Ilustração: Capa do livro Paulo e Estevão, de Emmanuel/F. C. Xavier


EVANGELHO E ESPIRITISMO (17) - O planejamento espiritual da missão de Paulo, Apóstolo


A dois operários – um carpinteiro, e outro tecelão – confiou-lhes a Providência o destino espiritual da humanidade ocidental.

(HUBERTO ROHDEN)


A vida extraordinária do Apóstolo dos Gentios, examinada sob a perspectiva espiritual, conforme narrativa feita pelo Espírito Emmanuel através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, foi o tema da palestra O PLANEJAMENTO ESPIRITUAL DA MISSÃO DE PAULO, APÓSTOLO, realizada por Antônio Carlos Guimarães na Casa Espírita Francisco de Paula Vítor, em Lambari (MG), no dia 20 de abril de 2015.


Com efeito, Deus não apenas criou o céu e a terra, governa também tudo na Natureza, a qual é submissa a sua vontade.[1] Disso decorre o Providencialismo, que é a doutrina que vê na história uma ordem ou um plano providencial. É a confiança na ação da providência.[2] Nessa perspectiva, o Espiritismo também admite um fio condutor da história e do desenvolvimento evolutivo-espiritual da humanidade.[3] Mas num contexto cósmico, porque propugna que a evolução do Espírito é infinita e se faz tanto no mundo corporal como no mundo espiritual, e assim também em outros mundos e em outras dimensões.


[1] BORN, A. Van Den [Org.]. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, p. 1234.
[2] ABBAGNANO, Nicolau. Dicionário de Filosofia – Editora Mestre Jou, SP.
[3] LOBO, Ney. O Plano do Universo na Doutrina Espírita. In O Plano Social de Deus. FEB, Brasília, p. 19.


Nessa ordem de ideias, é que o Espiritismo tem entre seus pontos doutrinários a Programação das reencarnações e a Escolha de provas, temas esses que já desenvolvemos aqui e aqui.

Assim, dentro de Planos Divinos para a espiritualização da humanidade terrena, Paulo de Tarso foi o instrumento escolhido para a pregação aos gentios (palavras de Jesus a Ananias, em Atos dos Apóstolos Cap. 9, Versículo 15), fato esse que o apóstolo confirmou quando disse, em relação ao Cristo: Aquele que me separou desde o seio de minha mãe e me chamou por sua graça ... para que eu o evangelizasse entre os gentios (Galátas, 1, 15). 

Pois bem, diante disso, na palestra citada, com base no livro Paulo e Estevão, nos Atos dos Apóstolos e nas Epístolas Paulinas, a vida do apóstolo, desde o seu nascimento em Tarso, na Cilícia, até sua morte em Óstia, próxima de Roma, foi vista sob três grandes fases*, quais sejam:

 

- Fariseu e perseguidor (do seu nascimento até o episódio de Damasco)
- Apóstolo e organizador (de Damasco até sua prisão em Roma)
- Prisioneiro e mártir (da prisão em Roma até seu martírio)

 

E, dentro da divisão acima, foram examinados os seguintes topicos:

- Os planos de Deus para Suas criaturas
- A preparação espiritual para a vinda do Cristo
- As origens, a cultura, os talentos pessoais e os dons mediúnicos de Paulo de Tarso
- Os amigos e os protetores espirituais do grande Apóstolo dos Gentios
- Lances e ocorrências da vida de Paulo, vistos sob o ângulo espiritual

 


(*) Conforme PAULO DE TARSO. Huberto Rohden. São Paulo : Fundação Alvorada, 6ª. edição, s/d


MATERIAL COMPLEMENTAR

Abaixo vai um material que pode ser útil a quem queira realizar uma palestra sobre o tema. Confira.

Mapa mental 

Visão esquemática das 3 fases da vida do Apóstolo Paulo (antes e após de Damasco, e ida para o martírio em Roma), e uma síntese de seus talentos e de sua vida (origens, cultura, mediunidade, dotes pessoais, amigos, protetores espirituais, textos que escreveu e/ou narram sua história) - 
aqui

Apresentação

Apresentação PowerPoint baseada no mapa mental acima, enriquecida com: notas históricas, principais personagens paulinos, referências, materias para leituras complementares - aqui