SOBRE A SABEDORIA

01) Como ser sábio?

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.” Pv 2:1-5.

02) Como fazer para ser mais sábio do que os inimigos e os mestres?

“Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos. Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra. Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste. Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.” Sl. 119:98-104.

03) Que expresso conselho dá Deus por Salomão?

- “Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar.” Pv.27:11.

- “Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.” Pv. 4:5-6.

- “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.” Pv. 4:10-13.

- “Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.” Pv. 5:1-2.

- “Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso.” Pv. 3:21.

- “Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento.” Pv. 22:17.

04) Como age um sábio na sabedoria de Deus?

“ O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.” Pv. 18:15.

05) Que vantagens resultam da guarda da sabedoria?

“A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição do entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.” Pv. 4:7-9.

06) Por quê?

“Porque será vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.” Pv. 3:22.

07) Qual a consequência disso?

“Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares. Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.” Pv. 3:23-26.

08) Além de guardar a palavra do Senhor, que mais devemos fazer para ter sabedoria?

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.” Tg. 1:5 - 6.

09) Que faz a lei perfeita?

“ A lei do Senhor é perfeita, e refrigera o espírito; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.” Sl. 19:7 - 8.

10) Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu. Jó. 28:20 e 21.

“E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” Jó. 28:28.

11) Portanto, que é a sabedoria?

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento.” Pv. 1:7.P.parte.

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria.” Pv. 15:33.P.parte.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.” Sl. 111:10.

12) Como considera Deus o homem que acha a sabedoria e o conhecimento?

“Bem-aventurado o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire o conhecimento.” Pv. 3:13.

13) Por quê?

“Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.” Pv. 3:14 – 15.

14) Que falava Paulo aos crentes e nas suas pregações?

“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” I Co. 2:1-13.

15) Como mostra quem é sábio e entendido?

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.” Tg. 3:13 - 17.

16) Como considera Deus a sabedoria deste mundo?

“Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.” I Co. 3:18 e 19.

17) Donde vem a sabedoria?

“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.” Pv. 2:6.

18) Para quem reserva Deus a verdadeira sabedoria?

“Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos.” Pv. 2:7. P.parte.

19) Que acontece quando a sabedoria entra no coração?

“Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará; para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos; que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus, cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos; para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida. Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.” Pv. 2:10 a 22.

20) Que dizer à sabedoria?

“Dize à sabedoria: Tu és minha irmã.” Pv.. 7:4.P.parte.

21) Como diz o discurso da sabedoria?

“Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta. Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está gritando: A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração. Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade. Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade. São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida. Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento. Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça. Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra. Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida. Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo. Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros. O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens. Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.” Pv. 8:1-36.

22) Nos lábios de quem se acha a sabedoria?

“Nos lábios do entendido se acha a sabedoria.” Pv.10:13. P.parte.

23) Que faz a língua dos sábios?

“A língua dos sábios adorna a sabedoria.” Pv. 15:2.P.parte.

24) Como considera Deus o que guarda a sua lei?

“O que guarda a lei é filho sábio.” Pv. 28:7. P.parte.

25) Como considera Deus quem despreza a sua sabedoria, a qual corresponde aos seus mandamentos?

“Os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Pv. 1:7. ú.parte.

26) Há quem considere os antigos egípcios povo sábio, devido os grandes monumentos que erigiram. Que diz Deus para esses?

“Na verdade são loucos os príncipes de Zoã; o conselho dos sábios conselheiros de Faraó se embruteceu; como, pois, a Faraó direis: Sou filho de sábios, filho de antigos reis? Onde estão agora os teus sábios? Notifiquem-te agora, ou informem-te sobre o que o Senhor dos Exércitos determinou contra o Egito. Loucos tornaram-se os príncipes de Zoã, enganados estão os príncipes de Nofe; eles fizeram errar o Egito, aqueles que são a pedra de esquina das suas tribos. O Senhor derramou no meio dele um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito. E não aproveitará ao Egito obra alguma que possa fazer a cabeça, a cauda, o ramo, ou o junco.” Is. 19:11 a 15.

“Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?” Jr. 8:9.

27) A quem quer Deus que lhe sirva?

“E venham todos os sábios de coração entre vós, e façam tudo o que o Senhor tem mandado.” Ex. 35:10.

“E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia.” Ex. 36:4.

“Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados entre as vossas tribos, para que os ponha por chefes sobre vós.” Dt. 1:13.

