CAMINHOS PARA A LIBERDADE.
CAMINHOS PARA A LIBERDADE.
Estamos sempre procurando a nossa liberdade, e isto durante toda a vida. Nós seres-humanos nascemos, crescemos e vivemos sempre em busca de liberdade: estar em qualquer lugar, fazer o que nos dá vontade, escolhermos a profissão e o trabalho, em fim sermos na medida do possível aquilo que sonhamos várias vezes. Em tudo o que fazemos é a vontade que nos controla, mas é a nossa razão que orienta para aquilo que se fizer de bom ou de ruim.
Podemos seguir sempre o bem ou o mal, pois somos livres para isso e nossas escolhas racionais ou não independe de nosso próximo porque Deus nos criou únicos para seguirmos o caminho que desejarmos. Claro que ao longo da vida, principalmente na infância e adolescência recebemos orientações e interferências que podem contribuir para nossas decisões, mas que com a sensatez, e acreditando sempre na existência de um Ser Superior e que nos criou para sermos felizes e a tudo para desfrutarmos dessa felicidade, e acreditando que Ele nos ama infinitamente, teremos a clareza de seguirmos o caminho certo.
Durante toda a nossa existência aqui neste mundo, vamos encontrar e conhecer milhares de pessoas, cada uma com a sua personalidade, com o seu modo de vida, com os seus problemas, alegrias e sofrimentos, mas buscando sempre “um lugar ao sol”. Pessoas que tornaremos a ver ou não, que conviveremos durante um tempo curto ou longo, ou que sempre estarão em nossas vidas até o dia em que iremos prestar contas com o nosso Pai Eterno. E uma certeza nós teremos: todas estas pessoas que passaram por nossas vidas, mesmo que por alguns minutos, certamente irão interferir em nossas ações ou decisões futuras, principalmente se nos deixaram exemplos a seguir ou não. E com todo o cruzamento de vidas que aconteceu e que ainda vai acontecer é que trilharemos os caminhos que nos levará à liberdade concreta. Liberdade de sermos felizes, vivermos em paz com a gente mesmo e com o próximo; liberdade de podermos buscar o que for melhor para nós e nossos familiares e amigos; liberdade de lutarmos sempre por justiça e de sermos solidários com aqueles que mais precisam ser livres por uma vida digna e justa: os injustiçados, os famintos, os discriminados, etc. Mas acima de tudo termos a liberdade em nossa consciência de estarmos no caminho do bem e podermos afastar o caminho do mal.
E essa força e energia de podermos ser livres, com paz de espírito só conseguiremos se Deus fizer parte das nossas vidas em todos os momentos e transmitirmos essa verdadeira liberdade de decidir sempre o que é bom para nós e nosso próximo.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
inspetorailton@gmail.com