ESPIRITUALIDADE E MATERIALIDADE

ESPIRITUALIDADE E MATERIALIDADE

“Deixa que o teu coração voe, além do horizonte, nas asas da música sublime que verte do Céu a Terra, a fim de conduzir-nos da Terra ao Céu”... Ouve-lhe os poemas de eterna beleza, em cuja exaltação da harmonia tudo é gloriosa ascensão. (Emmanuel).

Jesus, ao proferir a célebre frase: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, estava apontando o caminho para se atingir o “reino dos Céus”, o reino da paz interior, o reino do amor e da sabedoria. A busca da verdade conduz o ser humano para o autoconhecimento, para autorrealização e para a vivência dos valores nobre do espírito. É de bom alvitre que definamos o que ver a ser espírito. São seres inteligentes que povoam o universo. Eles estão nas condições de encarnados e desencarnados. A espiritualidade pode ser uma crença do ser humano. Todas as religiões que acreditam na existência do espírito sobre a matéria são chamadas de espiritualistas.

As pessoas que não acreditam no espírito ou na alma, somente na matéria são materialistas. Os espiritualistas, também acreditam na existência de um Ser Superior que O Mestre Jesus, o chamava de Meu Pai. Espiritualizar-se é mudar o campo de interesse, vivendo no mundo sem a ele prender-se. A palavra espiritualismo usa-se em sentido oposto ao de materialismo; crença na existência da alma espiritual e imaterial. O espiritualismo é à base de todas as religiões. A inteligência pode ser a essência do espírito e a tomamos como pensamento.

Uma frase muito bonita que colhemos e serve de exemplo, para quem quer mudar a vida para melhor: “Que o Hálito Santo de Deus, oh! doutrinário meu, te anime não somente o corpo, mas também a alma. Que os eflúvios do Santo Uno penetrem em ti para que te convertas em homem novo. Que a luz do Espírito criador que está em tua parte sutil, seja a causa primeira de tua existência.”. Que é Deus? “A inteligência Suprema causa primeira de todas as coisas”.

Uma linda definição, para um ser Onipotente, Onipresente e Onisciente. Não somente de pão vive o homem, também vive do alimento espiritual. O alimento espiritual da qual o homem necessita está na fé em Deus, nas preces, nas orações, na fraternidade, no amor ao próximo, na prática do bem sem olhar a quem e na caridade espontânea. Meu Pai! Submeto minha vontade à tua, oh! Pai! Submeto a minha consciência à Tua! E minha vida à Tua, oh! Pai! Arnulfo H. Ferreiro em seu livro: “Ensinamentos de Jesus”, nos mostra com muitas nuances a importância da vida espiritual.

Quero que te espiritualizes Amado Meu, para que um dia cantes Glória, porque, então, terás deixado de ser humano passional, para te converteres em Manifestador do Cristo. Eu sou aquele que te vem dizer: Levanta e anda, pois és Espírito Eterno; segue ascendendo pela escada interna de teu coração até que te unifiques ao Cristo e possas dizer: ”Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Mas, por que o homem não está afeito as Leis Divinas?

Pela sua condição de imperfeito. É certo que um dia ele vai melhorar, custe o que custar. O Espírito evolui e não retrograda, por isso, a reencarnação sucessiva faz parte da divindade. Procuramos estudar a reencarnação com os mestres do Espiritismo e explicar aos céticos que ela realmente existe é fato confirmado e consumado. De onde vim? Quantas vezes pensaram sobre a nossa existência?

E aí indagamos: Será que encontramos uma explicação plausível para nossa interrogação? Sabemos que durante anos filósofos, cientistas, eruditos e mestres religiosos tentam dar respostas ao mistério da existência. Como o assunto é polêmico, aprendemos que durante séculos, peregrinos viajaram milhares de quilômetros através de montanhas traiçoeiras cobertas de neve para encontrar um Lama Sagrado, na esperança de aprender os segredos da vida.

Outros buscaram significado nas galáxias ou em laboratórios. Hoje, buscamos respostas em Igrejas, Sinagogas e Mesquitas, confiando que nossos sacerdotes, ministros e rabinos nos fornecerão essas revelações. Ledo engano. A resposta está dentro de cada um de nós, naquela parte invisível e indefinida que chamamos de alma. Ela além de ser espírito encarnado é também nosso núcleo espiritual , a fagulha divina interior que sempre existiu, existe e sempre existirá.

Ela viajou todos os confins do Universo, através de todas as eras do tempo gravando dentro de si, as lições de uma existência infindável. Ela é a quintessência de que nós somos. Infelizmente poucos sabem como penetrar nessa luz, que arde de maneira tão brilhante dentro de nós. Jesus, o Cristo esteve entre nós para nos ensinar todos os segredos da vida, mas pela inveja, pelo orgulho e pelo egoísmo foi morto e crucificado, mas pela sua condição de Espírito Puro, através da “ressuscitação” e materialização, passou 40 dias e 40 noites aqui entre nós e depois ascendeu aos céus. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE-JORNALISTA

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/05/2015
Código do texto: T5260328
Classificação de conteúdo: seguro