Homilia Pe. Ângelo Busnardo - Cristo Rei.

CRISTO REI

23 /11 / 2014

Ez,34,11-12.16-17 / 1Cor.15,20-26.28 / Mt.25,31-46

O rei do céu é Deus Pai. O trono real do céu é ocupado por Deus Pai. Após a ressurreição, Jesus subiu ao céu e sentou-se à direita do Pai e não no trono do céu. Jesus se encarnou e veio à terra para reinar aqui, neste planeta: 33 Pilatos tornou a entrar no palácio, chamou Jesus e lhe perguntou: “És tu o rei dos judeus?” 34 Jesus respondeu: “Perguntas por ti mesmo ou foram os outros que te disseram isto de mim?” 35 Pilatos disse: “Por acaso eu sou um judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes te entregaram a mim: o que fizeste?” 36 Jesus respondeu: “Meu reino não é deste mundo. Se fosse deste mundo, os meus ministros teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37 Pilatos disse-lhe então: “Logo, tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (Jo.18,33-37).

Na bíblia, a palavra “mundo” tem dois sentidos:

1. A palavra mundo é usada para indicar o planeta terra.

2. A palavra mundo é usada também para indicar o conjunto das pessoas que não são fiéis a Deus.

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou porque não são do mundo, como também eu não sou do mundo. 15 Não estou pedindo que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como eu também não sou do mundo. 17 Consagra-os na verdade: a tua palavra é verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo (Jo.17,14-16). Jesus foi enviado ao mundo, isto é, ao planeta terra. Mas Jesus não é do mundo, isto é, Ele não faz parte das pessoas infiéis. Jesus enviou os apóstolos ao mundo, mas eles não faziam parte das pessoas infiéis que habitavam a terra.

Jesus veio a este planeta para reinar, mas Ele não pode reinar sobre as pessoas infiéis. Por isto, Ele estava na terra mas não podia assumir a sua função de rei. A um dado momento que somente o Pai conhece, Deus intervirá na terra e estabelecerá “os novos céus e a nova terra”: 13 Nós, porém, de acordo com a sua promessa (promessa de Jesus) esperamos novos céus e nova terra em que mora a justiça (2Pd.3,13). Quando Deus estabelecer neste planeta os novos céus e a nova terra, todos os infiéis serão exterminados e então Jesus voltará para reinar com um cetro de ferro: 5 A mulher deu à luz um filho varão, que há de apascentar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho lhe foi arrebatado para junto de Deus e seu trono (Ap.12,5). No tempo em que durarem os novos céus e a nova terra, as pessoas serão livres e poderão pecar, mas Deus não permitirá que nenhum pecador impenitente permaneça na terra. Logo após o pecado, Deus procurou Adão e Eva para perdoá-los mas eles não se arrependeram e Deus castigou toda a humanidade com a maldição da terra (cof.Gn.3,17). Se durante o tempo em que durarem os novos céus e a nova terra alguém pecar, Jesus o confrontará e será perdoado se demonstrar arrependimento sincero, caso contrário será enviado para o inferno. Não havendo nenhum infiel sobre a terra, Jesus será o rei de todos: Jesus estará no mundo e será o rei do mundo.

Durante quarenta dias após a ressurreição, Jesus apareceu aos apóstolos e discípulos que acreditaram nele: 3 Depois da paixão, apresentou-se vivo a eles, dando-lhes muitas provas, aparecendo durante quarenta dias e falando das coisas referentes ao reino de Deus (At.1,3). Após esta última aparição, os anjos disseram aos discípulos que Jesus voltará para assumir o reino que lhe pertence: 9 Dizendo isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem o ocultou a seus olhos. 10 Estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele partia, eis que dois homens vestidos de branco puseram-se diante deles. 11 Eles também disseram: “Galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que foi elevado ao céu de vosso meio, voltará assim como o vistes subir para o céu” (At.1,9-11).

A profecia de Ezequiel previu que virá o tempo em que a humanidade será governada por Deus: 11 Pois assim diz o Senhor Deus : Eis que eu mesmo buscarei minhas ovelhas e tomarei conta delas. 12 Como o pastor toma conta do rebanho quando ele próprio se encontra no meio das ovelhas dispersadas, assim cuidarei de minhas ovelhas e as resgatarei de todos os lugares em que foram dispersadas em dia de nuvens e de escuridão. 13 Eu as retirarei do meio dos povos e as recolherei do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Apascentarei as ovelhas sobre os montes de Israel, no leito das torrentes e em todas as regiões habitáveis do país (Ez.34,11-13).

Jesus assumirá o reino de Deus na terra quando Deus Pai estabelecer aqui os novos céus e a nova terra e reinará até o último dia. No último dia, Jesus entregará o reino para o Pai e Ele mesmo se submeterá à autoridade do Pai: 24 Depois será o fim, quando entregar o reino a Deus Pai, após haver destruído todo principado, toda potestade e toda dominação. 25 Porque é necessário que ele reine até pôr todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 O último inimigo reduzido a nada será a morte. 27 pois ele pôs todas as coisas debaixo dos pés. Quando diz que todas as coisas lhe serão submetidas, evidentemente não inclui aquele que as submeteu todas. 28 Ao contrário, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho se submeterá àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos (1Cor.15,24-28). Como Jesus reinará aqui na terra, com o fim da vida humana sobre a terra, terminará o reinado de Jesus.

