Onde está o Cristianismo Primitivo?
O Cristianismo atual está totalmente desfigurado, distanciado de suas origens e matriz.
É curioso observar que com o passar do tempo novos elementos vão se agregando, se incorporando à pureza e à simplicidade cristã, adulterando e descaracterizando os preceitos revolucionários de Jesus.
Estaria a figura representativa Dele sendo relegada, vítima da indiferença humana mais uma vez?
Não estaríamos repetindo o mesmo processo condenatório e "recrucificando-o" novamente por conta desta atitude, ou nosso grau de racionalidade e compreensão ainda não atingiu níveis razoáveis de evolução e entendimento de suas propostas?.
Ele falava por parábolas, necessário à época devido as características morais e intelectuais da sociedade de Seu tempo(...e parece que continua), todavia Seus ensinamentos atravessaram os séculos e sobreviveram às ideologias políticas, sociais e religiosas, aos interesses escusos, às promessas irrealizáveis, sonhos inatingíveis feitos por pessoas superficiais, seus falsos discursos e poder de mobilização e manipulação social.
É como se fosse uma gota d'água na imensidão de um mar de vertentes e interesses religiosos, de crenças, crendices e superstições, das mais variadas e práticas ritualísticas, onde navegam os "barcos" apinhados de gente em busca de um "norte" religioso.
Quanto mais o homem se aproxima da religião, mais ele se afasta da religiosidade!!
Interessante como esta caricatura de Cristianismo, em que cada qual procura defender verdades absolutas abstraídas do campo interpretativo, encontra guarida no coração humano, revertendo em aumento da auto estima, porem jamais plena, uniforme e duradoura já que vem imposta pelas palavras interesseiras de certos homens, detentores de uma provável supremacia sobre outros.
Jesus tornou-se um objeto, um produto comercializável, onde os dividendos multiplicam-se à medida que avança o processo alienante.
E hoje, dentro deste contexto capitalista, onde situar Jesus???