BATISTAS - HISTÓRIA

BATISTAS. QUEM SÃO? QUAIS SUAS ORIGENS? E SUAS DOUTRINAS?

Alguns dizem que o nome Igreja Batista como religião não é bíblico. E isto é verdade. Também não se encontram na Bíblia Sagrada os nomes: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Ortodoxa, Igreja Adventista, Salão das Testemunhas de Jeová, Igrejas Anglicana, Metodista, Luterana, Presbiteriana, Quadrangular. A Bíblia se refere simplesmente à palavra de origem grega (ekklesia), que quer dizer reunião.

Quando Jesus disse a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”, Ele não fundava sua Igreja sobre Pedro (uma pequena rocha na língua original) e sim sobre a fé de Pedro (no original, uma grande rocha).

Qualquer Igreja que fundamente sua doutrina sobre este fundamento, a fé genuína e pura em Jesus (que foi o que Pedro fez), pode se autodeclarar, uma Igreja cristã fundamentada nos princípios dos Apóstolos. Se bem que isto não vem muito ao caso, porque não é uma questão de dizer ou comprovar ser originada na doutrina do Senhor e difundida pelos Apóstolos e sim procurar viver estas simples verdades.

Os Batistas portanto, também fazem parte de forma insofismável da verdadeira Igreja de Jesus, pois suas doutrinas são fundamentadas na Palavra de Deus.

Já o nome Batista, biblicamente vem como um adjetivo de João, que batizava as pessoas no Rio Jordão enquanto pregava a vinda do Messias.

Os Batistas de hoje, não têm origem nesta palavra e sim, na palavra ANABATISTA que quer dizer literalmente, os rebatizadores.

Rebatizadores por não aceitarem o batismo por aspersão ou qualquer outra forma diferente da imersão. Afinal, batismo quer dizer submergir, afundar, como se pode ver em qualquer dicionário da língua pátria.

Quando o Imperador Constantino ameaçou lançar a Europa nas trevas antes de se converter ao catolicismo, já se encontrava notícias de grupos que resistiam à Igreja dominante e que tinham consigo, práticas anabatistas.

Quando Martin Lutero desfraldou a Bandeira da Reforma, os anabatistas imediatamente aderiram ao movimento.

Foram perseguidos pela Religião oficial o que os levou a abandonar a Europa, principalmente os países do Reino Unido, se demandando para as Colônias Inglesas da América do Norte, hoje Estados Unidos da América.

Isolaram-se em Rhode Island, no Estado da Virgínia onde fundaram a Primeira Igreja Batista da América do Norte, quando passaram a ser chamados simplesmente de batistas (aqueles que batizam e rebatizam em nome de Jesus).

Tiveram papel fundamental na história da independência americana, principalmente como fonte da defesa da plena liberdade, que inspirou as bases mestras da Constituição Americana.

A história faz justiça pois os Batistas são reconhecidos, principalmente nos países do chamado primeiro mundo, como os lídimos propugnadores da liberdade de consciência e defensores da separação entre Igreja e Estado, princípio este revestido do genuíno sentimento democrático.

Creem os Batistas, na genuína, pura e inadulterada Palavra de Deus, como única fonte infalível e confiável dos planos e propósitos de Deus. A doutrina, os usos e costumes Batistas são simples e inspirados na Bíblia Sagrada.

Não há ninguém que busque cumprir as verdades exaradas nas Escrituras Sagradas (independentemente do credo, da fé ou das verdades espirituais), que praticará a perseguição, o anti-social, o ódio. No Brasil, há registros dos Batistas como Igreja desde 1871 em Santa Bárbara, Estado de São Paulo.

Hoje há duas correntes Batistas que se destacam: A Convenção Batista Brasileira (tradicional) e a Convenção Batista Nacional (renovada). Ambas possuem pequenas divergências de ordem doutrinária e são convergentes na totalidade das verdades bíblicas.

A forma de governo de uma Igreja Batista Nacional é com autonomia local e amplamente democrática, onde a comunidade batista é soberana, sem submeter-se a nenhum líder humano nacional ou mundial.

Em Belo Vale, os Batistas já se faziam presentes já na segunda metade da década de 30, no povoado de Roças Novas de Cima.

Após um longo tempo na obscuridade e no anonimato, os Batistas ressurgiram em solo belovalense, em 19/02/1994 por intermédio da Igreja Batista Betel, que faz parte da Convenção Batista Nacional.

Venha conhecer a Igreja Batista Betel de Belo Vale, mas não pelas histórias revestidas de preconceito. Faça-nos uma visita e conheça-nos pelo lado de dentro, com total liberdade de estar conosco em todos os cultos. As portas estão sempre abertas.

Belo Vale, 03/2005.