A IGREJA INSERIDA NA SOCIEDADE.
A Igreja cristã precisa ser fiel a seus princípios, suas doutrinas, sua fé. Precisa também trabalhar arduamente na divulgação do Evangelho de Jesus, alertar que todos, um dia, terão um encontro com Deus e que este dia, ninguém conseguirá evitar.
Mas a Igreja precisa ocupar o seu espaço na sociedade. É nela que cada um de nós vive. Vamos ao médico, ao armazém, ao açougue, à padaria, a repartições públicas, a escola. A vida do cristão não está restrita a ir à Igreja para cultuar a Deus, nem no convívio restrito com os “irmãos de fé”.
Precisamos participar e nos envolver com a vida de nossa comunidade. Não adianta falar do amor de Deus e deixar nosso vizinho passando necessidades. Necessidade de alimento, de remédio ou muitas vezes, apenas de uma visita e um pouco de atenção.
A Igreja precisa sair de dentro dos Templos. A nossa fé precisa deixar de ser apenas um modo de vida. É tempo da Igreja cristã ganhar as ruas, praças e estradas da vida. É do lado de fora que estão os que mais precisam. Tanto do pão material quanto do pão espiritual.
E quem melhor agiu assim, foi o nosso Mestre e Senhor, Jesus.
Belo Vale, 06/2005.
(Em que pese a sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade/2015, este artigo foi escrito em 2005).