O HOMEM NOVO, O HOMEM ESPIRITUAL

O HOMEM NOVO, O HOMEM ESPIRITUAL

Que o Hálito Santo Deus, oh! Doutrinário meu, te anime não somente o corpo, mas também a alma. Que os eflúvios do Santo Uno penetrem em ti para que te convertas em homem novo. Que a luz do Espírito criador que está em tua parte sutil, seja a causa primeira de tua existência. Os homens esperam sempre ansiosamente o auxílio do plano espiritual. Não importa o nome pelo qual se designe esse amparo. Na essência é invariavelmente o mesmo, embora seja conhecido entre os espiritistas por “proteção dos guias” e nos círculos protestantes por “manifestações do Espírito Santo”. Não te deixes abater, no mundo, ante as provações que atravessas.

Encontras-te na situação mais adequada que te dizem respeito à vida espiritual. Permaneces no corpo que mais te favorece as aquisições do campo íntimo. O clima social em que se instalam as atividades é a paisagem na qual dispões dos melhores recursos da experiência. Faça o melhor que puder hoje. Abra sua mente e novas ideias e examine-as com cuidado, escolhendo apenas aquelas que mais lhe convêm. Faça sua escolha de maneira abnegada, pois o coração dos outros está em jogo. Seja amável com as pessoas.

Ofereça um sorriso, o ouvido; estenda a mão a alguém necessitado de ajuda. Tome uma atitude na sua vida ainda hoje, pois ela pode ser tudo que permanecerá. Relaxe, não somente de pão vive o homem, também vive do alimento espiritual. Porque você tem a bênção de Deus. Humanidade, humanidade, levanta-te; se não te levantares agora, então não te levantarás nesta existência; se permaneces adormecida apesar de Meu Amor, apesar de Meus Ensinamentos, apesar de Minhas Palavras, então, Deus te despertará na vida ou na more da carne, no fogo voraz do arrependimento ou no estado da Alma sem matéria.

No terreno da sinceridade, vamos mais além da cegueira humana de onde somente tu desculpas tua natureza, teu materialismo, por quem, senão tu vai desculpar-te...? Vamos mais além da carne, de onde te vejas com os farrapos verdadeiros, sujos, manchados e destroçados que formam a roupagem de tua Alma... Aí te contempla e em tua vergonha, sentirás desejos de lavar-te e te lavarás com as águas do profundo arrependimento, brotado de teus olhos, só assim irás limpo a Festa do Espírito... Conhecimentos ou sentimentos próprios que auxiliam uma pessoa a perceber o que acontece na sua própria vida.

Noção caracterizada pela separação moral do que é certo ou errado: nunca esteve bem com sua consciência. Conjunto de valores morais que definem certos julgamentos, ações ou intenções relacionadas com alguém ou com si próprio: a corrupção machuca sua consciência. Capacidade para discernir, discernimento ou bom senso: teve consciência do cumprimento de suas obrigações. Compreensão ou interesse sobre certo ponto de vista, geralmente, refere-se ao contexto social e político. Consciência Negra.

Designação das ações ou eventos dedicados à reflexão sobre o papel do negro na construção da sociedade brasileira. (Etimologia do latim: conscientia. ae); Sinônimos de consciência: ciência, conhecimento, discernimento, escrúpulo, honestidade, noção, probidade e retidão. Os discípulos do Cristo encontrarão sempre grandes lições, em contato com o Livro da Natureza. O convertido de Damasco refere-se aqui à terra proveitosa que produz abundantemente, embebendo-se de chuva que cai incessante, na sua superfície, representando o vaso predileto de recepção das bênçãos divinas.

Se os cristãos de todos os tempos encontraram dolorosas situações de perplexidade nas estadas do mundo, é que, depois dos apóstolos e dos mártires, a maioria tem cooperado na divulgação de falsos sentimentos, com respeito ao Senhor a quem devem servir. Pessoas ou seres humanos são presentes de Deus. A Doutrina Espírita nos ensina que temos simpatias e antipatias por pessoas; que encontramos e reencontramos afeições; que a vida em sociedade é essencial para a nossa evolução; e que o Amor ao próximo é a máxima do bem viver.

Certa vez um religioso em entrevista a uma Rede de Televisão afirmou que a mediunidade não existia. Ficamos perplexos diante de tremenda neofiticidade, visto que a mediunidade antigamente recebia o nome de profetização, e o mestre Jesus começou a profetizar aos 30 anos de idade. A palavra mediunidade surgiu na França, berço da civilização em 1857 com Allan Kardec. Doutrina de amor e luz aponta à humanidade a vida além da morte. Jesus, o Cristo não superou a morte, pois ela faz parte dos ditames de Deus, ele “ressuscitou” em Espírito.

Normalmente nossa doutrina dirime todas as dúvidas por ser ciência, filosofia e religião. Terceira revelação nos fortalece. Vamos amar mais o nosso próximo, praticar a caridade, a fraternidade sem olhar a quem, orar pelos doentes, pelos esquecidos e estropiados, pois nosso Deus é bom. Jesus, o Cristo na sua condição de Espírito Puro transformou os dez Mandamentos recebidos por Moisés, em dois. Para que dez se em dois já estão contidos todos os mandamentos?

O Deus de Abraão e de seu clã nominado de Jeová na expressão escorreita da palavra foi apenas um Espírito enviado a Terra, era o Deus de Israel. A lei era olho por olho, dente por dente, enquanto Jesus nunca nominou Deus, pois o chamava de meu Pai. Existe uma discrepância entre o Deus do Antigo Testamento e o do Novo Testamento, um não admitia derrotas e punia até com a morte, o outro bondoso, caridoso, fraterno. Lá pelos lados da Palestina e de Israel ainda predomina a violência, pois a assimilação da Lei de talião foi total. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA - MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 15/06/2015
Reeditado em 15/06/2015
Código do texto: T5278241
Classificação de conteúdo: seguro