O PARÁCLITO SALVADOR

O PARÁCLITO SALVADOR.

Sempre gosto de falar sobre o Espírito Santo, pois nós cristãos não podemos jamais se esquecer da Sua importância em nossas vidas diárias. Todas as vezes que recorri a Deus nos momentos mais difíceis e tristes, depois de minha total conversão ao cristianismo, fui amparado por alguma energia acima de minhas próprias forças. Mesmo antes, tenho a certeza que esta energia superior nunca me desamparou nas horas mais difíceis. E sempre que repasso alguns fatos, algumas decisões e os caminhos que escolhi durante a minha vida foi esta energia quem me guiou. Porque Deus assim o quis.

E hoje, na inteira convicção de que esta força é o Espírito Santo de Deus, o Paráclito Salvador da humanidade, mais ainda certo de que Ele está dentro de cada um de nós e que a salvação é para todos. É o Espírito Santo enviado por Deus que nos acompanha em nossa trajetória rumo à Vida Eterna. Mas o que vem a ser Paráclito? Por que o Espírito Santo assim é chamado? Paráclito quer dizer o que salva, aquele que advoga, defende a causa de alguém. E o Espírito Santo é tudo isso. É aquele que mandado por Deus está junto de nós para nos defender dos males e perigos do corpo e da alma, para lutar e interceder para que a nossa salvação seja completa.

Por isso, quando disse que recorri a Deus nos piores momentos de minha vida, Ele enviou o Seu Espírito Santo para advogar para mim, para me defender e colocar um escudo de proteção contra os males espirituais e também físicos é porque quanto mais nos entregamos à oração mais sentimos a Sua presença. Quantos detalhes de minha vida fazem sentidos e que cruzaram meu caminho, que foram necessários para a minha salvação e libertação e também de minha família. As coisas neste mundo não acontecem por acaso, nem por coincidência, mas sim por um sentido de que os fatos têm conexão em nossas vidas. Mesmo que percebamos isto muito tempo depois, e às vezes até anos ou décadas depois. E quando isto acontece é porque nos faltaram o discernimento e a fé necessários para entendermos naqueles momentos.

Se pararmos de vez em quando e pensarmos nos fatos que nos sucedem, veremos que os elos se interligam, e os pedaços de nossas vidas se encaixam diariamente. Eu por exemplo, passei a perceber isto somente após a minha caminhada na Igreja Católica, na paixão pela Eucaristia e principalmente no respeito ao próximo. E quando ficamos mais íntimos de Deus, e pedimos e agradecemos pelo envio do Seu Espírito Santo Paráclito através das orações diárias, das ações de amor ao próximo, aí percebemos realmente que a vida de cada um é única. Cada ser humano tem a sua célula insubstituível para viver. Ninguém pode viver a vida de outro, mas pode participar da vida deste alguém. E é nisto que o Espírito Santo Paráclito nos mostra e conforta. Ele está sempre pronto a participar de nossas vidas e a nos defender se for preciso contra todos os males deste mundo terreno.

Jesus Cristo disse a seus Apóstolos: “Eu enviarei a vocês o Espírito Santo Paráclito, que o Pai dos Céus mandará para acompanhá-los por todo o tempo em que aqui estiverem”. E assim Ele o fez em Pentecostes. E é neste ensinamento de Jesus Cristo que depositamos toda a nossa confiança de que Deus estará sempre presente em nossas vidas, se assim o desejarmos, para que então a salvação aconteça.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Ailton José Ferreira

Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07

Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador

ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br

inspetorailton@gmail.com

BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com

Ailton Inspetor
Enviado por Ailton Inspetor em 30/07/2015
Código do texto: T5329267
Classificação de conteúdo: seguro