“Tomei, pois, os chefes de vossas tribos, homens sábios e experimentados, e os tenho posto por cabeças sobre vós, por capitães de milhares, e por capitães de cem, e por capitães de cinqüenta, e por capitães de dez, e por governadores das vossas tribos.” Dt. 1:15

28) Que previsão profética fez Moisés no seu último canto ao povo de Israel, e por quê?

“Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho. Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas, Assim só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho. Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira. Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro. E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação. Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram. Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais. Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou; o que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas; e disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade. A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira. Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes. Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles. Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras, com ardente veneno de serpentes do pó. Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido. Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens. Se eu não receasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o Senhor não fez tudo isto. Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento. Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!” Dt. 32:9 - 29.

29) Mas a quem escolheu Deus?

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele.” I Co. 1:27 - 29.

30) Que sábio pedido fez o salmista a Deus?

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Sl. 90:12.

31) Que concitação faz o apóstolo Paulo pelo Espírito?

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.” Ef. 5:15.

32) É certo que Deus escolheu a homens simples para serem seus apóstolos, mas se mantiveram eles como símplices?

Não, veja:

“ Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.” I Co. 3:10. (Paulo)

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.” Tg. 3:13. (Tiago)

“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” I Pe. 1:1 - 25. (Uma mostra de uma das cartas de Pedro aos crentes) Ele havia sido um pescador, mas não permaneceu como tal. Antes se dedicou ao estudo da palavra e da busca de sabedoria, veja:

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” At. 6:1 a 4.

33) A que conclusão chegou o sábio Salomão?

“Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia.” P.parte. Ec. 2:13.

34) O que faz Deus ao homem bom?

“Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.” Ec. 2:26.

35) A que comparou Salomão a sabedoria?

“Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.” Ec. 7:11.

36) Por quê?

“Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro.” Ec. 7:12. p.parte.

37) O que dá vida ao seu possuidor?

“Mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.” Ec. 7:12. ú.parte.

38) Qual uma das vantagens da sabedoria?

“A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade.” Ec. 7:19.

39) Na sua busca pela sabedoria, a que conclusão chegou o sábio Salomão?

“Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura.” Ec. 7:25.

40) Que observação fez Salomão quanto a sabedoria dum homem?

“A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.” Ec. 8:1. ú.parte.

41) Que inspiração teve Salomão quanto a sabedoria no inferno (sepultura)?

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Ec. 9:10.

42) Que sabedoria pareceu grande para Salomão?

“Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande: Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes; e encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.” Ec. 9:13 a 16.

43) Com habilidade têm os homens construído armas de guerra, e optado por esta. Mas que é melhor que elas?

“Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens.” Ec. 9:18.

44) A que comparou Salomão um erro de alguém famoso em sabedoria?

“Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.” Ec. 10:1.

45) Para que a sabedoria é boa?

“A sabedoria é excelente para dirigir.” Ec. 10:10.

46) Que fez o sábio Salomão quando alcançou sabedoria?

“E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.” Ec. 12:9.

47) Que prefere o coração do sábio?

“O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.” Ec. 7:4.

48) Que sábio conselho dá Salomão?

“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal (do pecado). Isto será saúde para a tua alma (teu ser), e medula para os teus ossos.” Pv. 3:7-8.

49) Como é chamado o que ganha almas?

“O que ganha almas é sábio.” Pv. 11:30.p.parte.

50) Quem também é sábio?

“O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” Pv.12:15.

51) “Todos se dizem filhos de Deus. Mas quem é chamado de filho sábio?

O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.” Pv. 13:1.

52) O que pode livrar dos laços da morte?

“A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte.” Pv. 13:14.

53) Que acontece com quem anda com os sábios?

“O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” Pv. 13:20.

54) Como age um sábio?

“O sábio teme, e desvia-se do mal (do pecado), mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro.” Pv. 14:16.

55) Como é chamado o sábio de coração?

“O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.” Pv. 16:21.

56) Que faz o coração do sábio?

“O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios.” Pv 16:23.

57) Quais requisitos são também necessários para ser sábio?

“Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.” Pv. 19:20.

59) E que são eles, o conselho e a instrução?

“Os mandamentos de Deus.” Jr. 7:28.

60) Que instrução dá Deus por Salomão?

“Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração.” Pv. 23:19.

61) Que é o caminho de Deus?

“A lei de Deus.” Ml. 2:8.

62) Que diz Deus sobre o homem sábio?

“O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.” Pv. 24:5.

63) Mas, porventura há sabedoria que não venha de Deus?

“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Tg. 3:14 a 16.

64) Como é a sabedoria vinda do alto, de Deus?

“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.” Tg 3:17.