O PODER DE TRANSFORMAR

Se olharmos a nossa volta veremos que tudo se transforma. É comum inclusive, ouvirmos alguém repetir que “nada se perde, tudo se aproveita”. Mas será que é assim mesmo?

A humanidade existe há alguns milhares de anos e muitos de nossos valores continuam os mesmos. Uns falam em evolução, outros em estagnação. Hoje gostaríamos de falar em TRANSFORMAÇÃO.

No nosso vocabulário, modificar é literalmente mudar, modificar. E no seu sentido mais amplo, o vocábulo converter quer dizer exatamente, transformar. Assim, quando falamos em conversão, estamos falando de mudança, modificação, transformação.

Mas para que o ser humano passe por este processo de transformação, precisamos admitir, reconhecer, que ninguém pode fazer isto sozinho. Se uma sociedade quer mudar, é preciso que todos mudem. Só que isto não vai acontecer de forma simultânea. Ela irá mudar sim, mas leva tempo.

Individualmente acontece exatamente da mesma forma. Ninguém muda de uma hora para outra. Mas podemos sim, sermos transformados ao longo do tempo.

A borboleta não nasce borboleta. Ela passa por um processo de transformação. Primeiro ela é um casulo, uma simples larva. Mas quando o casulo se rompe, vemos toda sua beleza.

Se alguém deseja realmente mudar, ele com certeza será transformado. Mas para ser verdadeiramente transformado, precisamos da interferência de algo novo dentro de nós. E somente Deus pode trazer e fazer este “algo” novo.

Mas quando alguém se propõe a mudar, também passa primeiro pelo caminho do sofrimento. Sofre a incredulidade de alguns que insistem em não aceitar sua mudança. Sofre a indiferença daqueles que por não terem coragem de mudar, o ignoram, desprezam. Sofre os ataques daqueles que não querem sua mudança. Mas o mais importante é que ninguém ceda ou retroceda. Mudar é possível. Mudar é preciso.

Jesus é o único que pode nos transformar verdadeiramente.

Jesus transforma feras em ovelhas, só não transformando aquelas feras que preferem continuar sendo feras, pois Ele nos dá o direito da opção e respeita nossa vontade (livre arbítrio). Ele transformou um cobrador de impostos (Mateus) em um Apóstolo. Transformou prostitutas em honradas e respeitadas senhoras. Transformou um ladrão agonizante, pendurado em uma cruz, num cidadão do Paraíso. Transformou um defunto (Lázaro), em alguém cheio de vida. Transformou até inimigos (Pilatos e Herodes, fariseus e saduceus, publicanos e discípulos) em amigos.

É por isto que nós cremos no PODER TRANSFORMADOR de Jesus.

Mas como já dissemos, mudar leva tempo.

Leva tempo para que nós mesmos passemos a considerar, enxergar e acreditar que há coisas melhores do que aquelas que acostumamos a ver e a viver. Aprendermos que é melhor o amor que o ódio. É melhor o perdão que a vingança, a perseguição. É melhor servir que ser servido. É melhor dar que receber. É melhor agradar a Deus que agradar ao mundo e aos homens.

Também leva tempo para que a nossa mudança seja percebida pelas pessoas que nos rodeiam. Mas ainda que elas nunca admitam nossa mudança, ainda assim terá valido a pena.

Belo Vale, 11/2004