A COMUNICAÇÃO NA CASA ESPÍRITA (2o. Encontro)
O encontro, organizado por Mariléa Brasil, Carlos Capelli, Adão Juarez, Renata Fernandes e Antônio Carlos Guimarães, focou alguns dos temas propostos por ocasião do 1o. Encontro, ocorrido em outubro de 2014 (aqui).
Os temas discutidos neste 2o. Encontro foram:
Visando facilitar o trabalho de exposição e as atividades em grupo, e bem assim tornar a participação dos inscritos mais proveitosa e enriquecedora, foi elaborado um ROTEIRO DE ATIVIDADES PRÉVIAS, contendo instruções sobre como participar de grupos de estudos e comandos de leitura de textos e assistência de vídeos sobre os temas que seriam examinados durante o evento.
Na metodologia do Encontro, foram utilizadas exposições dialogadas, relatos de experiências de sucesso (Tema: Reuniões Públicas), trabalho em grupo, e deu-se também a distribuição de textos para estudo e reflexão e de um ROTEIRO DE ENSINO A DISTÂNCIA (RED), com textos teóricos e exercícios para desenvolver habilidades de comunicação (Parte 1: Ouvir, Autorrevelar-se, Expressar).
Foi realizado neste último sábado, dia 4 de julho de 2015, o 2o. Encontro do Ciclo de Estudos sobre A COMUNICAÇÃO NA CASA ESPÍRITA, promovido pela Seara Espírita Bezerra de Menezes e pela Casa Espírita Francisco de Paula Vítor, ambas de Lambari (MG). O evento aconteceu na Seara Espírita Bezerra de Menezes e contou com a participação de trabalhadores das duas instituições acima.
O encontro, organizado por Mariléa Brasil, Carlos Capelli, Adão Juarez, Renata Fernandes e Antônio Carlos Guimarães, focou alguns dos temas propostos por ocasião do 1o. Encontro, ocorrido em outubro de 2014 (aqui).
Os temas discutidos neste 2o. Encontro foram:
- As atividades de comunicação da nossa instituição
- O público-alvo (interno e externo) da nossa instituição
- A programação das palestras da nossa instituição
- Instrumentos e ferramentas eletrônicas para estudar, ensinar e divulgar a Doutrina Espírita
- O público-alvo (interno e externo) da nossa instituição
- A programação das palestras da nossa instituição
- Instrumentos e ferramentas eletrônicas para estudar, ensinar e divulgar a Doutrina Espírita
Visando facilitar o trabalho de exposição e as atividades em grupo, e bem assim tornar a participação dos inscritos mais proveitosa e enriquecedora, foi elaborado um ROTEIRO DE ATIVIDADES PRÉVIAS, contendo instruções sobre como participar de grupos de estudos e comandos de leitura de textos e assistência de vídeos sobre os temas que seriam examinados durante o evento.
Na metodologia do Encontro, foram utilizadas exposições dialogadas, relatos de experiências de sucesso (Tema: Reuniões Públicas), trabalho em grupo, e deu-se também a distribuição de textos para estudo e reflexão e de um ROTEIRO DE ENSINO A DISTÂNCIA (RED), com textos teóricos e exercícios para desenvolver habilidades de comunicação (Parte 1: Ouvir, Autorrevelar-se, Expressar).
No tópico Instrumentos e ferramentas eletrônicas para estudar, ensinar e divulgar a Doutrina Espírita, foram examinadas técnicas de estudo pessoal e de ensino e divulgação da doutrina espírita, fazendo-se uma amostragem dos materiais de referência e dos recursos tecnológicos disponíveis para divulgação doutrinária do Espiritismo.
Imprevistos impediram o comparecimento de algumas pessoas inscritas, mas o grupo , mesmo reduzido, participou ativamente e, durante o intervalo, os participantes se confraternizaram com um farto lanche preparado pelos organizadores. No encerramento, fez-se uma avaliação do evento, para corrigir falhas e aperfeiçoar atividades e exposições, e, ainda, foi proposta a realização de uma oficina para treinar instrutores e preparadores de materiais didáticos com utilização de recursos tecnológicos.
Imprevistos impediram o comparecimento de algumas pessoas inscritas, mas o grupo , mesmo reduzido, participou ativamente e, durante o intervalo, os participantes se confraternizaram com um farto lanche preparado pelos organizadores. No encerramento, fez-se uma avaliação do evento, para corrigir falhas e aperfeiçoar atividades e exposições, e, ainda, foi proposta a realização de uma oficina para treinar instrutores e preparadores de materiais didáticos com utilização de recursos tecnológicos.