até termos uma resposta satisfatória e ai a gente chega no óbvio, naquilo que está na cara e sempre esteve. É claro que Lúcifer sempre foi muito inteligente e sabia que não poderia ser igual a Deus, ele não era tão ingênuo assim, mas ele queria ser igual a quem então? O que é que ele queria afinal?

Voltamos lá: ele queria ter a imagem e a semelhança de Deus. Ou seja, ele queria ser igual ao homem. Quando Deus fez o homem e o capacitou com a Imagem e semelhança de Deus, que é algo que nem entendemos direito o que comporta e a gente resume o assunto em imagem física e semelhança espiritual, ou até mesmo o contrário disso é aceitável, o que desemboca em imaginar que somos feitos iguais a Deus, de alguma maneira. Indo um pouco além, a imagem pode ser a liberdade de tomar decisões morais e a semelhança é parecer com Deus.

Ou seja, o que Lucifer queria era a imagem e a semelhança de Deus, não exatamente ser Deus no lugar de Deus, pois isso ele sabia que não dava pra ser. O que ele queria então era ser igual ao homem! Impressionante, não é? Isso explica o ódio que Satanás tem dos homens.

Mas tem mais. Ao fazer o homem Adão, ele manchou a imagem de Deus com o pecado, e o que Satanás queria era a Imagem e a semelhança de Deus perfeita e não manchada. E ai em Gênesis 3.15 Deus profetiza que viria um varão perfeito: Jesus, e que esse seria a exata imagem e semelhança, absoluta, perfeita, imaculada, santa, da imagem e semelhança de Deus. No fundo o que Satanás desejava era ser o homem perfeito, e o homem perfeito é o Novo Adão: Jesus.

O pecado de Lúcifer era ser igual aos homens, mas não o homem em pecado, mas sim o homem perfeito, sem saber exatamente o que queria, Lúcifer queria era ser igual a Jesus, o varão perfeito.

Mas tem mais e ai é que fica bonito de vez o assunto: “As boas novas são que, quando Deus redime uma pessoa, Ele começa a restaurar a imagem original de Deus, criando “o novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:24; veja também Colossenses 3:10).”

É num momento desses que eu entendo perfeitamente que depois de Paulo escrever suas cartas ele irrompia em louvores, em alguns momentos. Glórias sejam dadas a Deus.

Amém? Fiquem na Paz.

Paulo Sergio Larios

BIBLIOGRAFIA

http://ultimato.com.br/sites/marcosbotelho/2008/01/17/qual-foi-o-pecado-de-lucifer/

http://www.gotquestions.org/Portugues/imagem-de-Deus.html

pslarios
Enviado por pslarios em 28/08/2015
Código do texto: T5361903
Classificação de conteúdo: seguro