No último dia, após a ressurreição de todos, antes de entregar o reino para o Pai, Jesus colocará a humanidade em ordem dividida em três grupos: os irmãos pequeninos, isto é, aqueles que consagraram a vida à pregação do Evangelho em volta dele; os salvos à sua direita e os condenados à sua esquerda. 31 Quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os seus anjos, então se assentará no seu trono glorioso. 32 Em sua presença, todas as nações se reunirão e ele vai separar uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à esquerda (Mt.25,31-33).

Os irmãos pequeninos salvos estarão sentados em volta de Jesus enquanto as ovelhas serão colocadas à direita e os cabritos serão colocados à esquerda: 27 Então, Pedro tomou a palavra e disse: “E nós, que deixamos tudo e te seguimos, o que teremos?” 28 Jesus respondeu: “Eu vos asseguro: Quando todas as coisas forem renovadas e o Filho do homem se assentar no trono de sua glória, vós que me seguistes também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt.19.27-28).

No último dia, os condenados sairão do inferno para ressuscitar e recuperarão o corpo feito de terra não amaldiçoada, já que a maldição da terra foi retirada por Deus ao estabelecer os novos céus e a nova terra. Será o único momento em que verão Deus. Antes de enviá-los de volta para o inferno, Jesus repetirá a maldição para que eles voltem para o inferno com a alma e o corpo amaldiçoados: 41 Depois dirá aos da esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt.25,41).

Ao sair do inferno, os condenados tentarão atacar os salvos mas serão impedidos por Deus: 7 Terminados os mil anos, Satanás será solto da prisão, 8 e sairá para extraviar as nações que habitam os quatro cantos da terra, a Gog e Magog, e reunir todos para a guerra, cujo exército será como as areias do mar. 9 Subirão sobre a superfície da terra e cercarão o acampamento dos santos e a cidade amada. Mas descerá fogo do céu e os devorará. (Ap.20,7-9). No conceito judaico, o inferno estava embaixo da terra. A multidão que subirá para a superfície da terra são os condenados que saem do inferno para ressuscitar.

No último dia, quando Jesus entregará o reino para o Pai acontecerão os seguintes fenômenos:

Fenômenos do último dia (fim do mundo).

Durante as doze últimas horas do tempo, segundo a Bíblia acontecerão os seguintes fenômenos:

1. A volta de Jesus em glória (1Ts.4,13-17).

2. A ressurreição dos mortos salvos (1Ts.4,13-17).

3. A ressurreição das pessoas que estão vivas na terra sem passar pela morte física (1Cor,15,51-54).

4. O arrebatamento das pessoas ressuscitadas – item 2 e 3 (1Ts.4,13-17).

5. A vinda de fogo do céu com o qual Deus exterminará a vida vegetal e animal (2Pr.3,10-12).

6. A ressurreição dos condenados (Jo.5,27-29).

7. O julgamento final (Mt.19,27-28 e Mt.25,31-46).

1. 1Ts.4,13-17 : 13 Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para não vos entristecerdes, como os outros homens, que não têm esperança. 14 Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morrerem. 15 Eis o que vos declaramos conforme a palavra do Senhor: nós, que ficamos ainda vivos, não precederemos os mortos na vinda do Senhor. 16 Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os vivos, que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles para as nuvens, ao encontro do Senhor nos ares. Assim estaremos sempre com o Senhor.

2. 1Cor.15,51-54 : 51 Eis que vou declarar-vos um mistério: nem todos morreremos, porém todos seremos transformados. 52 Num instante, num abrir e fechar de olhos, ao último toque da trombeta –pois a trombeta tocará –os mortos ressuscitarão incorruptos, e nós seremos transformados. 53 Porque é preciso que este corpo corruptível se revista da incorrupção e que este ser mortal se revista de imortalidade. 54 E, quando este ser corruptível se revestir de incorruptibilidade e este ser mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá o que está escrito:A morte foi tragada pela vitória (1Cor.15,51-54).

3. 2Pr.3,10-12 : 10 Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão, e nele passarão com estrépito os céus, e os elementos abrasados se dissolverão e a terra será consumida com suas obras. 11 Pois, se deste modo tudo vai desagregar-se, como não deveis perseverar em vossa santa conduta e em vossa piedade, 12 aguardando e acelerando a chegada do dia de Deus, quando os céus em fogo se dissolverem e os elementos abrasados se derreterem?

4. Jo,5,27-29 : 27 E deu-lhe o poder de julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis, porque vem a hora em que todos os que estão mortos ouvirão sua voz. 29 Os que praticaram o bem sairão dos túmulos para a ressurreição da vida; os que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.

5. Mt.19,27-28 : 27 Então, Pedro tomou a palavra e disse: “E nós, que deixamos tudo e te seguimos, o que teremos?”28 Jesus respondeu: “Eu vos asseguro: Quando todas as coisas forem renovadas e o Filho do homem se assentar no trono de sua glória, vós que me seguistes também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.

6. Mt.25,31-46 (Evangelho da missa de hoje).

Código : domin911

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

Pe. Ângelo Busnardo
Enviado por Joanne em 18/11/2014
Código do texto: T5040418
Classificação de conteúdo: seguro