A FÉ DE UM CRISTÃO

A FÉ DE UM CRISTÃO.

Quando o apóstolo Paulo iniciou a sua caminhada no cristianismo, após a sua radical conversão em Damasco, talvez não tenha imaginado o quão longo caminho que teria a seguir seria áspero. O quanto à incompreensão, a injustiça, a ingratidão lhes seriam companheiras. O sofrimento lhe acompanharia desde o primeiro minuto de sua conversão até o último minuto de sua vida aqui na Terra. Porém se imaginou, jamais deixou que o medo lhe tomasse conta, pois sabia que os obstáculos seriam grandes, principalmente por aqueles com quem conviveu durante anos, ou seja, os poderosos que continuariam a perseguir os cristãos e agora também a ele.

O prestígio, o respeito que conseguira ao longo dos anos como perseguidor dos cristãos iria tudo por água abaixo. Mas não se importou com isso, pois a mesma coragem que adquirira para perseguir e cometer violência contra os cristãos sabia que teria que tê-la para apagar esta mancha de seu coração, e seguir a luz de Jesus Cristo. Fazendo com que esta luz também iluminasse a todos que encontraria pelo caminho na sua longa jornada. Paulo não usou somente a sua coragem, mas também toda a sua cultura para evangelizar. Com isto, embora sendo judeu e educado neste meio soubesse que seria difícil a jornada. E conseguiu porque acreditou no Salvador, porque teve fé na ressurreição Dele.

Acredito que Paulo quanto mais avançava em suas viagens, quanto mais era perseguido e torturado, mais força e fé ele adquiria. Porque em seus pensamentos, em seu coração estavam as marcas das injustiças que cometera contra os cristãos antes da sua conversão. E sabia que o seu sofrimento fazia parte da sua purificação e do perdão que Deus estava lhe concedendo. Quanto mais Paulo avançava em sua jornada, mais se sentia menos dono de si mesmo, de seu corpo físico. Tanto que em dado momento disse: “Já não sou eu que vivo em mim, mas é Cristo o ressuscitado que vive”. Que maravilha esta frase de Paulo. Chego às vezes me sentir fraco e impotente quando leio e releio estas palavras de Paulo. Nós cristãos precisamos deixar Cristo vivo dentro da gente. Quantas vezes desistimos no meio do caminho, ou simplesmente nem começamos por falta de coragem, e mesmo por pouca fé.

Deveríamos seguir sempre o exemplo de Paulo que naquela época fez suas viagens a pé, sem ter às vezes o que comer, ou onde descansar. Mais por simples fé em Deus e na Sua providência divina. Quando dizemos que somos cristãos, deveríamos primeiro parar, pensar no que estamos e no que não estamos fazendo para a conversão do próximo. A nossa fé em Deus, a nossa vida de cristão não deve se resumir apenas na visita à Casa de Deus, nas orações, mas também no amor ao próximo, na preocupação de sua conversão para o caminho de Deus e conseqüentemente na sua salvação.

Jesus Cristo não está somente nos Templos, na Santa Eucaristia, e sim também no próximo que está ao nosso lado e que precisa de atenção. Façamos como o apóstolo Paulo: continuemos a nossa jornada na busca do próximo e de sua salvação, que também será a nossa, na misericórdia de Deus. Porque Cristo é a luz do mundo e que a água que não nos deixa jamais ficarmos sedentos, o amor misericordioso e infinito que nos perdoa sempre. E isto São Paulo sentiu logo após a sua conversão e que lhe deu força, coragem e fé para enfrentar os sofrimentos e as tribulações que lhe fizerem presentes em todas as suas viagens e lugares por onde passou pregando o amor de Deus. Então faça como São Paulo, revestindo-nos de sua coragem, amor e fé na Palavra de Deus.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Ailton José Ferreira

Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeira nº 07.

Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo e Educador.

Ailton Inspetor
Enviado por Ailton Inspetor em 17/10/2014
Código do texto: T5002658
Classificação de conteúdo: seguro