Bíblia: passagens difíceis ao alcance dos símplices - Marcos

Marcos

Antes de repassar, interpretar, mandar de brinde para um amigo, oferecer como conforto e resposta para o problema de alguém, lembre-se destas coisas:

1. A Bíblia não é um único livro, escrito da primeira página à última por um único autor. Foram vários escritores que participaram do projeto, em épocas diferentes, não se conheceram, não frequentaram os mesmos lugares, não fizeram as mesmas viagens, tiveram experiências diferentes. Portanto, há diferença entre um livro e outro, uma passagem e outra, entre um autor e outro.

2. Cada livro da Bíblia foi uma resposta dada por um escritor a algum problema vivenciado por alguma comunidade naquele tempo, em geral, há mais de dois mil anos atrás, portanto, essa comunidade ou pessoa não existe mais. Cuidado em dizer que aquilo foi escrito para você ou para algum conhecido seu. Aquele versículo ou capítulo pode lhe ajudar com alguns ensinos e princípios, mas ele não foi escrito pensando em você, na igreja ou nas pessoas que você pensa aplicar. Por isso, não seja doido de papagaiar que a Palavra de Deus é a mesma ontem, hoje e eternamente e que por isso, qualquer passagem bíblica pode ser aplicada a qualquer pessoa, qualquer situação em qualquer tempo. Isso não é respeitar nem valorizar a Palavra de Deus é fazer jogo sujo com ela. Quando Deus disse a Moisés, estende a vara e toca as águas” dizia a Moisés, no tempo em que os judeus precisavam entrar na Palestina e era para tocar as águas do Mar Vermelho, não as do Rio Paraná, São Francisco, Amazonas nem o Oceano Atlântico.

A história do Evangelho de Marcos

O cristão responsável, honesto, que se esforça todos os dias para ter uma vida cristã de qualidade, procura saber a história dos livros bíblicos. Isso o impedirá de ensinar bobagens, distribuir passagens bíblicas avulsas fora de sentido e de contexto. Maiores detalhes sobre a história dos livros bíblicos estão em boas enciclopédias, Dicionários, Biblias anotadas e nos comentários disponíveis em boas livrarias.

Os livros da Bíblia não estão na ordem em que foram escritos. Deus não nos deu a Bíblia encadernada, impressa, corrigida. Este foi um trabalho feito pelos homens. Eles tiveram que estudar os idiomas originais que os apóstolos, autores falavam ou escreviam, tiveram que pesquisar se estes livros eram lidos e aceitos pelos primeiros cristãos e em algumas coisas não era fácil decidir.

O Evangelho de Marcos é um dos primeiros livros escritos no período chamado de Novo Testamento. Mas não é o primeiro livro. Deve ter sido escrito depois de Gálatas, 1º e 2º Tessalonicenses. Mas foi escrito antes de Mateus, Lucas e João. Mateus e Lucas ao escreverem seus evangelhos consultaram o livro de Marcos.

Marcos não conheceu Jesus Cristo pessoalmente. Não foi seu discípulo ou apóstolo. Mas ele era companheiro de viagens de Pedro. Seu Evangelho é o registro das memórias de Pedro.

Marcos se dava bem com Pedro e Barnabé, mas não tinha boas relações com Paulo. Atos 15.37-39. Diferente de Lucas que era amigo pessoal do apóstolo Paulo e quando escreveu seu Evangelho sofreu a influência de Paulo.

Marcos escreve seu Evangelho aos Romanos. Por isso não fica nos detalhes já que os latinos eram mais práticos. Não cita muitas passagens do Antigo Testamento, afinal os Romanos não tinham familiaridade com os livros judaicos.

Capítulo 1

“Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, conforme está escrito na profecia de Isaías...”. 1:1-2

Livros Sagrados da fé cristã - Os primeiros cristãos, que viveram nos primeiros cem anos de implantação do Cristianismo não possuíam os livros do Novo Testamento. Isso contando mil e novecentos anos atrás.

Como os cristãos eram uma dissidência do judaísmo eles utilizavam as mesmas Escrituras. É preciso lembrar que a Bíblia é a revelação de Deus aos homens conforme a visão cristã. Outros povos não utilizavam nem possuíam as Escrituras judaicas, as mesmas que os cristãos usavam em seus estudos e pregações.

