CRER NO SER.
CRER NO SER.
Nós, seres humanos precisamos ver com nossos próprios olhos para poder acreditar em alguma coisa. Precisamos muitas vezes tocar com as próprias mãos para então acreditarmos. Somos sim, seres incrédulos nas coisas que fazemos que ouvimos e até presenciamos. Acho que isto faz parte do nosso ego. Nem sempre temos certeza do que realmente queremos. E por isso mesmo somos criaturas que deixamos o sofrimento tomar conta de nosso interior, quando muitas vezes poderíamos evitar isso, até mesmo para nossos familiares.
Na famosa passagem bíblica em que Tomé põe em dúvida a ressurreição de Cristo, quando apareceu para seus companheiros Apóstolos, no lugar que sempre se reuniam com Ele e que continuaram mesmo após a sua crucifixão. Nós todos somos um pouco de Tomé, e não é à toa que a frase: “sou igual a São Tomé, quero ver para crer”, perdura por séculos, e nunca deixará de fazer parte de nosso vocabulário. E Jesus Cristo já sabia que não só Tomé, mas todo ser humano tem esta fraqueza de não acreditar naquilo que não vê com seus próprios olhos. Por isto Jesus disse a seus Apóstolos e seguidores: “Bendito aquele que crê sem ter visto”. Ele fala isso sabendo de nossas falhas e fraquezas, porém acredita que teremos fé e perseverança para conquistarmos a salvação.
Muitos dizem não acreditar em Deus e duvida da sua existência e até ignoram ser Ele o responsável pela criação do Universo. Os próprios cientistas na grande maioria, já tentaram nos fazer acreditar que Deus seria apenas uma representação de nós seres humanos, para nos condicionar à sua existência. E alguns desses cientistas até tentaram nos influenciar de que o homem com toda a sua inteligência, mas com muitos defeitos não poderia viver sem a utopia de um ser supremo para nos governar abstratamente. Ora que absurdo! Se os gênios da ciência pensavam ou pensam assim, que me desculpem a este humilde leigo, mas não poderia considerá-los gênios; considerando que com suas invenções e idéias ajudaram ao crescimento e desenvolvimento da humanidade nestas dezenas de séculos. E se estes gênios são seres humanos como eu simples vivente, também são cheios de defeitos e falhas.
Felizmente muitos deles que já tentaram provar a inexistência de Deus, reconheceram a tempo seus pensamentos e passaram a crerem que realmente para que tudo se encaixe neste Universo, é necessário que exista um Construtor, um Ser, uma Energia Superior e infinita a controlar o ilimitado. E sabem que precisamos deste Ser para que as coisas sejam sempre harmônicas entre si. E já compreenderam também que suas idéias e invenções de nada adiantariam, porque sempre que tentaram buscar respostas para os enigmas do Universo, paralisaram em alguma coisa misteriosa. E este mistério é simplesmente Deus, que para nós é infinitamente impossível explicá-lo. Precisamos apenas entendê-lo. Tudo que o ser humano criou e ainda cria é fruto da matéria prima existente e criada por Deus, portanto, é inconcebível não acreditarmos Nele.
E foi justamente isto que Jesus Cristo quis dizer: que não devemos procurar explicações, mas simplesmente acreditarmos e ter fé, seguindo os seus ensinamentos e os mandamentos de Seu Pai, que a salvação virá. O ser humano é fruto do Amor infinito e misericordioso de Deus.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
inspetorailton@gmail.com
BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com