O CRISTIANISMO UMA RELIGIÃO
O CRISTIANISMO UMA RELIGIÃO
O Cristianismo pode ser entendido como a pedra basilar da Nova Revelação. É o transunto, a substância dos ensinos de Rãma, Buda, Moisés, Confúcio e outros legisladores, mas com um vínculo mais acentuado, com uma recomendação mais enérgica, com um clamor mais vibrante sobre as necessidades imperativas do homem até então indolente, descuidado, perverso, egoísta e idólatra, quando não irreverente e blasfemo. O Cristianismo teve início com a vida, o mistério, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus, um judeu que os cristãos acreditam ser o Filho de Deus. Suas raízes, no entanto, são mais antigas e penetram fundo na tradição judaica, com o cristianismo considerando-se a Nova aliança ou Novo Testamento em relação ao Antigo.
A história e interpretação primitiva de Jesus, que considerou o Cristo, ou Messias estão registradas no Novo Testamento, que inclui os Evangelhos, as Epístolas (cartas) e outros escritos do século I. Todos eles reconhecem que Jesus foi, e é, a intervenção pessoal de Deus para restaurar Seu poder e força no mundo. O poder divino no mundo foi restaurado por Jesus por meio do ensinamento, do perdão dos pecados e da cura, de tal modo que parecia ser Deus quem falava e agia através dele: nas palavras de Jesus. A cruz tem um símbolo da crucificação de Jesus, representa seu amor pela humanidade ao morrer por seus pecados.
A cruz vazia mostra que ele se elevou de entre os mortos. O Espiritismo não se considera uma religião organizada dentro de uma estrutura clerical. Neste sentido, é profundamente distinto das religiões tradicionais. Não possui sacerdotes ou pessoas investidas de autoridade especial. Não possui templos suntuosos. Não adota cerimônias de qualquer espécie, tais como batismo, “casamento”. (religioso). O ensinamento de Jesus era simples. Ele sintetizou-o da Bíblia Judaica (Antigo Testamento, para os cristãos) no amor a Deus e ao próximo.
Mas era também exigente: uma vida de ágape (Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa o amor incondicional, o amor que se entrega. A expressão ágape foi usada de várias maneiras diferentes entre os gregos, em passagens da Bíblia, em cartas, em correspondências entre amigos, era usado, da mesma forma que nos dias de hoje, se usa no inicio de um texto – a palavra - “prezado”), ou amor cristão, de um tipo novo e generoso.
Antes de morrer Jesus encenou diante dos discípulos sua convicção de que mesmo após a morte ele seria para eles, e para os que viessem depois deles, o intermediário de tudo que conheceram sobre Deus por meio dele: pegou o pão e disse “Este é o meu corpo”, pegou o vinho e disse:” Este é o meu sangue”. Desse modo, prometeu , mais do que com simples palavras , estar entre eles até o final dos tempos. O Espiritismo não tem rituais, velas e nem vestes especiais. Não utiliza qualquer forma de simbologia.
Não adota ornamentação para cultos, nem gestos de reverência, nem sinais cabalísticos, nem benzeduras, nem talismãs, nem defumadores ou cânticos cerimoniosos (ladainhas, danças ritualísticas) Também não adota bebidas alcoólicas ou oferendas de qualquer espécie. O culto espírita é feito no próprio coração. É o culto do sentimento puro, do amor ao semelhante e do trabalho em favor do próximo. (Ricardo Bernardi).
A doutrina Espírita concebe que somente a prática de boas ações e do pensamento equilibrado nos liga a Deus. A Doutrina espírita define Deus, como sendo a inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas. Deus é a essência transcendente que permeia todo o Universo. É a força, a inteligência e o amor, nos quais estão mergulhados o macro e o microcosmo. Das galáxias às partículas subatômicas, tudo é envolvido pela Lei Universal Onipresente.
Não há, portanto, uma visão personificada ou antropomórfica de Deus. Deus é a Lei Maior, o amor universal, a sabedoria que coordena todas as leis menores da natureza. Foi revelada pelos espíritos superiores, por intermédio de médiuns, e organizada (codificada) por um educador francês, conhecido por Hippolyte-Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), em 1857. Surgiu, pois na França, há mais de um século. Conforme a conceituação Espírita, não existe salvação apenas pelo fato da pessoa ser ou não religiosa. As religiões cristãs estão voltadas para a espiritualidade, tendo Jesus Cristo e o Pai Maior (Deus) como os vetores maiores, como para o Espiritismo que também é cristão.
Antônio Paiva Rodrigues é jornalista e praticante da doutrina Espírita