SÃO CRISTÓVÃO E/OU XANGÔ? É MUITA COISA PARA UM SANTO SÓ!

Hoje é dia de São Cristóvão, verdade?

Bem, mais ou menos verdade...!

Na Grécia é dia 9 de Março; a Igreja Ortodoxa comemora o dia dele em 9 de Maio; para os cubanos, a data certa é 16 de Novembro; e para a Santa Sé, hoje, 25 de Julho. Que confusão, hein?

E afinal de contas, quem foi esse tal de Cristóvão?

A própria Igreja Católica admite que a história dele não passa de uma LENDA. Uns contam uma coisa e outros contam outra coisa; e o certo é que ninguém sabe quem foi, onde nasceu, como viveu e como era de fato esse que tem o nome traduzido como “aquele que carrega Cristo”.

Fala-se muito que um certo sujeito, rebelde, não era cristão, mas ajudava pessoas a passar por uma zona mortífera, lá pelas bandas comandadas pelo Império Romano; e que certa vez, carregou uma criança através de um rio e cada metro percorrido a criança ficava mais pesada; e que ao chegar na outra margem o menino lhe disse que era Jesus. Daí o menino pesado pediu para ele fincar um cajado na terra, onde nasceu uma árvore e muitas pessoas foram convertidas após aquele episódio; e que um rei mau mandou prender Cristóvão, o torturou até a ordem de decapitação.

Outra crença vasta é a atribuição de seu patronato. Ao que se conhece, São Cristóvão é padroeiro dos Motoristas, mas a fé vasta do mundo diz que ele é patrocinador de muitos outros eventos e grupos de pessoas: peregrinos, viajantes, contra pesadelos, contra a epilepsia, contra inundações, contra raios e tempestades, contra a peste, contra a morte súbita, contra dor de dentes, padroeiro das Forças aéreas e Aeronáutica civil; dos arqueiros, bacharéis, barqueiros e marinheiros, encadernadores, negociantes de frutas, jardineiros. É padroeiro da santa morte; dos alpinistas e dos porteiros. E para completar o trabalho do santo, ele ainda é patrono da Ilha de São Cristóvão, no Equador; Rab, na Croácia; Havana, em Cuba; Baden, Brunswick e Mecklenburg na Alemanha; Barga, Bertesina, Borghi, Cogollo del Cengio, Corsione, Fubine e Gallarate, na Itália; e Toses, Girona e Catalunha, na Espanha, São Cristóvão (Montemor-o-novo) Alentejo, Rio Tinto e Ovar em Portugal.

Pensam que terminou? Na na ni na não!

São Cristóvão também é Xangô para os adeptos do candomblé e umbandistas; é um dos deuses mais requisitados dessas religiões. Foi o primeiro Deus Iorubá! Xangô é o rei das pedreiras, Senhor dos coriscos e do trovão, Pai de justiça e o Orixá da política. Guerreiro, bravo e conquistador, Xangô também é conhecido como o Orixá mais vaidoso, entre os deuses masculinos africanos. É monarca por natureza e chamado pelo termo Oba, que significa rei. E é o Orixá que reina em Oyó, na Nigéria, antiga capital política do país.

Pois bem! É muita coisa para um santo só! Tadinho, gente! Cristóvão ou Xangô, ou os dois, trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano; e quando ele tem por sorte o adágio de uma folga, o jeito é se apagar com outro...!

E pelo visto, todo dia é dia dele, São Cristóvão e/ou Xangô

Carlos Henrique Mascarenhas Pires
CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 25/07/2015
Reeditado em 07/09/2018
Código do texto: T5323258
Classificação de conteúdo: seguro