A QUESTÃO DO SOFRIMENTO

A questão do sofrimento tem inquietado muita gente ao longo da história da humanidade. Por que as pessoas sofrem? Eis a questão. Vemos na pessoa de Jó importantes lições a respeito desse tema. Jó era um homem integro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal. (Jó.1.1). No entanto sabemos que foi um homem que representou o sofrimento. Ao lermos esse livro da Bíblia, encontramos algumas lições que vêm consolar nossos corações ao enfrentarmos situações de sofrimento:

O sofrimento não é necessariamente fruto do pecado e da desobediência. Não é verdadeiro o ditado, aqui se faz, aqui se paga. Jó era integro e reto e sofreu bastante.

Deus permite o sofrimento. Deus permitiu que Satanás tivesse poder sobre tudo o que Jó tinha e não estendesse a mão sobre ele. (Jó.1.12).

Deus é o Senhor da vida. Ele permitiu que Satanás tivesse poder sobre a vida de Jó, mas a vida dele deveria ser poupada, pois pertencia a Deus. (Jó. 2.6).

Jó aceitou com paciência o sofrimento, não atribuindo a Deus falta alguma. (Jó.1.22 e 2:10). Jó não se desesperou e não cobrou de Deus: “eu sou tão reto e integro e fazes isso comigo!”.

Como humano, num momento de depressão, Jó chegou a amaldiçoar o seu nascimento (Jó. 33).

O Senhor não o desamparou, pois cada manhã o visitava. “Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado, e cada manhã o visites, e cada momento o ponhas à prova? (Jó. 7:17-18).

O sofrimento levou Jó a meditar sobre a brevidade da vida (Jó. 14). As vezes nos preocupamos tanto com o que temos, somos ou sabemos e não percebemos quanto a vida é breve e que precisa ser melhor aproveitada e doada.

Jó também concluiu que a sua esperança não estava nesta vida. ”Onde está, pois, a minha esperança?”(Jó 17.15). “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra.” (Jó. 19.25). Jó cria na ressurreição do corpo, um corpo revestido, sem doenças cardíacas, pulmonares, câncer, diabetes ou hipertensão. Não haverá mais necessidade de Planos de Saúde, SUS nem UTI, de antibióticos, pontes de safena nem de ultra-sonografia.

Jó também entendeu que há um plano de Deus em tudo, até no sofrimento. “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. (Jo. 42:2). Em vez de perguntarmos “por que”? devemos perguntar “para que”? Qual o Teu plano nesse meu sofrimento?

O sofrimento o aproximou mais de Deus. “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó. 42.5)

Deus está no comando de tudo, pois Ele mudou a sorte de Jó quando este orava pelos seus amigos. (Jó. 42:10).

Recife, 07/02/99

Carlos Alfredo Melo
Enviado por Carlos Alfredo Melo em 22/10/2014
Código do texto: T5007511
Classificação de conteúdo: seguro