Breve explanação sobre Evangelismo e Discipulado

Homens e mulheres de Deus, entendam: o problema não é o evangelismo, mas o DISCIPULADO. Sabendo disso, aí teremos mais de 80% do caminho andado. Porque o resultado do evangelismo é obra de Deus, assim como o discipulado, mas é dever do cristão, além de evangelizar, de educar o crente na fé cristã [Mateus 28.19-20].

Não que alguém que foi salvo por Deus, por Sua graça mediante a fé em Cristo Jesus não conhecerá a Bíblia - isto é, a Teologia - por "ele mesmo" - digo, "por ele mesmo" sem uma pessoa ensinando, além do Consolador, o Espírito Santo [I João 2.27-29]. Mas que sofrimento para o discípulo recém-convertido em ficar tateando algo que poderia ser aprendido em poucos minutos por alguém mais maduro na fé e em quem possa confiar que é um verdadeiro cristão [Colossenses 2.6-23]!

Não a toa, o NT tem quatro Evangelhos, um livro de Revelação, mas o restante é tudo com teor de DISCIPULADO! O AT tem profecias, mas tem MUITO teor de exortação e orientação na caminhada cristã.

É para ajudar o cristão a estar firme nas palavras de Jesus, na fé que lhe foi apresentado - evangelismo! - e não cair em heresias, filosofias humanas e vãs, além de tradições e estar preso em legalismos e consciências alheias [II Timóteo 2.1; I Timóteo 4.6-16].

É como ser um explorador de um local desconhecido: se você não bem treinado, como sobreviverá em um local inóspito, até chegar ao ponto final da excursão? Se acontecer qualquer problema, ou imprevisto... como reagir perante uma situação complicada?

O mesmo é para o cristão na Terra: a única forma de sobreviver é aprendendo, constantemente, sobre a Bíblia - Teologia Cristã - até chegar ao Céu. Não se engane: Deus preservará quem Ele salvou, e livrará de todo o laço do inimigo e que sua própria carne humana faça, até mesmo se não foi discipulado [João 10.7-30]. Mas Deus irá cobrar daquele que não discipulou, certamente [I Pedro 5.1-4; I Pedro 7-11].

E quanto mais discipulado bíblico, mais saudável a congregação, e mais eficaz a pregação do Evangelho, e mais discípulos... [Atos 2.27-47] e assim, segue a Igreja, de glória em glória, até a Maior Glória: estar ao lado de Cristo, perante Deus Pai, abraçada pelo Espírito Santo, vivendo eternamente [Efésios 1.3-14].

ALIVAVILA
Enviado por ALIVAVILA em 05/02/2015
Código do texto: T5126335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.