Tu tens buscado a sabedoria de Deus?
É interessante notar a quantidade de pessoas que querem aprender mais de Deus, de sua obra consumada com a vinda de seu filho, do plano que Ele tem para cada um de nós, mas não tiram um minuto se quer para lerem a Bíblia.
A sabedoria para um cristão é essencial, a julgar pela exortação clara do Apóstolo Pedro: "... antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2Pd 3.18 b). É preciso notar que o conhecimento era apreciado até pelo próprio Mestre: "Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os" (Lc 2. 46).
Diante de várias adversidades e contratempos da vida, o perigo de queda é extremamente grande, haja vista a falta de preparo espiritual de muitos que não procuram ter a Bíblia como a sua única regra de prática, fé e vida. Tiago nos ensina que se temos falta de sabedoria para lidarmos com as situações, peçamos a Deus que nos dará graciosamente sem lançar em rosto (Tg 1.5).
À luz da Palavra de Deus, a sabedoria é superior à força. Em Eclesiastes 9.13, Salomão nos conta a história de um homem pobre, porém sábio, que livrou uma cidade dos ataques de um exercito inimigo pela sua sabedoria. No entanto, vale ressaltar que o temor ao Senhor é o principio da sabedoria (Sl 111.10; Pv 1.7; 9.10; 15.33).
Jesus nos deixou bem claro que o Pai nos enviaria o consolador, o Espírito Santo, e ele, porém, nos ensinaria todas as coisas e nos faria lembrar de tudo o que Jesus havia dito, mas como nos fará lembrar de uma coisa que não lemos? (Jo 14.26).
Deus através de Oseias declara uma triste realidade: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6). Satanás é astuto e ardiloso, ele procura mentes frágeis e debilitadas para trabalhar. Ele tentou o próprio Jesus usando textos fora de contextos da Bíblia, todavia o Mestre não pode ser vencido por essa tática sutil do maligno, pois estivera sempre meditando nas Sagradas Escrituras. Se nos revestirmos do poder de Deus e do conhecimento advindo de sua Palavra, o inimigo de maneira nenhuma poderá nos enganar.
Fiquemos com a recomendação do Profeta Oséias: "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Oséias 6:3).
Em Cristo, com amor...