AS COISAS DE DEUS.
AS COISAS DE DEUS.
Se eu falar que as coisas de Deus, ou melhor, o que Deus nos concede e permite que aconteça com a gente, simplesmente é assim mesmo, estaria duvidando da capacidade de vocês entenderem o que realmente somos e representamos para Ele. Mas não é bem assim. Porque muitas vezes, e na maioria delas, o que se sucede em nossas vidas são desígnios de Deus. Ele permite porque somos livres para escolher, mas também recebemos aquilo que merecemos, nem mais nem menos. Culpar a Deus pelos sofrimentos é a melhor resposta para nossa consciência, pois é muito mais fácil culpá-Lo do que enumerarmos os erros que nos levaram a estes sofrimentos.
Se o sofrimento purifica a nossa alma, e se é através dele que chegamos mais perto de Deus, isto não quer dizer que Ele deseja que soframos para conhecê-Lo melhor e assim estar mais próximo da Eternidade. A própria evolução do Homem fez e faz com que o sofrimento faça parte de nossos caminhos. Não quer dizer que a felicidade também não possa fazer parte durante a nossa caminhada, pois é isto que Deus quer sempre da gente: que sejamos felizes sempre e façamos o nosso próximo também feliz. Mas se às vezes precisamos sofrer para sermos felizes, é porque a nossa imperfeição permite isso. O próprio Filho de Deus veio ao mundo para mostrar que precisaríamos viver e aceitar as atribulações para buscarmos então a felicidade no Reino de Seu Pai. Ele mesmo mostrou para nós o sofrimento em sua própria carne.
As coisas de Deus são e será sempre um mistério para nós. As portas para chegarem até Ele são muitas, algumas largas, outras estreitas, porém são portas que chegam. Alguns caminhos mais longos, outros mais curtos, mas que chegam a Deus certamente. Jesus Cristo nos mostrou a porta mais larga e o caminho mais curto. É fácil? Claro que não! Ele mesmo disse isto a seus discípulos e apóstolos. E disse mais: quem perseverar na fé e no amor colherá a vitória final. As coisas de Deus fazem com que o sofrimento que provocamos se torne alívio e cura, transformando tudo em felicidade.
As coisas de Deus acontecem sem hora marcada, sem dia determinado, e que só Ele sabe. Não adianta querermos adivinhar o que vai acontecer conosco daqui a um minuto, ou uma hora, ou amanhã ou depois, que nada conseguiremos. Temos sim, que caminharmos nos Seus ensinamentos e acreditarmos que as coisas de Dele não são por acaso, e que a tudo Ele vê e ouve.
No cântico de Maria, no Evangelho de São Lucas, capítulo 1, Deus nos fala simplesmente que está conosco: “...porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor...” (v. 49); “e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração.” (v. 50). Também no cântico de Zacarias, pai de São João Batista: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.” (v. 68); “É a salvação que nos livra de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.” (v. 71). E tantos outros versículos que comprovam que Deus está conosco até o fim dos tempos.
Portanto irmãos, as coisas de Deus são misteriosas, mas se seguirmos Seus ensinamentos nas Escrituras Sagradas, certamente estes mistérios serão por nós facilmente compreendidos.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
inspetorailton@gmail.com
BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com