Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EVANGELHO DO DOMINGO 03.05.2015(Jo, 15, 1-8)

"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA."
Autor: Antoni BigCuore*
Data: 30.4.15, 5ª feira, às 16,22 horas.
--------------------------------------------------------------------
             EVANGELHO DE S.JOÃO, CAPÍTULO 15, 1-8
--------------------------------------------------------------------

“A verdadeira videira. Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim que não produz fruto ele o corta, e todo o que produz fruto ele o pode, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais puros, por causa da palavra que vos fiz ouvir.

“4.permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramos não pode dar fruto por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vos, se não permanecerdes em mim. 5.Eu SOU a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, NADA PODEIS FAZER.

“6.Se alguém não permanece em mim é lançado fora, como o ramo, e seca; tais ramos são recolhidos, lançados ao fogo e se queimam. 7.Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, PEDI O QUE QUISERDES E VÓS O TEREIS. 8.Meu Pai é glorificado quando produzis muito fruto e vos tornais meus discípulos.” ( 1 )
-------------------------------------------------------------------
ANTONI BIGCUORE ´S REFLECTION: João evangelista lança mão de uma bela metáfora para explicar a necessidade de o cristão estar ligado, SINTONIZADO, com a videira de Deus, através de seus ramos.
 
No tempo de Jesus, existiam muitas videiras em sua região. O povo de Israel era considerado a “VINHA PREFERIDA DE DEUS”, no antigo testamento. Daí S. João lançar mão dessa idéia de videira para falar do amor de Deus pela humanidade.

Para experienciar Deus, é imperativo haver INTIMIDADE COM DEUS!. E como  se consegue isso?. O leitor atento indagaria. Para se entrar em contato com Deus, é necessário, antes de mais nada,  QUERER que tal aconteça; é antes de mais nada, um ato de VONTADE. Eu quero ser amigo de Deus.

E ser amigo implica conhecê-Lo. E para conhecê-lo é preciso LER E REFLETIR as suas palavras contextualizadas nas Sagradas Escrituras. Outro excelente “instrumento” para experienciar Deus, é, sobretudo, através da Santa Eucaristia. O Cristo Vivo nela está e vai ser absorvido na corrente sanguinea de quem é seguidor do Mestre.

Os discípulos estavam tendo a experiência direta com Jesus, o Filho de Deus.
Mas, infelizmente “a ficha” só veio a cair, para os discípulos, em Pentecostes, quando Jesus ascende aos céus e lhes envia o Paráclito, Espírito Santo. A partir de Pentecostes, os discípulos sentem como vivo todo o ensinamento que o Mestre, em vida, lhes ensinou. Tanto que, a Igreja de Cristo, nasceu oficialmente em Pentecostes. Dali em diante a videira NUNCA mais parou de DAR FRUTOS!!!

Os discípulos foram em grupos se espelhando para todo o mundo e evangelizando os povos. Para AMAR A DEUS, é preciso ter um CORAÇÃO ABERTO, DISPONÍVEL, sem censuras, sem barreiras mentais e espirituais.

Deus está sempre passando e batendo nas portas de nossos corações. Quem abrir Ele entra e faz morada!. Contrariamente, quem fecha a porta do coração, Ela passa e não faz morada nesse coração. Deus respeita o livre arbítrio do ser humano. DEUS É AMOR! E seu amor é tão maravilhoso que é GRATUITO, ou seja, Ele não exige nada em troca.

AMAR POR AMOR à humanidade. Ele veio para servir; para a luz e quem é da luz a Ele acolhe. Quem ama as trevas, vai permanecer nas trevas.
Ele quem diz: “5.AQUELE QUE PERMANECE EM MIM E EU NELE PRODUZ MUITO FRUTO; PORQUE, SEM MIM, NADA PODEIS FAZER”.

Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, temos um grande instrumento para permanecer no amor de Deus: a ORAÇÃO!. Ela é o combustível de nossa alma!
Um Feliz e Santo domingo a todos(as), com copiosas bênçãos de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
------------------------------------------------------------------
Fonte: ( 1 ) – Bíblia de Jerusalém, pg. 2.026, Paulus editora, SP.sp.
(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu Blog Bem Viver - http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).
-------------------------------------------------------------------



ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 01/05/2015
Código do texto: T5226743
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2497 textos (955390 leituras)
87 áudios (67760 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/19 10:33)
ANTONI BIGCUORE