Por isso Marcos menciona “a profecia de Isaías”. A divisão de capítulos e versículos foi feita alguns anos depois que Marcos escreveu seu Evangelho, por isso, diferente de nós, ele não cita o capítulo e o versículo em que se encontra a citação.

Não possuindo outros livros sagrados, como os do Novo Testamento, eles recorriam aos textos disponíveis do Antigo Testamento para fundamentarem sua nova pregação e a idéia de que Jesus era a nova e atualizada revelação de Deus a todos os homens, principalmente dos judeus.

“apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para perdão dos pecados” 1:4

Os ritos de iniciação no Cristianismo - O batismo era um ritual comum na Palestina mesmo antes de Jesus Cristo. Alguns dizem que veio dos rituais do próprio Antigo Testamento. Os essênios praticavam-no.

Se nas páginas da Bíblia, especialmente nos Atos dos Apóstolos parece que todo mundo se entendia sobre como realizá-lo, em nossos dias, a confusão reina desde as múltiplas formas de práticas até as diversas fórmulas batismais.

Realizá-lo por imersão, aspersão, efusão, infantil ou apenas para adultos, batizar ou rebatizar, quando o batismo é válido, em nome da Trindade, só em nome de Jesus. Essa é uma matéria para as longas discussões de Teologia Sistemática.

A passagem de Marcos sugere uma questão: para que se batizava? Aqui se dá a entender que o batismo faz parte do arrependimento dos pecados e um ente importante no plano da salvação. Notemos que Marcos diz que o batismo era para o arrependimento e não como símbolo do arrependimento. A pessoa que se deixava batizar obtinha a remissão dos pecados. Essa mesma idéia é repetida no livro de Atos dos Apóstolos mas ignorada pelo apóstolo Paulo que não valorizava muito o rito batismal.

“As vestes de João eram feitas de pelos de camelo; ele trazia um cinto de couro, e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre” – 1:6

O uso de animais para consumo humano - O movimento ecológico é coisa dos nossos dias. No começo do século alguns movimentos cristãos se manifestaram contra o consumo de carne pelos humanos, mas não se constituíram em movimentos de defesa dos animais.

O que podemos dizer a respeito da pesquisa com animais pelas instituições científicas que testam remédios e venenos para seres humanos e para modificação do meio ambiente?

O quanto sabemos sobre o comportamento animal, as emoções, a crueldade na morte dos bichos? Qual a atitude ética do cristão em relação ao consumo de carne?

“E pregava, dizendo: após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandalhas” 1:7

A grandeza de ser humildade - A humildade resulta da correta avaliação da transitoriedade da vida. Estamos de passagem. Seremos substituídos. A dignidade de uma pessoa não está apenas em fazer trabalhos nos quais haja visibilidade física, em que seu rosto e sua aparência sejam notados. Muitas vezes é preciso se ajoelhar para tarefas nobres muitas das quais não merecemos executá-las, estamos realizando-as como um privilégio, abaixados ainda.

“Eu vos batizo com água; Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo” 1:8

O batismo no Espírito Santo – Os apóstolos desvalorizaram mais tarde o batismo de João. Atos 19:2-6.

João Batista está falando com o povo judeu que está esperando o Messias em seus dias. Portanto, esta profecia se refere aos judeus que estavam vivos nos dias de Cristo e de João. Por isso, “vos batizará”.

O batismo no Espirito deixou de ser um fator de unidade entre os cristãos. Muitas denominações divididas sobre o assunto.

Estamos longe de uma definição que conte a todos a respeito do que seja o batismo no Espírito Santo. A única coisa que tem unanimidade é que ele é superior ao batismo nas águas, porque um executado pelos homens e o outro pelo Senhor.

Quando os judeus foram batizados no Espírito Santo?

(Estou fazendo uma viagem pelo livro de Marcos, por ser o mais simples de fácil leitura, nem por isso sem passagens polêmicas. O texto não está corrigido e as críticas e sugestões são bem vindas. Me ajudarão a reanalisar o estudo que apresento. Se desejar que sua observação conste como nota de rodapé, você será referenciado, avise).