DEIXA DE SER BESTA!

Essa é uma das várias expressões usadas no Norte do Brasil e que se refere a uma pessoa boba. Mas muitos daqueles que usam esse epiteto para outros ainda estão na mesma condição. Qual o motivo para o uso de tal expressão, ou qual a sua origem? Vejamos.

Apesar de besta ser animal de carga, genericamente significa animal irracional. Talvez essa seja uma das razões pela qual se aplique a uma pessoa que esteja agindo como tal. É possível também que ela tenha origem na revelação dada a João no Apocalipse. É que nela lhe foi mostrado uma mulher montada sobre uma besta, a qual tinha sete cabeças e dez chifres. Ap. 17:3.  Na ocasião foi dito a João que as sete cabeças significavam sete montes, também sete reis (eu entendo que são reinos). Adiante eu direi a razão para isso.  

Adventistas há que postulam a tese de que os montes são colinas existentes na cidade do Vaticano. Eu discordo, porque na mesma revelação dada a João lhe foi dito: “As sete cabeças são sete montes, sobre as quais a mulher está assentada” Ap. 17:9. E logo a seguir é dito também: “As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.” V. 15.  Logo os montes não podem ser colinas. Eu proponho a tese que sejam continentes, além das calotas polares, sobre as quais a mulher igreja está assentada (reinando), já que ela se tem como rainha, conforme Ap. 18:7.  

Também foi dito a João que as sete cabeças significava sete reis (eu diria reinos), dos quais cinco haviam caído, um existia, e outro não havia chegado. Ap. 17:10.  Razões porque eu entendo serem reinos e não reis que haviam caído:  Os reinos que haviam caído ao tempo da revelação, foram: Egípcio, Babilônico, Medo-Persa, Assírio e Grego. Esses reinos tiveram vários reis cada um, como o egípcio que teve aproximadamente quarenta reis. O reino que existia ao tempo da revelação era o romano político. V. 10. O reino que ainda não era chegado foi o germânico, o qual duraria pouco tempo. V. 10. O reino oitavo, que pertencia aos sete, era o romano religioso, o qual iria à perdição. V. 11.  Os chifres, em número de dez, nas cabeças, diz serem reis, mas que eu digo serem também reinos. Pois os reinos que estariam nas cabeças (montes) seriam: Inglês, Holandês, Espanhol, Francês, Germânico, Dinamarquês, Português, Suíço, Austríaco e Norueguês.  Esses reinos tiveram os seus reis coroados pelos chefes da mulher igreja, os papas, líderes dela no Vaticano, que domina sobre os sete montes, razão pela qual é chamada de “a grande cidade”. Ap. 17:18.  

Apesar de os montes serem continentes nos quais a mulher está assentada, não quer dizer que todo o continente esteja sujeito à essa mulher igreja. São povos, nações, multidões e línguas, sobre as quais ela domina. Ap. 17:15.  

Assim, embora ela não seja ou possa que não seja maioria no continente asiático, ainda assim ela está presente nele, como em Macau, uma outrora possessão portuguesa existente ali, bem como em Seul. Essa mulher igreja embora não seja a maior religião do mundo, é considerada grande devido ao domínio global que exerce e o poder que tem. Ela também é nomeada de “Babilônia”, que quer dizer confusão, quiçá devido ao seu dogma místico. Entendemos que a razão pela qual ela é assim nomeada é porque na babilônia da Caldéia havia diversos deuses, aos quais eram cultuados, como acontece no âmbito dessa mulher igreja.  

Outrossim, a besta que carrega a mulher surgiu do mar. Significa que ela foi formada a partir de dogmas de diversos povos, que também são águas. E realmente essa mulher igreja tem muitas crendices e superstição, como tem os povos gentios (pagãos), dentre os quais: cultuar imagens; crer que pessoas que já morreram possam interceder por vivos; crer em purgatório, inferno como local de sofrimento, etc.

 Mas existe outra besta, a qual viu João na mesma visão, e que subiu da terra. E como já manifestamos em outro trabalho que escrevemos, a terra é uma porção firme, mas que está sobre águas, significando o meio evangélico, ou as religiões tidas como cristãs, mas que não observam os mandamentos de Deus.  Essa besta tem dois chifres como de um cordeiro, mas fala como um dragão. Ap. 13:11.  

Como a mulher igreja tem o nome de Igreja Católica Apostólica Romana, e católico significa universal, então a segunda besta se chama Igreja Universal, a qual faria e faz os mesmos sinais na presença da primeira besta, e faz que todos adorem a primeira besta. Ap. 13:12.   

Hoje essa besta, a segunda, está dominando no meio tido como cristão, com grandes templos e emissora de TV e rádios, o que tem levado muitos do meio religioso tido como cristão a aderir-lhe.  

Outrossim, do mesmo modo como na primeira havia comércio de indulgência, na segunda há comércio de sabonete ungido, água dita ser do Rio Jordão, e muitas outras coisas como eficazes contra aquilo que dizem ser maléfico. E assim como a primeira enricou a custa dos “bestas” que lhe carregaram e ainda carregam, a segunda tem enriquecido e se expandido.  Então as expressões: “Tu és um besta”, “Porque tu é besta”, “Porque tu foste besta” ou “Eu não sou mais besta”, podem ter a mesma origem.

 Por isso eu digo ao povo de Deus, retransmitindo o que foi dito quando da revelação dada a João: “Sai de lá povo meu ...” Ap. 18:4. E deixa de ser besta!