A Disciplina e a Mente Humana

A Consciência deve utilizar a mente como ferramenta. De fato, isso é necessário para atuar no mundo, seja no âmbito das relações interpessoais, seja no âmbito profissional, seja para resolver questões práticas do cotidiano.

Para isso, faz-se necessário que a mente seja disciplinada. Nada melhor do que prescrever alguns princípios práticos para que essa disciplina seja alcançada:

1. Presença aqui e agora

Aprenda a se concentrar naquilo que você vivencia aqui e agora. Em outras palavras, aceite o momento presente. A concentração direciona energia no trabalho para a realização de um objetivo.

2. Evite pensamentos em excesso

O processo do pensar consome energia e pensamentos em excesso nos deixam mentalmente exaustos.

3. Evite conversas tolas

Conversas tolas podem gerar representações mentais nocivas.

4. Evite discussões inúteis

Tais discussões decorrem da necessidade de impormos nossos pontos de vista. Não raramente podem levar a desentendimentos, que produzirão emoções negativas. Renuncie à necessidade de ter sempre razão. Respeite a subjetividade alheia e saiba que diante da estupidez é melhor nos calarmos.

5. Selecione as impressões que chegam à mente

As impressões chegam à mente por meio dos sentidos físicos. Cuidado com o excesso de informação. Entretenha-se com moderação. Combata as distrações. Descarte as leituras inúteis, aquelas que não instruem nem servem de inspiração.

6. Tenha objetivos

Nossos objetivos nos dão motivação, facilitam a concentração e constituem a força-motriz que nos impele ao esforço contínuo.

7. Torne-se consciente de sua respiração

A qualidade de nossa respiração influencia diretamente nossos estados mentais. Sinta a própria respiração, mas apenas sinta, não busque pensar sobre ela...

Fabio Araujo
Enviado por Fabio Araujo em 21/01/2015
Código do texto: T5109517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.