A Religião na Sociedade Contemporânea

Existe há muito tempo entre os homens, formas altruístas e idealistas de enxergar e encaixar-se na realidade, definindo-a com mitos e personalidades simbólicas e explicando-a utilizando a subjetividade das metáforas, e através de dogmas permitindo nossa coexistência nesta realidade, ou então nos limitando, para buscarmos em perfeita união uma verdade almejada, pelo menos na parte teórica. São estas as religiões.

É verdade que as religiões são de extrema importância à toda e qualquer cultura existente. Há muito os homens dependeram de suas crenças e sabedoria para poder entender fenômenos naturais que os permitia sobreviver na natureza, mas hoje, com a evolução da ciência (que muito fora influenciada pelas antigas religiões) de nada sobra das doutrinas religiosas se não de sua majestosa reputação e principalmente sua espiritualidade, essa intensa atividade mística que ainda guia-nos para o conhecimento do nosso próprio ser e compreensão de todas as coisas.

Apesar de ter tanta importância moral e espiritual na vida do homem, existem ainda muitas pessoas que preferem viver fora de certas normas e dogmas religiosos. Mas a religião ou os religiosos devem julgar-lhes por isso? Absolutamente não, até porque isso vai contra qualquer espécie de ideologia religiosa, que permite aos homens refletirem sobre sua própria existência e seu objetivo na natureza, se alguém faz isso com ou sem mitologias, não cabe aos "fiéis" apedrejá-los, mas apoiá-los, pois fazem como eles e como dizem as religiões, buscam a verdade sobre todas as coisas. Além do mais, muito fora distorcida as religiões e sua espiritualidade em tempos pra cá por causa da inclusão de interesses daqueles que compõem as instituições religiosas e espalham seu fanatismo: A coexistência voltou-se contra a vida de outros, a meditação virou um ato fútil de simples relaxamento, o amor voltou-se contra a vida e matou milhares de pessoas, religião se transformou em ódio; Não seria ao menos compreensível entender o medo que a religião pode causar nas pessoas? E também os motivos pelos quais alguns podem preferir não estar envolvido nisso?

Apesar da grande importância das religiões, sejam elas boas ou não, ser religioso ou não é uma escolha, é um direito que sempre há de existir por motivos tanto lógicos, quando sociais ou religiosos; os exentam dos possíveis dogmas e fanatismos religiosos existentes, mantém o direito de liberdade de escolha do homem e também o direito de usar de sua melhor forma de buscar o sentido para sua vida, com ou sem deuses.

Cabe a todos nós, religiosos ou não, conhecermos nossa história e nossos arredores, a natureza qual sempre estivemos incluídos, e usar do conhecimento e sabedoria para buscar algo verdadeiramente altruísta de benefício para toda a humanidade, algo que independa de qualquer tipo de crenças ou qualquer outro componente do homem superficial e não de sua essência; O sentido do Ser e Estar.

Lucas Häkkan
Enviado por Lucas Häkkan em 30/06/2015
Reeditado em 23/08/2018
Código do texto: T5294837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.